Confira 7 dicas sobre como ser uma empreendedora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer mudar radicalmente e abrir uma empresa? Confira algumas dicas sobre como ser uma empreendedora.

Você está pensando em sair do seu emprego para abrir o próprio negócio? Saiba que a jornada empreendedora exige um preparo. Afinal, os riscos são muitos. Contudo, com uma boa preparação, é possível empreender com mais tranquilidade e segurança. Pensando em ajudar quem deseja abrir uma empresa, decidimos listar os passos fundamentais sobre como ser uma empreendedora. Confira!

1. Encontre algo que seja sua paixão

Algumas pessoas decidem abrir a próprio empresa seguindo as tendências de mercado. Ou seja, se o mercado de pet shop está em alta no país, vou abrir um. A ideia é, de fato, boa. Contudo, empreender sem paixão pode ser um caminho arriscado. Isso porque quando não há um propósito maior, o empreendedor pode acabar desistindo nos primeiros obstáculos.

Por isso, a primeira dica é procurar algo que esteja alinhado com a sua paixão. O que, de fato, faz seus olhos brilharem? Qual área do mercado realmente tem um problema que você pode sugerir uma solução? Faça uma lista do que você ama. Análise se dentro das suas paixões existem problemas que precisam de soluções. Por fim, escolha um problema que pode ser resolvido por meio de um produto ou serviço.

2. Viabilize sua ideia

Após desenvolver uma ideia, é interessante descobrir se ela realmente pode ser viabilizada e se haverá um público disposto a comprá-la. Uma maneira simples de fazer isso é conversando com seu possível público-alvo. Faça uma pesquisa com perguntas objetivas e que permitam ter um panorama amplo sobre as necessidades do público e também sobre como viabilizar seu produto/serviço para atender de forma eficiente as demandas dele.  

3. Desenvolva um plano de negócio

Plano de negócios é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação.

Esse tipo de planejamento é indispensável para que um negócio ganhe vida e um de seus pontos mais importantes é a definição de seus objetivos – que deve ser feita de forma clara e objetiva. A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.

4. Abra sua empresa

Após ter uma ideia, viabilizá-la e construir um escopo, é hora de abrir uma empresa. O primeiro passo é, claro, possuir a conclusão do seu respectivo curso, obtendo o registro junto ao conselho que o supervisiona.

Em seguida, é necessário reunir a documentação para fazer o registro na Junta Comercial da cidade na qual seu estabelecimento será instalado. Após esses procedimentos, o profissional deverá fazer o cadastro do CNPJ junto à Receita Federal. Esse processo deve ser feito presencialmente, apresentando alguns documentos no ato.

Dependendo do que for a empresa, será necessário a Inscrição Municipal, feito junto a Prefeitura Municipal. Ela serve como uma permissão de funcionamento para todas as empresas que prestam serviços.

É necessário também a licença prévia do município para poder atuar, o chamado Alvará de Funcionamento. Esse documento autoriza que você exerça atividades e deve ser solicitado na Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.  Com todos esses documentos em mãos, o profissional já está apto a iniciar suas atividades e seguir com seus serviços.

A melhor dica que podemos te dar é que, antes de formalizar o seu negócio, você busque o suporte de um contador. Esse profissional irá orientá-lo nos melhores modelos e também irá te explicar todos os detalhes da carga tributária e opções para operar sua atividade.

5. Crie uma estratégia de marketing

Já com a empresa aberta, é essencial desenvolver uma estratégia de marketing. É ela que permitirá que sua marca seja conhecida e se destaque. Além disso, uma boa estratégia permite que você consiga prospectar novos clientes, fidelizar os atuais e, como consequência, aumentar o faturamento.

Para realizar uma estratégia, você deve ter em mente quais são suas missões, visões e valores. Após isso, é essencial realizar uma pesquisa de mercado com o público-alvo para definir uma persona, ou seja, o cliente ideal. Em seguida, crie uma estratégia para conseguir se comunicar de forma eficiente com o seu público.

6. Tenha um orçamento para investir

Você precisará de um valor para realizar o primeiro investimento na sua empresa. Em seguida, você pode tentar viabilizar mais recursos por meio de investidores ou por meio de acesso a linhas de créditos em bancos. Lembrando que é recomendado que sua empresa tenha um profissional, como um contador, para te ajudar a manter a vida financeira em dia.

7.Construa uma boa equipe

Não basta apenas de ter uma ideia, é essencial ter bons recursos humanos para colocá-la em prática. É possível que você consiga, no início, dar conta das atividades sozinho. No entanto, assim que a empresa começar a crescer, é essencial contratar bons profissionais para criar uma equipe de alta performance.

No momento de contratar esses profissionais, você deve buscar pessoas que estejam alinhadas com o propósito da sua empresa. Quando um profissional acredita no propósito do trabalho, ele tende a ter uma atuação muito mais eficiente.

Por fim, é interessante mencionar que essas dicas sobre como ser uma empreendedora são apenas o início da sua jornada. Recomendamos fortemente que você continue estudando sobre o assunto. Leia nosso artigo com 10 livros para desenvolver um comportamento empreendedor.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário