Contabilidade para Condomínios – Como contabilizar esses dados corretamente

 em Contabilidade

Entenda como funciona a contabilidade para condomínios:

Todo edifício, seja ele comercial ou residencial, é necessário ter alguém que auxilie o processos de pagamento de contas, recibos e todos os gastos que o condomínio gera e por isso muitas vezes é necessário ter alguém experiente para fazer esse tipo de trabalho.

O serviço contábil não é obrigatório por lei e geralmente, quem cuida dessa parte é um síndico que tenha conhecimento dos processos contábeis para que ele saiba contabilizar adequadamente os dados. Mas quando não, é preferível contratar um contador experiente e registrado pelo Conselho Regional de Contabilidade, para que essa manutenção seja feita da melhor maneira possível.

Contabilidade para Condomínios

Para contratar o serviço contábil que seja responsável por essa parte, é necessário reunir os condôminos e assim aprovar essa contratação através de uma assembléia. Quando isso for feito, o responsável pode tomar a frente disso, mas o síndico não deixa de ser responsável pela contabilidade final que deve ser entregue para os moradores, de acordo com o Art. 1348, inciso VIII do Código Civil brasileiro determina que:

Art. 1.348. Compete ao síndico:

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

Mas isso não invalidará o serviço contábil, pois com um contador experiente pois a prestação de contas mensal e anual é obrigatória, prevista por lei e nada melhor do que ter um profissional que sabe fazer isso, certo?

O contador sabe como fazer um balancete corretamente e assim manter a organização do condomínio sempre em dia. Para fazer isso, é necessário reunir informações como:

  • Prestação de contas mensais e anuais
  • Boletos bancários das taxas de condomínio
  • Registro de obrigações trabalhistas
  • Elaboração de orçamentos
  • Apuração e emissão de guias de recolhimento de INSS, FGTS, ISS, DARF do IRRF, DARF do PIS s/ folha de pagamento

Ou seja, após fazer esse balancete, é necessário que o contador passe essas informações para o síndico e assim, faça com que elas sejam entregues aos condôminos e assim, o trabalho contábil pode ser um trabalho em equipe, quando bem desenvolvido.

contabilidade para condomínios

Benefícios da contabilidade para condomínios

Quando você contrata um serviço especializado para fazer a contabilidade de seu negócio, considere os benefícios que isso pode que isso pode trazer para o condomínio além de auxiliar o síndico em diversos aspectos. Abaixo, você pode conferir alguns benefícios que esse serviço pode trazer para você:

  • Transparência financeira e regularidade fiscal

Um tema que muitas vezes gera desavença nas assembleias é sobre a transparência financeira, já que muitas vezes a prestação de contas mensal e anual fica desproporcional, portanto, um contador pode ajudar a trazer essa segurança além de poder ajudar no controle fiscal e evitar gastos com multas, que acaba pesando no bolso dos condôminos.

  • Controle Patrimonial

Além de ser necessário, é obrigatório que essa informações sejam apresentadas para todos para que todos estejam cientes de onde os gastos estão indo e como estão as despesas do condomínio e por isso, é necessário que o controle patrimonial seja apresentado como uma garantia de que tudo que está sendo investido no local esteja indo para o lugar que foi destinado.

  • Melhora de relacionamentos internos

Com uma relação mais aberta sobre os gastos e despesas, as confusões tendem a diminuir e isso acaba melhorando a relação dos moradores local, já que todos estão á par do que está acontecendo no condomínio e assim, as relações podem ser harmonizadas e gerar um relacionamento mais agradável dentro do local.

Com a contabilidade para condomínios bem desenvolvida, as vantagens ficam nítidas e traz uma sensação de segurança, já que com esse serviço, se torna muito mais difícil que alguma fraude ocorra ou que algo fuja dos padrões de legislação.


Conseguiu entender mais sobre a contabilidade para condomínios? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

O que é Contabilidade Consultiva