Você sabe como funciona a contabilidade para MEI e qual a sua importância?
Uma das melhores alternativas para entrar no mundo dos negócios foi a opção de se tornar autônomo. A melhor delas, por ser menos burocrática é ser um microempresário individual (MEI), pois é uma das opções mais práticas para se formalizar.
Com o aumento de 1,3% de profissionais autônomos no Brasil, fica cada vez mais em evidência a necessidade de prestar atenção e manter o controle financeiro.
Sabendo dessa necessidade, separamos alguns tópicos interessantes abaixo.
Existe necessidade de contabilidade para MEI?
Apesar de parecer um serviço não tão necessário, ter um contador auxiliando suas receitas e despesas é sempre de grande ajuda.
Aqui temos alguns dos critérios que são necessários para que um MEI se formalize, entre eles:
- Não ter participação como sócio, administrador ou titular de uma empresa.
- Pode contratar no máximo um empregado.
- Faturar no máximo R$60,000 por ano.
E para formalizar-se, existe um site que auxilia nesse processo. (Portal do Empreendedor)
Mas e após isso?
Após isso, existe então uma oportunidade de ter o auxílio de um contador, para ajudar com todas as tributações e impostos, pois essa organização estará agindo em benefício ao próprio MEI.
Por exemplo:
- Ao se formalizar como MEI: existe um valor fixo por mês, de cerca de R$50,00 que engloba impostos devidos que pode ser pago por você mesmo.
Com isso, existe a necessidade de manter em dia as mensalidades para ter direito ao auxílio-doença e maternidade além da aposentadoria.
- Caso o MEI contrate um funcionário, é necessário tomar cuidado com questões trabalhistas do contratado, sendo assim comprovada mais uma vez a importância do contador.
- Quando necessitar de um empréstimo, existe documentos obrigatórios que com o auxílio contábil e todo o planejamento que ele pode gerar, facilitará esse processo.
- O MEI deve preencher o Relatório Mensal de Receitas que obteve no mês anterior, garantindo que todos os relatórios tenham em anexo as notas fiscais de compras e de serviços.
- A cada ano é necessário fazer a DAS (Declaração Anual Simplificada), que pode ser preenchida pelo próprio MEI ou pelo seu contador.
Existe vantagens em ser MEI?
Sim, existem benefícios previdenciários que o MEI formalizado possui. Dentre elas:
- Auxílio doença: em casos de incapacidade de seguir trabalhando, após a comprovação disso e contando com a contribuição da previdência por pelo menos um ano, está elegível para esse auxílio.
- Aposentadoria por idade: necessita o equivalente a 180 meses contribuídos.
- Pensão por morte: se houver contribuição por pelo menos dois anos, a família do MEI terá direito a pensão caso ocorra o falecimento do mesmo.
- Aposentadoria por invalidez: se for diagnosticado algum problema que o impeça de seguir com seu trabalho, o auxílio estará elegível se o mesmo contribuir por pelo menos um ano.
- Salário maternidade: caso o MEI tenha acabado de ter um filho e terá que passar um tempo afastada do trabalho. É necessário pelo menos 10 meses de contribuição.
Além disso, você também terá um CNPJ e alvará de funcionamento sem custo ou burocracia, pode emitir nota fiscal, acesso e apoio ao SEBRAE, terá acesso a produtos e serviços bancários como crédito.
Com isso podemos ver qual a necessidade de ser formalizado como MEI, além da necessidade contábil que existe para que esse passo importante seja dado com êxito.
Preparamos um vídeo em nosso canal do Youtube onde você pode esclarecer algumas outras dúvidas sobre o MEI! Confira abaixo:
Gostou de saber mais sobre a contabilidade para MEI? Quer saber mais sobre assuntos relacionados? Acesse o Abertura Simples e fique por dentro.
No comment yet, add your voice below!