Skip to content

Contabilidade para supermercados: entenda como funciona

O que você verá neste artigo:

Procurando uma contabilidade para supermercados? Então, confia neste artigo tudo a respeito assunto!

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão efetiva de qualquer negócio, e não seria diferente para a contabilidade para supermercados. Afinal, este é um dos setores comerciais mais importantes do Brasil.

A contabilidade para supermercados pode ajudar o empreendedor em assuntos tributários e de fins gerenciais. Assim como também é responsável por fornecer informações importantes que ajudarão o empresário na tomada de decisões. 

Para trabalhar com o nicho de contabilidade para supermercados, é necessário que o contador pense além do cumprimento das obrigações acessórias. O contador responsável por este segmento deve estar sempre atento aos prazos e documentações, além de ajudar o empreendedor na escolha do melhor regime tributário para o seu negócio.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então, continue a leitura e entenda como funciona a contabilidade para supermercados.

contabilidade para supermercados

A importância da contabilidade para supermercados

Apesar de ser uma parte importante, o contador que trabalha com esse nicho específico deve se preocupar com diversas tributações e processos burocráticos

O contador para supermercados é responsável por cuidar de todas as tributações de lucro real por estimativa mensal e fazer um planejamento adequado. Afinal, o supermercado precisa ter o controle exato de tudo o que entra e sai, prestando total atenção às mercadorias. 

A contabilidade para supermercados é extremamente importante, pois uma boa assessoria contábil garantirá que o negócio esteja sempre em dia, prestando atenção na folha de pagamento de cada um dos funcionários, além de manter sempre um bom controle interno de mercadorias.

Além disso, a contabilidade para supermercados também apresenta uma série de benefícios. Confira alguns deles a seguir!

Melhor projeção do fluxo de caixa

Ter uma melhor projeção do fluxo de caixa é uma das principais vantagens de contar com uma contabilidade para supermercado. Isso porque, o contador especializado consegue projetar cenários futuros para o negócio com base nos pagamentos fixos, nas despesas e na entrada e saída de dinheiro. Isso te ajudará a fazer um melhor acompanhamento do supermercado, além de gerar dados importantes sobre o patrimônio.

Análise dos indicadores para supermercados

Outra vantagem de contar com a consultoria de uma contabilidade para supermercado é que o profissional observa todos os indicadores da concorrência para analisar a sua performance no mercado competitivo. Os indicadores são extremamente importantes para que você possa criar estratégias e planos de ação eficazes para o seu negócio. Alguns deles são:

  • Ticket médio;
  • índice de lucratividade;
  • Custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Índice de crescimento anual;
  • Retorno sobre investimento (ROI);
  • Taxa de turnover.

Ajuda no planejamento tributário

Uma contabilidade para supermercados eficaz auxilia o empreendedor no planejamento tributário para novos negócios direcionado para o seu tipo de empresa. Dessa forma, as obrigações acessórias podem ser atendidas de acordo com o que determina a legislação, te deixando longe das penalidades e multas.

Algumas das obrigações acessórias que devem ser atendidas por supermercados são:

  • e-Social;
  • ECD;
  • ECF;
  • DCTF;
  • EFD-Reinf.

Elaboração do controle orçamentário para supermercados

A contabilidade para supermercados auxilia o empreendedor na previsão, realização, acompanhamento e revisão do controle orçamentário da empresa. Assim, o trabalho todo poderá ser desenvolvido sem que imprevistos impeçam a continuidade de suas ações.

O papel do contador para supermercados

Em sua rotina de trabalho, o contador para supermercados será responsável por desenvolver planilhas, pagar impostos, cuidar das contas a pagar e receber e ainda poderá ser um consultor financeiro do negócio. Entre suas funções estão:

Legalização empresarial

O profissional poderá realizar todo o processo de abertura de empresa, bem como sua legalização e até o encerramento. Ele também ficará responsável por fazer mudanças contratuais e até tributárias. Com isso, o profissional não terá que lidar com processos burocráticos.

abs news. clique aqui!

Assessoria fiscal

O contador ainda pode oferecer assessoria fiscal, como apuração de impostos, planejamento tributário, entrega de declarações e escrituração de notas fiscais.

Assessoria trabalhista

Poucas pessoas sabem, mas o contador também tem conhecimento técnico para cuidar das funções de um departamento pessoal. Ele pode, por exemplo, realizar a folha de pagamento, fluxo de registro de funcionário, fundo de garantia e muito mais.

Consultoria estratégica

Um outro serviço prestado por muitos contadores é a consultoria estratégica do escritório. O profissional será um aliado, pois conseguirá analisar os dados financeiros, compreender o que precisa ser melhorado e traçar metas de crescimento ou até indicar mudanças econômicas benéficas para o crescimento do escritório.

Como encontrar um contador para supermercados? 

Há muitos escritórios de contabilidade com anúncio na internet, mas nem todos são especializados no seu negócio. Diante disso, a recomendação é que você analise alguns critérios quando for pesquisar os escritórios contábeis. Veja abaixo alguns que podem te ajudar a encontrar um bom profissional.

Especialização

Um profissional especializado na área de atuação do seu negócio, terá mais conhecimento técnico e isso impacta na qualidade dos serviços contábeis prestados. Sendo assim, a recomendação é que você procure por contadores especializados.

Atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. O escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para supermercados é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

contabilidade para supermercados

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e aplicação de conceitos bem definidos.

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Custo x benefício

Peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado. É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Dicas de contabilidade para supermercados

Continue a leitura e confira algumas dicas de contabilidade para supermercados. 

Tipos de atividade

Para que o seu negócio seja funcional, é importante que você deixe claro para seus clientes o nicho que você está atendendo. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ajudará você a entender exatamente qual o tipo de serviço que você está lidando.

O CNAE para um supermercado é representado pelo número 4771-3/02.

Abra a sua empresa com quem é referência no brasil. Abra a sua empresa no Abertura Simples! Saiba mais!

Natureza Jurídica

Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isto é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar as naturezas jurídicas para empresas no momento de formalizar o negócio é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

  • Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenham suas profissões;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

Documentos obrigatórios para um supermercado

Para que tudo esteja em dia com o seu supermercado, é importante que alguns documentos sejam entregues mensalmente para que o contador tenha total noção do como a empresa está.

Assim, assuntos com fins gerenciais e tributários estarão sempre em dia e o profissional contábil pode ter um controle de tudo que está acontecendo. Entre esses documentos, estão:

  • Recibos de pagamento: Salário, Pró-labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega), outros benefícios e também Atestados Médicos de funcionários;
  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição de trabalho e Contribuições Sindicais;
  • Notas Fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
  • Notas Fiscais de Concessionárias: como de Telefonia, Energia Elétrica, etc;
  • Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
  • Arquivos Eletrônicos: Arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do SPED Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF, GARE e GNRE;
  • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Descontos de Duplicatas;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
  • Controle de estoque da empresa e livro inventário ao final do período.

Abertura Simples

O Abertura Simples é um portal que conecta novos empreendedores a contadores experientes para que eles deem todo o auxílio que você precisa. Caso você esteja buscando por um serviço de contabilidade para supermercados que possa ajudar você, entre em contato com nossos representantes:

Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura da sua empresa!

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.
Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como Alvará de Funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Saiba que esse é um processo um tanto quanto burocrático, que não envolve apenas ferramentas de marketing e divulgação do negócio. São exigidos o cumprimento de exigências e muitas burocracias. 

Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book Como abrir uma empresa? Manual Completo e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!