Você está lidando bem com sua equipe? Entenda a diferença entre um líder e um chefe

 em Gestão e Produtividade

Você sabe as características e diferenças entre líder e chefe? O sonho da maioria das pessoas é conseguir crescer na empresa e conseguir um cargo de liderança. Porém, conseguir atingir esse objetivo e ser um líder, ao invés de um chefe, não é uma tarefa fácil.
A tendência é que as pessoas tomem uma posição autoritária e rígida ao chegar a uma posição como essa. Porém, é importante estar preparado para ser um bom líder, para que a sua equipe esteja sempre motivada e engajada com os objetivos da empresa.
Para isso, é necessário entender, antes de tudo, a diferença entre líder e chefe e suas principais características. Continue lendo para entender também as vantagens de ser um líder:

Características: Líder e Chefe

Chefe

O chefe é a figura de autoridade máxima; se vê sempre como acima do resto da equipe, e nunca alguém que faz parte dela. As vezes, nem mesmo interage com os outros colaboradores. Para manter essa figura, quase não ouve outras opiniões, apenas dá ordens e demonstra que é ele quem manda o tempo todo.
Por conta disso, os funcionários não se sentem confortáveis para expor suas idéias, relatar problemas ou tirar dúvidas, pois ficam com medo de serem reprimidos. Isso faz com que essa figura seja temida, e não respeitada.
Toma todas as decisões da empresa, precisa aprovar tudo que os funcionários fazem e não compartilha com as outros. Se não passar pelas mãos dele, o problema é responsabilidade do funcionário. Ele não motiva e nem incentiva, pois pensa que o trabalho excelente do funcionário é apenas uma obrigação. E quando não é como ele espera, o chefe tem tendência de apontar os erros do colaborador na frente de toda equipe.
Sua única preocupação são os resultados imediatos, principalmente o lucro. Quando a empresa está crescendo, toma os resultados para seu próprio orgulho. Mas se isso não acontecer, a culpa é somente dos funcionários.

  • Autoridade máxima;
  • Figura centralizadora;
  • É temido, e não respeitado;
  • Os funcionários não se sentem confortáveis;
  • Não incentiva e nem motiva;
  • Aponta os erros perante todos;
  • Quando algo da errado, joga a responsabilidade na equipe
  • Quando algo dá certo, se orgulha dos próprios resultados

Líder

Diferente do chefe, o líder não age como uma autoridade máxima, e sim como um orientador. É conhecido por ser uma pessoa inspiradora e motivadora para a equipe, trabalhando para que todos cresçam juntos. Essa pessoa sabe observar, identificar e valorizar tudo que acontece a sua volta, inclusive as habilidades de cada indivíduo, respeitando suas limitações e ajudando a superá-las.
Tem tendência a ser respeitado por seus funcionários, e não temido, pois não possui uma postura centralizadora e nem autoritária. Sabe distribuir as tarefas, para que ninguém fique sobrecarregado, e participa a todo momento das atividades.
Ele está sempre em busca de novos conhecimentos, pois sabe assim conseguirá lidar melhor com diversas situações e resolver problemas internos com mais facilidade. Além disso, divide esse conhecimento com seu time, compreendendo que assim sua equipe ficará mais eficaz e forte.
Um líder não se preocupa apenas com os resultados, mas também com o caminho para alcançar o determinado objetivo, pensando no lado humano da relação. Quando há algum problema em sua equipe, conversa com os colaboradores, ouve suas dificuldades e busca resolvê-las da melhor forma.

  • Motiva e inspira sua equipe;
  • Valoriza as habilidades individuais;
  • Não busca só resultados;
  • Analisa tudo que acontece ao seu redor;
  • É bom ouvinte e sabe se comunicar;
  • Respeita as dificuldades e trabalha para superá-las.

Vantagens de ser um líder

A principal vantagem de ser um bom líder é a relação com a equipe. Uma equipe mais motivada, valorizada e conduzida tende a ser também muito mais eficientes. Ser um líder aumenta a lealdade, dedicação e disciplina.
Consequentemente, as chances de manter talentos retidos na empresa são muito maiores, e a taxa de turnover cai, aumentando significativamente os ganhos para qualquer companhia. Um bom líder ajuda também no alinhamento de objetivos organizacionais com a equipe.


Existem pessoas que já nascem com a vocação para serem líderes natos. A capacidade de comunicação, influência e iniciativa já faz parte de suas rotinas. Porém, é possível aperfeiçoar essas habilidades por meio de cursos e estudos, basta ter disposição para mudar os seus hábitos. E não se esqueça: uma boa liderança trás muitos benefícios para a empresa!
Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre líder e chefe? Você se enquadra em qual desses dois perfis? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Logo do aplicativo SlackFoto de uma mulher falando ao telefone com muitos papeis colados nela e na parede atrás, como melhorar a produtividade