Skip to content

6 dicas sobre como escolher fornecedores para o seu negócio

O que você verá neste artigo:

Todo empreendedor que quer manter seu negócio operando com segurança e crescendo com tranquilidade, precisa entender como escolher fornecedores.

Diversos fatores influenciam na hora de escolher o fornecedor, dentre eles qual tipo de negócio é o que você atua, qual o capital que a sua empresa possui e qual fornecedor apresenta a proposta de serviço com o melhor custo x benefício. 

A falta de bons fornecedores pode impactar diretamente no dia a dia da sua empresa e causar problemas que repercutem de forma negativa com os consumidores. Então fique atento a alguns critérios que precisam ser estabelecidos e levados em conta na hora da escolha. 

É preciso entender que um bom fornecedor é mais do que apenas um prestador de serviço, é um parceiro para o seu negócio.

Portanto, na hora de fechar contrato lembre-se que essa parceria é como um casamento e precisa de responsabilidade de ambas as partes pra ser bem-sucedida.

Pensando em te ajudar na tarefa de escolher bons fornecedores, neste artigo, vamos contar algumas vantagens que uma escolha acertada nessa área pode trazer para o seu negócio, também daremos 6 dicas incríveis para te ajudar na hora da escolha. 

5 vantagens de ter bons fornecedores 

  1. Melhora toda a cadeia de logística do seu negócio;
  2. Fornecem a segurança necessária para que seu negócio opere com tranquilidade;
  3. Impacta positivamente nos lucros da empresa;
  4. Ajudam a empresa cumprir os prazos de entre;
  5. Representam um custo x benefício adequado ao serviço prestado.

6 dicas sobre como escolher os melhores fornecedores 

A seguir selecionamos 6 importantes dicas que todo empreendedor precisa saber na hora de escolher um bom fornecedor.

Antes de tomar sua decisão faça uma pesquisa de mercado

É preciso ter calma na hora de pesquisar os fornecedores disponíveis, escolher a primeira opção que aparecer não é uma boa ideia pois o empreendedor ficaria a mercê da sorte e não dá para correr esse risco quando o assunto é sua empresa, certo?!

É importante avaliar uma série de fatores na hora de fazer a sua escolha, escolher serviços apenas pelo valor pode ser uma furada, lembre-se sempre daquele velho ditado: “às vezes o barato sai caro”. 

Ao realizar sua pesquisa de mercado, o empreendedor precisa coletar muitas informações sobre o fornecedor, entender qual é a dinâmica de trabalho que ele propõe é essencial, pois garante que é a parceria ideal para o seu negócio.

Cheque a credibilidade do fornecedor que pretende contratar

Na hora de escolher o fornecedor é muito importante checar com outras empresas que já contrataram o serviço a credibilidade da empresa escolhida. Portanto, dê importância para as referências, como elas apontam as soluções oferecidas pelo fornecedor e como operam dentro do acordo estabelecido. 

Verifique se os produtos oferecidos têm a qualidade esperada

Uma forma de aferir se os produtos do fornecedor realmente entregam a qualidade que prometem é solicitar o envio de amostras, além claro de recorrer ao feedback de outras empresas conhecidas que já utilizaram do serviço.

Veja se o fornecedor oferece prazos de entrega que atendem suas demandas

Como já falamos antes, escolher um fornecedor é antes de tudo escolher um parceiro, portanto vocês precisam estar afinados e se certificar que os prazos estipulados praticados são possíveis de serem cumpridos. 

Procure um fornecedor que tenha uma visão de negócio que combine com a sua

Procure o fornecedor que compartilhe de similaridades com a missão, visão e valores do seu negócio, dessa forma você garante princípios alinhados que se converteram em um bom resultado em toda a cadeia logística do seu negócio. 

Essa é uma maneira de na troca garantir que a imagem da sua empresa siga sendo fortalecida. 

Tenha mais de um fornecedor a disposição

É muito importante estabelecer uma relação em que haja confiança entre o fornecedor e a sua empresa, porém sabemos bem que imprevistos acontecem e como diria o ditado “o show tem que continuar”, portanto tenha empresas parceiras no seu background para caso haja algum imprevisto a cadeia logística do seu negócio não seja afetada. 

Gostou das dicas sobre como escolher fornecedores? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e garanta que mais gente saiba a importância desse processo. 

 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.