Saiba como dar um feedback positivo ou um construtivo para seus colaboradores de forma construtiva
É muito importante que os seus colaboradores entendam o que você, como gestor, está achando do desempenho de cada um dentro da organização.
O feedback é uma das atividades mais difíceis (porém necessárias) na gestão de pessoas. Por meio dela que é possível promover o desenvolvimento pessoal de cada um na equipe e o desenvolvimento da própria empresa.
Ele costuma causar um pouco de desconforto, tanto com quem aplica quanto para quem recebe. Mas isso apenas porque alguns profissionais usam esse momento como uma crítica pessoal e sem fundamentos, enquanto outros não sabem nem ao certo como dar feedbacks efetivos.
Como dar feedback positivo ou construtivo de forma construtiva:
A palavra feedback, que vem do inglês, é formada pelas palavras “feed” (alimentar) e “back” (de volta). Seria algo como “retroalimentar”, na tradução literal. No sentido das empresas, o colaborador é retroalimentado pelo seu gestor ou pela equipe de RH com críticas (positivas ou negativas) sobre o seu trabalho.
Na realidade, existem três tipos de feedbacks: positivo, negativo e o construtivo. O primeiro consiste justamente em apontar o que o colaborador fez de melhor. O segundo, causa apenas frustração, não gera motivação e apenas quebra o vínculo do colaborador com a empresa (deve ser evitado o máximo possível). Já o terceiro, foca em entender o erro do colaborador, o por que de ter acontecido e também como ajudá-lo a superar esse obstáculo.
Se você quer saber como dar um feedback positivo ou um construtivo para a sua equipe, não deixe de conferir o passo a passo completo que preparamos abaixo:
1. Nunca faça na frente dos outros colaboradores
Se esse for um assunto delicado, busque não fazer o feedback na frente do time. Faça uma reunião individual, para que isso não deixe o colaborador constrangido ou irritado. Tente criar um clima favorável, de preferência em uma sala tranquila, onde vocês possam conversar sem interrupções.
Se a conversa for apenas sobre elogios, não tem problema nenhum em fazer isso publicamente.
Além disso, seu papel como gestor é ser justo e íntegro. Por isso, não fale pelas costas sobre o seu colaborador e nem espalhe fofocas por ai.
2. Comece falando dos bons resultados
A tática de começar pela boa notícia funciona muito bem para dar feedbacks. Comece falando sobre as coisas que você notou que foram positivas desse colaborador.
Diga o que acha de suas habilidades, seu desempenho, competências e também atitudes que são positivas para o crescimento da empresa.
Mesmo que você precise falar também das eventuais falhas, trate delas como pontos a melhorar, e mostre que você está disposto a ajudá-lo a desenvolver essas habilidades.
3. Exponha o objetivo da conversa
Um erro grave que muitos gestores cometem é de avaliar a equipe por meio de critérios subjetivos. Além disso, alguns também se perdem nos discursos enrolados, e demoram horas para falar algo que poderia ser dito em alguns minutos.
Seja o mais objetivo possível! Você não precisa ficar dando voltas para chegar ao assunto principal da conversa.
Não precisa camuflar uma crítica em um discurso, pois isso pode gerar até mesmo um mal entendido. Foque seus esforços na mudança de comportamento, nos fatos e nos exemplos de como o colaborador pode melhorar.
4. Deixe o colaborador expor o ponto de vista
O feedback não é um monólogo, é um diálogo. É necessário escutar também o que o colaborador têm a dizer, pois ele pode ter um ponto de vista diferente do seu.
Depois de falar tudo que estava planejado, ou até mesmo antes de começar a conversa, convide o funcionário a compartilhar o seu pensamento sobre a situação, e não o interrompa enquanto estiver falando. Enquanto um fala, o outro escuta.
Anote os pontos discutidos pelo colaborador, e trabalhe de forma assertiva para melhorá-los juntos.
5. Entenda como estão recebendo os seus feedbacks
Depois de dar o feedback, analise como foi a reação do colaborador e também o seu desempenho.
Caso ele desenvolva e melhore as habilidades apontadas na reunião, vale recompensá-lo para demonstrar que percebeu o bom trabalho feito.
Porém, se ele não fizer esforços após a conversa, tente mais uma para entender pelo que ele está passando, e identificar formas de reverter a situação.
Pronto para dar feedback positivo ou construtivo para seus colaboradores? Se ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo.
Além disso, fique atento aos conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo dos negócios.
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