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5 gatilhos mentais que você pode utilizar na sua estratégia de Marketing Digital

 em Marketing e Inovação

Saiba o que são os gatilhos mentais e também alguns que são muito importantes para o Marketing Digital

Nós fazemos milhares de decisões todos os dias, que vão desde a comida que vamos comer, até mesmo qual caminho pegar. Inclusive, as coisas que decidimos não fazer também fazem parte dessas escolhas. Mas uma coisa importante para nós nesse momento é saber que essas decisões também estão diretamente relacionadas ao consumo, e o Marketing Digital pode muito bem utilizar isso a seu favor.

Os gatilhos mentais são ótimos para conhecer seus clientes e saber como influenciá-los. Mas você sabe o que são e como utilizá-los no Marketing Digital? Continue lendo para saber como implementá-los na sua estratégia!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais podem ser definidos como técnicas de persuasão, que estão relacionadas com as emoções e percepções sociais que todos nós temos.

Diante de tantas escolhas, nosso cérebro toma algumas decisões no modo “piloto automático” para evitar nosso esgotamento. É como se ele filtrasse quais decisões merecem mais atenção e, com as demais, ele fizesse exatamente o que já foi “educado” a fazer.

Reagir aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano diante de estímulos externos, produzindo sintomas favoráveis ou desfavoráveis. Algumas ações passam a acontecer de maneira automática e você sequer estava dando atenção a elas, ou mesmo percebeu do que se tratava.

Por exemplo, quando você decide caminhar. É como se o primeiro passo fosse dado de maneira consciente e os demais apenas estivessem acontecendo sem que você precise sequer pensar a respeito. Apresentamos a seguir cinco gatilhos que são primordiais para você utilizar na estratégia da sua empresa.

1. Reciprocidade

O princípio da reciprocidade pode ser um dos mais úteis, e é sentido quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. Desta forma, o plano funcionará como um presente que, mais tarde, induzirá os seus clientes a adquirir seus produto e serviços como uma forma de devolver o favor.

Uma das principais palavras utilizadas por esse gatilho é “grátis”. No marketing de conteúdo por exemplo, é possível entregar informação de valor gratuitamente para um público específico.

Outra maneira de utilizar esse gatilho mental é mandando um brinde junto à primeira compra. Assim, o cliente se sentirá na “obrigação” de realizar a segunda compra ou até mesmo indicar seu produto para outras pessoas.

2. Autoridade

Para que você possa utilizar esse gatilho mental, é necessário trabalhar muito bem a confiança e credibilidade do seu público. Para isso, é necessário estar no topo, como líder de mercado no seu segmento. É muito importante que as pessoas sintam o quão valioso e relevante são as informações passadas e, para isso acontecer, você deverá saber realmente do que está falando e ser autoridade no assunto a fim do seu leitor conseguir tirar o melhor proveito dele.

O gatilho age como a transferência de autoridade de outras pessoas, empresas, instituições entre outros. Sendo assim, citar nome importantes em seu conteúdo online transfere autoridade para você.

3. Novidade

O novo, no mínimo, nos desperta curiosidade. Isso quando não nos faz tomar atitudes insanas.Essa é uma afirmação que pode ser comprovada por uma pesquisa realizada pelos alunos de Neurologia da Universidade UCL, no Reino Unido.

Nela, foi demonstrado que a exposição a algo novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Ou seja, diante de novidades, o nosso cérebro emite sensações de recompensa. Esse potencial para o prazer nos motiva a procurá-la sempre.

Esse princípio pode ser colocado em prática lançando mensagens que anunciem novidades em breve, seja uma nova versão de produto ou serviço, ou um conteúdo exclusivo etc.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

4. Prova Social

O princípio da prova social está diretamente ligado ao gatilho mental da preferência. Somos seres sociais e totalmente influenciáveis pelo que o outro está falando, fazendo ou usando.

Tendemos a gostar de coisas só porque outras pessoas gostam, sejam elas boas ou não. Por isso, qualquer coisa que demonstre popularidade no seu site pode desencadear um estímulo de desejo de compra imediata.

Para essa estratégia, você vai precisar de números; número de pessoas que já fizeram seu curso, baixaram seu ebook, que são clientes etc. Lembrando que: os número sempre tem que ser reais.

5. Escassez e urgência

Esse talvez seja um dos mais importantes para uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida. Isso porque ele ativa um sentimento de risco iminente na pessoa de que ela está perdendo uma grande oportunidade que não voltará mais.

A maneira mais comum de colocar esse gatilho mental em prática é sugerindo produtos ou serviços que possuem quantidade limitada e interesse alto. Por exemplo, lançando uma edição limitada de algum produto.
Também, diante de uma promoção, pode deixar claro que os preços e as condições de pagamento oferecidas serão por tempo limitado ou enquanto durar o estoque.


E aí, conhece outros gatilhos mentais de Marketing Digital que podem ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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Foto de três pessoas anotando em post-its, representando o marketing compartilhadofoto de um homem com a mão na cabeça em sinal de frustração, representando os erros de marketing