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Descubra como é fácil promover uma campanha de Natal eficiente

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Dezembro chegou e você quer saber como promover uma campanha de Natal? Saiba que decidimos compartilhar algumas técnicas. Confira!

O Natal é uma data extremamente emotiva para os consumidores. Neste momento, eles estão mais receptivos para receber mensagens impactantes. Desta forma, é interessante que as marcas, além de promoverem estratégias para aumentar as vendas, possam compartilhar seus propósitos. Investir em uma campanha de Natal, por exemplo, é uma excelente ideia.

A importância da campanha de Natal para as marcas

Cada vez mais os consumidores estão mais antenados e críticos. Eles não querem apenas consumir e pronto. Eles querem relações humanas, diálogos, afinidades com as marcas. A era tecnológica permitiu uma ligação muito mais profunda entre cliente e empresa. Por isso, muitas marcas estão mostrando seu lado humano.

O diálogo permite que a empresa possa falar sobre si, sem que isso seja pura propaganda, mas um ato que permite compartilhar ideias, missões, visões e valores. A consequência disso, certamente, é a atração de clientes que, de fato, pensam parecido. Além da atração por ideias, um bom serviço/produto aliado com qualidade no atendimento, permite a fidelização.

Por todos estes motivos, o Natal é um dos momentos nos quais mais podemos observar campanhas. Muitas são institucionais e têm o objetivo de compartilhar posicionamentos tanto para o consumidor final quanto para o mercado.

Saiba como promover uma campanha de Natal impactante


Antes de pensar na criação da campanha em si, a marca deve realizar uma autoanálise. A missão, visão e valores estão definidos? Há um propósito maior nos seus serviços/produtos? Caso não, é o momento certo para começar a desenvolver todos os tópicos.

Toda empresa precisa saber exatamente o motivo pelo qual foi criada. Caso contrário, ela só existirá e não terá um propósito, de fato, forte para se tornar competitiva no mercado e conquistar seus objetivos.

Por isso, antes de iniciar uma campanha de Natal, é fundamental estabelecer a missão, visão, valores e o real propósito da marca. Em seguida, será necessário colocar em prática algumas técnicas. Vamos falar sobre elas abaixo. Confira!

Defina o público-alvo

Supondo que a empresa já saiba qual o seu propósito, ok? Em seguida, ela precisará definir qual será o público-alvo da campanha. Por exemplo, serão os clientes? Os colaboradores? Os parceiros? Os fornecedores? É necessário saber exatamente com quem a campanha vai falar. Afinal, isso impacta em diversas questões, como adaptação da linguagem, roteiro etc.

Estabeleça a mensagem central

Após definir o público, é hora de pensar na principal mensagem que será compartilhada pela campanha. O que a empresa quer compartilhar com o público? Qual o objetivo da mensagem? Ter essas respostas são fundamentais para seguir os próximos passos e também para o sucesso da campanha.

Desenvolva um roteiro inovador

O Natal é uma época repleta de clichês. Não há nenhum problema com eles, inclusive há muitas pessoas que adoram. Contudo, para se destacar, será necessário ir além e inovar. Pense em um roteiro que realmente transmita a mensagem da marca e que também desperte o interesse do público por ser algo diferente.

Invista em uma boa produção

Mensagem e público já definidos. Roteiro pronto. Agora é hora de colocar a mão na massa. Para isso, qualidade nunca é demais. Contudo, não perca a mão, ou seja, lembre-se que os consumidores querem ver humanidade na marca. A qualidade da produção é importante, mas ela também precisa ser real e humana.

Determine os meios para a veiculação

Se você já sabe quem é o público-alvo da campanha, isso será muito fácil. Afinal, você sabe quem ele é, quais meios de comunicação ele mais acessa. Sendo assim, será muito simples determinar em quais meios a campanha será divulgada.

Todavia, vale o lembrete: os meios de comunicação devem ser exatamente aqueles mais frequentados pelo seu público. Já que há mais chances de a campanha chegar até ele.

Mensure o retorno do investimento

Qualquer ação de marketing precisa ser mensurada. Quando falamos de uma campanha de posicionamento da marca, os resultados podem ser de longo prazo. No entanto, é indispensável analisar as métricas da campanha para verificar se ela realmente atingiu seu objetivo.

Conheça 3 campanhas de Natal de sucesso

Quando falamos sobre desenvolver algo novo, pode ser difícil assimilar exatamente como seria na prática, certo? Pensando nisso, selecionamos algumas campanhas de Natal que realmente impactaram o público e atingiram seus objetivos com sucesso.

Eu sou o futuro – Itaú

Nesta campanha de Natal, o banco Itaú fala sobre o futuro. De forma emocionante, inteligente e sem mencionar sua real intenção, ele faz com que as pessoas percebam que o futuro são elas que fazem. É bem possível que o banco queira mostrar que fazer investimentos financeiros certos no presente, como escolher a marca, garantirá um bom futuro.


Natal sem “cara de meia” – Pontofrio

A rede foi para um viés diferente e investiu em humor. Como de costume, no fim de ano há muitos amigos secretos. Nem sempre quem participa recebe o presente que gostaria. A marca trabalha com isso para dizer que os melhores presentes estão em suas lojas.


#FalaCoração – Natura

A Natura é reconhecida por desenvolver campanhas que estão sempre de acordo com o seu posicionamento. Nesta campanha não é diferente. O vídeo de apenas 30 segundos consegue comover e ainda compartilhar um dos seus propósitos.


Vale ressaltar, antes de finalizar, que não basta apenas aprender como fazer uma campanha de natal. Você pode ir além e também aprender como aumentar suas vendas neste período. O que acha? Leia nosso artigo e confira algumas dicas!

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