A verdade é que não se nasce líder. Há competências de liderança que podem ser desenvolvidas
Só que poucas pessoas entendem isso. Elas acabam recusando cargos ou até mesmo não lutando por um, simplesmente, por pensarem que não têm as habilidades necessárias. Por isso, é fundamental entender que qualquer característica pode ser desenvolvida. Basta apenas conhecer suas nuances e colocar em prática.
Pensando em ajudar quem está em busca de se tornar um bom líder, decidimos compartilhar, neste artigo, as competências de liderança. Ficou curioso (a) para conhecê-las? Confira!
Empatia
Diferente do chefe, que enxerga seus colaboradores como robôs, o líder é uma pessoa empática. Ele sabe que cada colaborador é um ser humano, ou seja, que tem qualidade e defeitos. O líder escuta seus colaboradores, entende suas necessidades e sempre se coloca no lugar do outro.
Resiliência
Liderar não é uma tarefa simples. É uma jornada cheia de altos e baixos. Diante disso, o líder deve saber ser resiliente, ou seja, aprender a liderar da melhor maneira com todas as situações que vão aparecer no seu caminho, principalmente as ruins. São elas que permitirão que ele tire bons aprendizados.
Transparência
Um bom líder sabe que é necessário ser transparente para que os colaboradores se sintam, de fato, parte um grupo. A união e o pertencimento são fatores decisivos para que o colaborador continue engajado com o seu trabalho. Desta forma, o líder transmite todas as informações decisivas da empresa para os colaboradores.
Autoconhecimento
Esta, talvez, seja uma das competências de grande valia para um líder. Ter autoconhecimento é essencial para que os problemas pessoais e emocionais não sejam transferidos para a carreira profissional. Para evitar isso, muitos líderes apostam em terapia, por exemplo.
Delegar tarefa
Uma das características de um líder bem-sucedido é delegar tarefa. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho e que precisa confiar no outro. É importante destacar, aqui, que um bom líder não delega tarefa para qualquer pessoa. Ele conhece seus colaboradores e sabe em quem realmente pode confiar.
Admitir seus erros
Assumir os erros é uma característica que faz com que os colaboradores respeitem ainda mais um líder. Elas sentem mais empatia, pois entendem que ele está tentando fazer o seu melhor. Contudo, não basta apenas assumir os erros. É essencial que o líder mostre que aprendeu algo com eles e que não irá mais repeti-los, pois isso demonstra inteligência emocional (algo que desperta admiração nas pessoas).
Incentiva o melhor de cada colaborador
Um bom líder quer que seus colaboradores sigam procurando suas melhores versões. Por isso, ele incentiva que cada um seja melhor. Desta forma, ele irá realizar críticas construtivas e mostrar o melhor caminho para cada um.
Para finalizar, é essencial mencionar que as competências de liderança devem ser treinadas todos os dias. O líder deverá fazer uma autocrítica sobre todas as suas atitudes para compreender se realmente está no caminho certo.
Chegou até aqui e gostou de conhecer quais são as características de um bom líder? Caso sim, nossa recomendação é que você leia nosso artigo com “10 palestras sobre liderança que você precisa assistir”.
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