fbpx

Dica: 10 livros sobre gestão e liderança que todo o empreendedor deve ler!

 em Gestão e Produtividade

10 livros sobre gestão e liderança que todo o empreendedor deve ler para ter sucesso em seu negócio.

Gestão e liderança. Dois aspectos ligados e que possuem extrema importância dentro de um empreendimento. O liderar é, com certeza, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho, tanto para os profissionais quanto para as empresas. Por meio da empatia, o líder dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Além disso, ainda por meio dele, devem ser transmitidos os valores e a missão da empresa e essa interação, com certeza, favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.

Os hábitos de leitura são muitas vezes a característica que define nossos maiores líderes. Você já ouviu o velho ditado que diz que “grandes líderes são também, grandes leitores”, certo? E, realmente, a leitura faz de você uma pessoa com mais conhecimentos e, consequentemente, mais capaz para exercer tais funções.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 livros sobre gestão e liderança que todo empreendedor deve ler para implementar em seu negócio. Confira!

10 LIVROS SOBRE GESTÃO E LIDERANÇA QUE TODO EMPREENDEDOR DEVE LER:

The Effective Executive: O Gestor Eficaz

Os mais de 30 livros escritos por Peter F. Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. O autor foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia. Uma de suas obras mais importantes – O Gestor Eficaz, de 1966 – é um dos melhores exemplos disso, já que é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

O obstáculo é o caminho

O que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho torna-se o caminho. As palavras do imperador Marco Aurélio, conhecido hoje como o último dos Cinco Bons Imperadores, são o ponto de partida para o livro de Ryan Holiday, que visa a ajudar o leitor, mais do que superar os problemas do cotidiano, a “virá-los de cabeça para baixo” e transformá-los em oportunidades. O executivo e consultor da área de marketing buscou inspiração nos ensinamentos de grandes líderes desde o Império Romano para mostrar como tirar proveito das adversidades em qualquer área da vida – pessoal, profissional, financeira – e tornar-se uma pessoa melhor, realizada e bem-sucedida.

As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança

O terceiro da lista de livros sobre gestão e liderança, o autor John C. Maxwell aborda em sua obra alguns questionamentos, entre eles: Você se considera um verdadeiro líder? Como os seus liderados o veem? Essas duas perguntas são vitais para o exercício da liderança no mundo em que vivemos, não basta o conhecimento teórico. John Maxwell aplicou tudo que aprendeu em As 21 irrefutáveis leis da liderança, tornando-se assim a maior autoridade nessa área nos Estados Unidos. Este livro vai auxiliar o empreendedor a desenvolver suas técnicas e práticas de liderança, além de ser uma ferramenta única para a formação de novos líderes. O livro demonstra como essas leis de liderança são realmente irrefutáveis. Ele faz a ponte entre as teorias de liderança e sua aplicação no mundo real.

Liderança Tóxica. Você é Um Líder Contagiante ou Contagioso? Descubra o que a Neuroliderança Pode Fazer por Você

Este livro escrito por Alessandra Assad aborda sobre a liderança tóxica, onde ela explica que é toda a liderança capaz de gerar uma toxina que cause dor de qualquer tipo, seja ela física ou psicológica. O que transforma dor emocional em toxidade, porém, é a resposta dada à dor de maneira nociva e não curativa. Para a condução de um processo saudável, o papel do líder é de fundamental importância.

Gestão de Pessoas. Realidade Atual e Desafios Futuros

Os autores Joel Souza Dutra, Tatiana Almendra Dutra, Gabriela Almendra Dutra possuem como objetivo é cobrir de forma abrangente os temas mais atuais e relevantes da gestão de pessoas, oferecendo ao leitor um retrato da realidade das organizações e sinalizando os desafios de hoje e os que se apresentarão em um futuro próximo. O conteúdo foi organizado para oferecer, de maneira agradável, leve e fácil de absorver, conceitos, informações e reflexões contemporâneas.

Imagem de pessoas unidas para remeter ao livros sobre gestão e liderança

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

O sexto título da lista dos livros sobre gestão e liderança, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen R. Covey, está completando quinze anos de sucesso ininterrupto. A cada ano as pessoas sentem mais dificuldades para administrar seus problemas. Com um ritmo de vida frenético e exaustivo, ninguém consegue encontrar o equilíbrio necessário para solucionar as questões mais corriqueiras, seja no campo afetivo, familiar ou profissional. O autor acredita que para vencer todos esses desafios é necessário assimilar sete hábitos, sendo eles os responsáveis pela eficácia pessoal e permitem distinguir as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o êxito.

Empresas Feitas Para Vencer

Esta obra de Jim Collins responde a seguinte pergunta: como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? Empresas feitas para vencer mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. O autor apresenta também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

Liderança Baseada em Valores

Carmen Migueles e Marco Tulio Zanini abordam no livro Liderança Baseada em Valores sobre qual sentido faz um livro sobre liderança baseada em valores nos dias de hoje? Qual é o seu papel na imensa proliferação de estudos sobre a sociedade atual e suas organizações? Em que sentido responde a problemas e dilemas para os quais outras respostas são menos adequadas? Todos os autores dessa coletânea, profissionais experientes na área de gestão, como acadêmicos, pensadores, consultores, executivos ou empresários, partilham da visão de que líderes que agem baseados em valores são fundamentais para a produção de valor e para a ação coordenada em cenários complexos e imprevisíveis.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Dale Carnegie apresenta em sua 51º edição, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ é considerado um dos principais livros no gênero, influenciando com ótimos conceitos a todos no âmbito pessoal e profissional.

Motivação 3.0 – Os novos fatores motivacionais que buscam tanto a realização pessoal quanto

O último título da nossa lista dos 10 livros sobre gestão e liderança, Motivação 3.0, o autor Daniel Pink nos prova que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente. Os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer. O livro ensinará aos gestores a usar de forma eficaz esses novos princípios que configuram o avanço e o passo à frente no que se refere à motivação do século XXI.


E aí, está preparado para ler os 10 livros sobre gestão e liderança? Leu algum outro que não está na lista e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de 5 pessoas discutindo sobre como melhorar a produtividade da equipe comercial