Entenda como contratar um contador para loja de laticínios!

Você sabe como é o trabalho do contador para loja de laticínios? Entenda mais sobre:

Muitos empreendedores sentem dificuldade na hora de fazer a contabilidade para loja de laticínios. Por isso a melhor opção é contar com um profissional especializado. O serviço de contabilidade segmentado em um determinado ramo oferece muito mais segurança para a empresa, logo que o profissional conhece todas as obrigações, leis e detalhes específicos desta área.

Por isso, preparamos uma matéria especial, para auxiliá-lo em todos os procedimentos que você, empreendedor, consiga contratar um bom contador para loja de laticínios. Entenda o que esse profissional pode fazer pelo seu negócio e também como escolher o ideal para sua loja de laticínios:

Contador para loja de laticínios

Não há dúvidas: a contabilidade é uma ferramenta indispensável para que a gestão dos negócios seja realmente efetiva. É por meio da contabilidade que o empresário compreende e organiza os assuntos tributários e de fins gerenciais, assim como também fornece informações importantes para a tomada de decisões.

Para que uma empresa seja efetiva, é importante entender pontos específicos desse mercado. Os produtos lácteos fazem parte da vida de muitas pessoas e existem diversos produtos no mercado com boas vendas neste segmento. Os consumidores desse tipo de negócio podem ser desde bares e restaurantes até o público final.

Contar com uma assessoria contábil é ter um aliado para gerenciar diversas questões da empresa, em especial nas finanças. A Contabilidade pode ser definida como uma ciência social que estuda e pratica técnicas de administração e economia.

Por conta disso, apresentamos abaixo algumas das coisas que um contador pode fazer por você. Entenda a importância da contabilidade para loja de laticínios, para que você tenha bons resultados e prospere com sua empresa. Continue lendo:

Sobre a importância do contador para loja de laticínios

Hoje a produção de queijos no Brasil apresenta grande importância econômica, sendo o Brasil o sexto maior produtor mundial. Em 2013, a produção leiteira foi de 35 bilhões de litros, sendo 35% a mais que os 26 bilhões contabilizados em 2007. Da produção de leite, cerca de 60% é destinada a fabricação de queijos, ilustrando a importância social e econômica do produto.

O leite é matéria-prima bastante flexível e, a partir dele, podem-se obter diversos produtos. Isso inclui, aproximadamente, 1.000 variedades de queijos. É fundamental a utilização de leite de boa qualidade para a fabricação de produtos seguros à saúde do consumidor, além do mais, o leite contaminado é um problema para a indústria queijeira, uma vez que se torna mais ácido, resultando em perda de rendimento, queijos defeituosos e mais perecíveis.

Esse ramo em específico tem diversas particularidades que devem ser observadas na hora de desenvolver a atividade contábil. Pensando nisso, é necessário ter um bom profissional que saiba lidar com o segmento de contabilidade para loja de laticínios.

O profissional contábil tem como objetivo prestar o suporte necessário para a empresa crescer. Ele auxilia no controle financeiro e também nos demais assuntos burocráticos. Desde a abertura da empresa, até o seu desenvolvimento. Assim, terá de ter atenção às normas específicas de natureza fiscal, jurídica e societária.

Ele também estará envolvido nos serviços mensais, garantindo a entrega de obrigações acessórias e auxiliando na escrituração da parte financeira, societária e patrimonial. Além disso, auxilia no controle de processos inadequados ocorrentes e que podem gerar perdas, possíveis acidentes de trabalho ou falta de manutenção de equipamentos.

Tipos de atividade

Para que seu negócio seja funcional e legalizado, é importante que você defina o CNAE que você está atendendo. O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas define o tipo de serviço que você está oferecendo. Para esse tipo de negócio, o CNAE que melhor se adequa é:

5117-9/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo

Qualquer deslize pode acarretar em pagar muito mais impostos sobre o faturamento, e consequentemente, na redução do seu lucro. Um bom contador para loja de laticínios conhece bem as leis e sabe como orientar o empreendedor a tomar uma decisão mais assertiva.

Natureza Jurídica

É preciso também verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar a natureza jurídica é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. O contador para loja de laticínios será responsável por identificar corretamente qual é a natureza jurídica da sua empresa.

Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

  • Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

Documentos necessários

Para que tudo esteja em dia com a sua empresa, é importante que documentos sejam entregues mensalmente para que o contador tenha noção do andamento da empresa.

Assim, assuntos com fins gerenciais e tributários estarão sempre em dia e o profissional contábil pode ter um controle de tudo que está acontecendo. Entre esses documentos, estão:

  • Recibos de pagamento: Salário, Pró-labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega), outros benefícios e também Atestados Médicos de funcionários;
  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição de trabalho e Contribuições Sindicais;
  • Notas Fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
  • Notas Fiscais de Concessionárias: como de Telefonia, Energia Elétrica, etc;
  • Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
  • Arquivos Eletrônicos: Arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do SPED Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF, GARE e GNRE;
  • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Descontos de Duplicatas;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
  • Controle de Estoque da empresa e livro inventário ao final do período.

Como contratar um contador

Inicialmente para contratar o profissional é necessário saber se ele exercerá uma função fixa dentro da empresa, sendo um contador interno, que é mais comum em empresas de grande porte ou se prestará serviços terceirizados.

Quando definir o tipo de contratação do serviço, é necessário verificar as informações que ele irá desempenhar na empresa o que pode ir desde o momento da abertura da empresa, até uma prestação de consultoria ou auditoria.

Com esses aspectos definidos, escolher o contador certo para o seu negócio pode se tornar ainda mais fácil e trazer grandes benefícios como um bom retorno para a empresa, quando suas funções são desempenhadas da melhor e mais eficiente maneira.

Como escolher um contador para loja de laticínios

Considerando os fatores citados acima, é possível ver que o contador deve estar presente em todas as fases de empresa. Um serviço de qualidade sendo executado pelo profissional contábil facilita o trabalho do empresário. Mais do que isso, ajuda também a tomar decisões eficazes para que o empreendimento cresça e se desenvolva.

Portanto, o contador para loja de laticínios colabora com a economia de gastos e tributos além de influenciar diretamente no crescimento do negócio, pois o profissional auxiliará desde o início do processo.

Possui uma loja de laticínios e precisa de serviços contábeis para deixar a gestão da sua empresa em dia? Conte com os profissionais do Abertura Simples.

Possuímos contadores em mais de 300 cidades de todo Brasil, todos prontos a atender sua startup. Clique no botão abaixo e saiba mais:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta