Listamos 5 características de um líder bem-sucedido

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Você acaba de ser promovido e quer saber quais são as características de um líder bem-sucedido? Confira este artigo!

Se você chegou até aqui é porque sabe que a figura do chefe já não faz mais sentido, certo? Aquela pessoa autoritária, inacessível, que cobra seus funcionários sem qualquer empatia, já não oferece bons resultados para a empresa. Isso porque a nova geração, atuante neste momento, é jovem e exige um outro tipo de liderança. Antes de falar da nova forma de liderança, é importante que você saiba qual a diferença entre a antiga e a nova.

O antiquado chefe

O chefe é a figura de autoridade máxima; se vê sempre como acima do resto da equipe, e nunca alguém que faz parte dela. Às vezes, nem mesmo interage com os outros colaboradores. Para manter essa figura, quase não escuta outras opiniões, apenas dá ordens e demonstra que é ele quem manda o tempo todo.

Por conta disso, os funcionários não se sentem confortáveis para expor suas ideias, relatar problemas ou tirar dúvidas, pois ficam com medo de serem reprimidos. Isso faz com que essa figura seja temida e não respeitada.

Ele toma todas as decisões da empresa, precisa aprovar tudo que os funcionários fazem e não compartilha os resultados. Se não passar pelas mãos dele, o problema é responsabilidade do funcionário.

Ele não motiva e nem incentiva, pois pensa que o trabalho excelente do funcionário é apenas uma obrigação. E quando não é como ele espera, o chefe tem tendência de apontar os erros do colaborador na frente de toda equipe.

 O moderno líder

Diferente do chefe, o líder não age como uma autoridade máxima e sim como um orientador. É conhecido por ser uma pessoa inspiradora e motivadora para a equipe, trabalhando para que todos cresçam juntos.

Essa pessoa sabe observar, identificar e valorizar tudo que acontece à sua volta, inclusive as habilidades de cada indivíduo, respeitando suas limitações e ajudando a superá-las.

Tem tendência a ser respeitado por seus funcionários, e não temido, pois não possui uma postura centralizadora e nem autoritária. Sabe distribuir as tarefas, para que ninguém fique sobrecarregado, e participa a todo momento das atividades.

Ele está sempre em busca de novos conhecimentos, pois sabe assim conseguirá lidar melhor com diversas situações e resolver problemas internos com mais facilidade. Além disso, divide esse conhecimento com seu time, compreendendo que assim sua equipe ficará mais eficaz e forte.

Um líder não se preocupa apenas com os resultados, mas também com o caminho para alcançar o determinado objetivo, pensando no lado humano da relação. Quando há algum problema em sua equipe, conversa com os colaboradores, ouve suas dificuldades e busca resolvê-las da melhor forma.

Saiba quais são as características de um líder bem-sucedido

Diante do que foi destacado, é hora de começar a agir diferente para conseguir engajar a equipe e atingir as metas da empresa. Sendo assim, é importante entender quais são as características de um líder bem-sucedido. Neste artigo, vamos compartilhar algumas delas. Confira!

#1 Uma pessoa empática

Diferente do chefe, que enxerga seus colaboradores como robôs, o líder é uma pessoa empática. Ele sabe que cada colaborador é um ser humano, ou seja, que tem qualidade e defeitos. O líder escuta seus colaboradores, entende suas necessidades e sempre se coloca no lugar do outro.

#2 Atua com muita transparência

Um bom líder sabe que é necessário ser transparente para que os colaboradores se sintam, de fato, parte um grupo. A união e o pertencimento são fatores decisivos para que o colaborador continue engajado com o seu trabalho. Desta forma, o líder transmite todas as informações decisivas da empresa para os colaboradores.

#3 Sabe delegar tarefas

Uma das características de um líder bem-sucedido é delegar tarefa. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho e que precisa confiar no outro. É importante destacar, aqui, que um bom líder não delega tarefa para qualquer pessoa. Ele conhece seus colaboradores e sabe em quem realmente pode confiar.

#4 Admite seus erros

Assumir os erros é uma característica que faz com que os colaboradores respeitem ainda mais um líder. Elas sentem mais empatia, pois entendem que ele está tentando fazer o seu melhor. Contudo, não basta apenas assumir os erros. É essencial que o líder mostre que aprendeu algo com eles e que não irá mais repeti-los, pois isso demonstra inteligência emocional (algo que desperta admiração nas pessoas).

#5 Incentiva o melhor de cada colaborador

Um bom líder quer que seus colaboradores sigam procurando suas melhores versões. Por isso, ele incentiva que cada um seja melhor. Desta forma, ele irá realizar críticas construtivas e mostrar o melhor caminho para cada um.

Agora que você chegou até aqui e já sabe quais são as características de um líder bem-sucedido, que tal continuar lendo sobre o assunto? Leia nosso artigo com os principais erros de liderança e como não cometê-los.

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