Skip to content

7 passos para uma apresentação brilhante!

O que você verá neste artigo:

Confira um passo a passo para que você monte uma apresentação brilhante em qualquer lugar!

Seja para apresentar seu trabalho acadêmico ou seu serviço profissional, uma apresentação de slides pode ser uma excelente ferramenta de conquistar sua audiência. Afinal, não adianta ter um projeto incrível ou uma ideia genial se você não souber transmiti-la para o público, certo?

Para construir uma apresentação de qualidade, é importante entender todos recursos, saber como montar slides e escolher o momento certo de usá-los. Por isso, apresentaremos a seguir algumas dicas e passos para que você possa montar uma apresentação brilhante! Continue lendo:

Como fazer uma apresentação brilhante:

Conheça a audiência

O primeiro passo é conhecer o público que irá assistir sua apresentação. Isso faz toda diferença para saber qual a linguagem apropriada para essas pessoas e também para encontrar as melhores soluções para os problemas delas. Não se trata apenas de como você vai falar, mas também de quem vai ouvir.

Por isso, procure conhecer o nível de conhecimento da plateia em relação ao tema que você irá apresentar. Busque também informações sobre faixa etária, classe social, e valores culturais. Estude e pesquise a fundo o perfil do seu público, quais suas dificuldades, seus projetos e prioridades que estão em andamento.

Defina o propósito

Você sabe o que pretende atingir com a sua apresentação? Tenha seus objetivos muito claros e específicos, tendo sempre em mente que o PowerPoint é apenas uma ferramenta, um apoio para ajudá-lo a contar uma história com foco no benefício que deseja trazer para seu público.

Com sua apresentação você pretende apresentar um produto ou serviço? Ou quer transmitir um conhecimento? Seu objetivo é destacar pontos para um debate? Ou até mesmo instigar a curiosidade do público? O importante é que você saiba isso precisamente, para que no momento de estruturar seus slides, a apresentação não fique confusa.

Analise o contexto

A melhor maneira de fazer uma apresentação arrasadora é criando uma conexão emocional com a audiência. Para isso, você deve ambientar sua história e trazer à tona as dificuldades e problemas enfrentados pela audiência (ai a importância de estudar seu público). É importante levar em consideração alguns fatores para poder contextualizar sua apresentação, como o local, formato e tempo disponível.

Caso o público se familiarize com o problema ou contexto apresentado, ficará até o final para saber a conclusão. Nesse momento, existem duas possibilidades: ou você ganha ou perde a audiência, ou seja, é necessário estar atento a esses detalhes.

Utilize recursos

Depois do conteúdo principal estar disposto nos slides, é hora de atentar-se aos detalhes: fontes, negritos, cores, listas, marcadores, imagens, vídeos… Além disso, gráficos também são ótimas ferramentas para impactar seu público e mostrar estatísticas relacionadas ao assunto.

A estrutura visual da sua apresentação é extremamente importante. Existem alguns softwares para criação de apresentações, como Prezi e Google Apresentações, que trazem vários modelos nos quais o usuário pode se basear para criar sua apresentação.

Estruture a apresentação

Em seguida, é hora de colocar a mão na massa e montar de fato sua apresentação. Digite o texto ou cole-o de outro programa, insira imagens e vá estruturando sua apresentação. Leve em consideração o tempo que levará para falar sobre cada slide bem como a duração total da apresentação.

Tenha muito cuidado com os parágrafos compridos na hora de montar sua apresentação! Ao transferir seu discurso para os slides, mantenha na tela apenas o texto que servirá de guia para a sua fala. O discurso deve estar na sua cabeça.

Elabore notas

Uma boa ideia para quem não tem uma memória muito boa mas também não quer parecer despreparado é criar cartões pequenos e numerados com todos os tópicos principais que deverão ser falados. Mas não se esqueça: não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido planejado.

Ensaie e avalie

Para que você consiga falar de forma clara e segura, o ideal é estar familiarizado com o conteúdo e o formato. O protagonista da sua apresentação é você, e não os slides! Por isso, o material deve servir como apoio e como complemento visual para o entendimento e a manutenção da atenção por parte do público.

O segredo é treinar muito, até o momento em que você consiga apresentar o discurso de forma natural, sem precisar ler nada. Se necessário, filme, fale ao espelho ou convoque outras pessoas para avaliarem sua apresentação.


E aí, já sabe tudo para fazer uma apresentação brilhante? Conhece outras dicas que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Veja também:

10 dicas para falar (e ouvir) melhor

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!