Skip to content

Reduzir os custos da empresa: 5 maneiras eficientes e simples

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em algum momento é necessário avaliar o negócio. Nesta avaliação estratégia, o empreendedor pode chegar à conclusão que precisa reduzir os custos da empresa, mas como fazer isso sem perder a competitividade? É o que vamos abordar neste artigo. Confira algumas dicas simples e eficientes compartilhadas na Harvard Business Review.

1. Controle

Os especialistas da Harvard Business Review explicam que em alguns departamentos há gastos com suprimentos; em outros, é telecomunicações ou computadores.

Eles acreditam que o empreendedor pode encontrar 15% a 20% dos gastos que não foram gerenciados de perto.  Diante disso, a dica é fazer um controle maior sobre esses gastos e cortá-los caso seja necessário.

2. Processo

processos internos que ficam congelados e podem deixar de ser eficientes ou eficazes. Por isso, os especialistas recomendam fazer perguntas em quatro áreas para ajudá-lo a entender se isso ocorreu em seu departamento e se você pode cortar despesas.

3. Tempo

“Você poderia economizar dinheiro mudando a hora do dia, da semana ou do mês em que realiza certas tarefas? Por exemplo, que tal fazer o trabalho quando a atividade em seu departamento é lenta? Isso poderia ser feito de forma mais eficiente em lotes? Existe uma penalidade real associada ao fato de estar disponível online por menos horas do dia? As tarefas poderiam ser concluídas com mais eficiência se não fossem abordadas com base no primeiro a entrar, primeiro a sair?”, recomendam.

4. Tecnologia

Há muitas empresas que atuam com processos manuais que podem gerar custos desnecessários. Segundo a Harvard Business Review, é interessante pensar “onde você usa pessoas para processar formulários ou informações repetidamente, em vez de eletronicamente, com pouca ou nenhuma intervenção humana?”.

5. Aumentos salariais

“Embora essa ideia pareça óbvia, geralmente é esquecida. Isso porque quase todo gerente (incorretamente, em muitos casos) acredita que os membros de seu departamento são mal pagos. Verifique com o RH a posição de seus funcionários em relação ao mercado. Se eles não estiverem abaixo do mercado, considere manter o aumento salarial médio em seu departamento em 1% ou 2% a menos que a média da empresa no ano passado”, finalizam.

Por fim, vale lembrar que reduzir os custos da empresa é algo temporário. Isso deve ser feito até o momento em que a empresa consiga se estabelecer em equilíbrio financeiro. Vale ainda lembrar que estas são apenas algumas dicas. O empreendedor pode seguir aprendendo sobre gestão financeiro em nosso blog. Recomendamos a leitura deste artigo: Como promover uma gestão contábil criativa? Estudo revela.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.