Fluxo de caixa: entenda a importância deste controle para o seu negócio

 em Planejamento e Finanças

Todo e qualquer negócio demanda recursos para crescer e se manter no mercado. São eles: humanos, materiais, estruturais e claro, financeiros. Para que a sua empresa se desenvolva e você, juntamente com ela, possa ter ganhos financeiros e pessoais, é fundamental fazer uma gestão completa de todos estes recursos para que eles trabalhem juntos.
Uma boa gestão começa gerenciando de maneira correta os recursos financeiros que possui, para assim, tomar decisões sobre o futuro da empresa mediante o que tem para ser investido. E uma das formas de fazer a gestão financeira da sua organização é iniciar com o fluxo de caixa. O fluxo de caixa nada mais é do que uma gestão completa de receitas e despesas que compõem a sua empresa.
É um acompanhamento diário do que é recebido, do que foi retirado e do que precisa ser pago futuramente. É fundamental para fazer uma projeção de gastos futuros, essenciais para o bom nome da sua empresa no mercado, entre os parceiros, fornecedores e clientes. Saiba mais sobre a importância do fluxo de caixa para a sua empresa:

Gestão financeira

O fluxo de caixa é um dos aspectos da gestão financeira completa da sua empresa. Este acompanhamento deve ser diário e anotado ou registrado em alguma planilha ou sistema. Lembre-se de manter este registro sempre atualizado e especialmente preparado para o seu acompanhamento. Tenha disciplina com este registro e também, tenha sempre alguma forma de armazená-lo de maneira segura.

Crescimento sustentável

Por meio da gestão financeira, você consegue prever o crescimento sustentável da sua empresa a curto, médio e longo prazo. Cuide do seu fluxo de caixa e estabeleça metas de crescimento baseadas nos ganhos, balanceando com o que é retirado.

O fluxo de caixa garante bom pagamento a fornecedores

O bom pagamento aos fornecedores garante parcerias duradouras e de sucesso. Por isso é fundamental pagá-los em dia. Se faz necessária uma gestão próxima dos recursos financeiros da sua empresa, exatamente para não ter problema com os fornecedores.

Acompanhamento das receitas e despesas

O fluxo de caixa faz um acompanhamento minucioso das despesas e receitas da sua organização desta forma: primeiro levanta-se o saldo inicial que já se tem, depois anota-se todos os cheques, cartões e pagamentos que ainda serão feitos, após isto, tudo o que foi recebido em dinheiro e tudo o que foi retirado. Este fluxo do que entra e do que sai, é responsável por identificar gastos desnecessários e o que pode ser feito de novo investimento para a sua empresa.
Faça uma gestão completa dos recursos do seu negócio para ser um empresário de sucesso. Lembre-se que esta gestão financeira demanda bastante disciplina e cuidado para que você possa desfrutar de uma empresa que está sempre se desenvolvendo e com representatividade no mercado perante os públicos de interesse, como fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores.
Você tem um fluxo de caixa para o seu negócio? Conte para a gente!
 

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um cofrinho em forma de porco com algumas moedas a sua volta, representando as formas de economizar nos impostosGrupo de empresarios trabalhando juntos em um notebook