Skip to content

Entenda quais são os principais tipos de liderança

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cada líder é único. Contudo, há alguns padrões que podem indicar que existem tipos de liderança. Entenda!

Não existem somente um tipo de liderança que todos devem seguir. É preciso lembrar que como seres humanos temos nossas particularidades e isso impacta no tipo de liderança que queremos exercer.

No entanto, há alguns tipos, ou seja, alguns padrões que ocorrem frequentemente dentro das empresas. Conhecer eles pode ser uma forma de se identificar ou até mesmo entender qual tipo é mais adequado para o seu ambiente de trabalho e perfil. Pensando nisso, decidimos listar os principais tipos de liderança. Confira!

Liderança autocrítica

Conhecido como o temido chefe, este tipo de liderança já foi amplamente utilizado nas empresas. Ainda que possamos encontrar em muitos lugares, está cada vez mais em baixo por conta da alta rotatividade que gera na empresa. Geralmente, podemos observar a liderança autocrítica no chefe que não escuta seus funcionários, que ordena, pressiona e se coloca como acima dos demais.

Liderança liberal

Neste tipo, há um líder, mas sua horizontalidade é tanta que ele praticamente não é entendido como tal. Ele permite que todos os colaboradores tenham total liberdade para resolver conflitos e trabalhar como queiram, pois entende que todos são maduros o suficiente para entregar os resultados necessários.

Algo que pode ser um pouco complicado neste estilo é que muitas pessoas ainda não entendem como lidar com a liberdade. Contudo, nada que um bom treinamento não faça com que todos entendem que liberdade também significa responsabilidade.

Liderança democrática

A liderança democrática é aquela que tenta ser horizontal e que permite aos funcionários opinar sobre as decisões importantes da empresa. Todos têm poder de dizer o que pensam e poder de voto para resolver problemas ou criar novos caminhos.

O líder democrático atua pensando no bem-estar geral, quer que seus colaboradores se sintam bem e tenha chances de crescimento. Por isso, é comum que ele faça muitas pesquisas de opinião com a equipe, reunião constantemente, conheça de perto cada um da equipe e constantemente faça cursos de aperfeiçoamento.

Liderança situacional

Este líder se adapta a situação. Ele consegue exercer diversos tipos de liderança dependendo de cada situação ou cada colaborador. Ele é versátil e conseguir assumir diferentes papéis.

Exemplificando: supondo que há dois colaboradores com perfis totalmente diferente na equipe. Um é completamente ansioso e gosta de terminar tudo antes mesmo do prazo. Já o outro é mais tranquilo.

Neste caso, o líder deve saber como agir com cada um, pois será necessário manter uma postura diferente para conseguir que cada colaborador realmente possa desenvolver o seu melhor.

Liderança coach

Focada totalmente nos resultados e nas pessoas, o líder coach é conhecido por direcionar seus colaboradores a conquistarem o melhor de si mesmos e, com isso, atingirem os resultados.

Para finalizar, é importante ressaltar, mais uma vez, que cada líder tem seu estilo, mas que isso não significa que isso não possa ser aperfeiçoado. Afinal, uma característica realmente interessante de um líder de sucesso é sua vontade de aprender. Sendo assim, nossa recomendação é que você continue estudando e leia nosso artigo com as principais características de líderes de sucesso

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário