Empreendedor, você sabe o que é e como estimar o faturamento mensal da sua empresa? Então confira aqui!

 em Planejamento e Finanças

Você sabe o que é e como estimar o faturamento mensal da sua empresa? Se a sua resposta foi não, continue lendo para descobrir sobre este assunto que é de extrema importância para o seu empreendimento:

Muitos empreendedores não imaginam o quão importante é ter o conhecimento sobre faturamento da sua empresa. Não conhecer os conceitos básicos dessa área pode levar, em alguns casos, a falência de um negócio.

Para que isso não aconteça com você e seu empreendimento, nós do Abertura Simples preparamos esta matéria para que você saiba o que é e, principalmente, como estimar o faturamento mensal da sua empresa!

CONTINUE LENDO PARA SABER O QUE É E COMO ESTIMAR O FATURAMENTO MENSAL DA SUA EMPRESA:

O que é faturamento?

Se você está começando ou já possui um empreendimento, é fundamental que se familiarize com um dos principais indicadores do sucesso da sua empresa: o faturamento.

Este por sua vez, significa a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial. Seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros.

Qual a importância do faturamento mensal para uma empresa?

Abrir um negócio, antes de tudo, exige muita dedicação e muita organização. Esses são os dois fatores fundamentais para o crescimento de um negócio e, quando falamos em organização, estamos nos referindo a tudo o que acontece dentro da empresa. Independente do porte, é de extrema importância que o empreendedor acompanhe de perto cada movimento de entrada e saída de caixa para saber exatamente como toda a sua estratégia e planejamento está se saindo na prática.

O que é estimativa?

A estimativa de faturamento é, basicamente, uma previsão de receita decorrente das vendas de um determinado produto ou a prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano. Ela pode ser feita analisando números anteriores das vendas da empresa e com certeza pode ajudar um planejamento de curto, médio e longo prazo.

Todas as estimativas de faturamento podem ser realizadas por modos diferentes, sendo eles:

  • Projeção baseada no histórico passado;
  • Projeção baseada no mercado;
  • Projeção baseada na margem de contribuição;
  • Entre outras.

Imagem de um empreendedor com dinheiro para remeter a ele que deseja saber como estimar o faturamento mensal da sua empresa

Como estimar o faturamento mensal da sua empresa?

Primeiro, o empreendedor precisa entender que a projeção financeira permite que ele tenha uma visão antecipada e real do seu negócio, possibilitando uma gestão mais segura e eficaz e, ajudando também a diminuir perdas financeiras e a aumentar a produtividade da empresa, sendo recomendada também para os casos:

  • Apresentar uma proposta concreta a um banco para obter créditos e fazer investimentos;
  • Prever a possibilidade de amortizar investimentos para expansão do negócio;
  • Conhecer os períodos de baixas e altas em vendas durante o ano;
  • Entre outros fatores.

A forma correta de estimar o faturamento mensal da sua empresa pode estar sujeita a fatores externos que podem influenciar no crescimento, como por exemplo, mudanças de comportamento do mercado, cenário econômico, mudanças na economia, inflação, aumento dos juros e possíveis concorrentes.

Quando você estabelece metas de vendas para subsidiar a estimativa de faturamento, é importante observar:

  • Custos e despesas da empresa;
  • Qual o mercado consumidor;
  • Qual a sua concorrente;
  • Qual o período para alcançar essa meta?

Como já dito anteriormente, o acompanhamento de perto é imprescindível para fidelizar cada cliente conquistado. Deste modo, será possível criar um laço forte com ele, criando um boca-a-boca graças a qualidade do seu produto/serviço.

A empresa, por sua vez, precisa ter um bom controle gerencial de vendas, onde ele irá ajudar na elaboração de uma projeção de faturamento eficiente que permitirá um controle das informações convenientes ao negócio, ajudando a enxergar o passado e idealizar o futuro, permitido a tomada de decisões. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas como ferramenta de auxilio para a estimativa é o fluxo de caixa, que nada mais é do que uma gestão completa de receitas e despesas que compõem a sua empresa. Ele precisa de um acompanhamento diário do que é recebido, do que foi retirado e do que precisa ser pago futuramente. É fundamental para fazer uma projeção de gastos futuros, essenciais para o bom nome da sua empresa no mercado, entre os parceiros, fornecedores e clientes.


E aí, conseguiu entender o que é e como estimar o faturamento mensal da sua empresa? Está com dúvidas sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

LEIA TAMBÉM

Entenda aqui qual a diferença entre faturamento e lucro;

Fluxo de caixa: entenda a importância deste controle para o seu negócio;

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um agente bancário repassando dinheiro para um empreendedor para remeter aos benefícios de uma conta jurídica para a sua empresaImagem de um empreendedor se protegendo para inspirar novos empresários na Proteção de patrimônio