Manter uma área de contabilidade saudável na empresa é muito importante para os resultados organizacionais. Os erros contábeis, por sua vez, podem fazer com que a empresa sofra desnecessariamente e até mesmo chegue a fechar as portas. Um dos erros mais comuns é o de não manter esta área informada das coisas certas, impedindo que o trabalho contábil possa ser realizado de maneira efetiva.
Confira cinco informações da sua empresa que não podem ser deixadas de lado se você busca uma contabilidade saudável!
Extrato bancário, despesas e recebimentos
O extrato bancário é uma das coisas maios importantes sobre as quais sua contabilidade precisa ser mantida informada, já que esse documento é responsável por fornecer balancetes e também por garantir um cumprimento adequado às obrigações fiscais.
No extrato bancário normalmente está inclusa boa parte dos pagamentos realizados, como despesas fixas e variáveis e também os recebimentos da empresa. Ainda assim, é importante manter a contabilidade informada de todos os recebimentos e pagamentos “avulsos”, por mais ou menos importante que pareçam.
Notas fiscais emitidas e recebidas
Outra coisa que deve ser informada com constância à contabilidade diz respeito às notas fiscais emitidas e recebidas. Uma boa gestão dessas notas fiscais evita problemas contábeis muito comuns e que podem fazer com que surjam muitas dores de cabeça com a fiscalização em geral.
O informe sobre as notas fiscais emitidas, inclusive, é muito importante para que seja feita a apuração dos tributos devidos relativos à venda de produtos ou contratação de serviços. Sem esses informes, a contabilidade da empresa não estará completamente correta, levando a problemas.
Folha de pagamento
A folha de pagamento precisa ser informada para a contabilidade para que seja possível manter controle sobre quais são os impostos devidos, especialmente relativos à contribuição patronal.
Manter a contabilidade informada sobre a folha de pagamento é importante para evitar possíveis problemas com a justiça trabalhista, como o não-pagamento de benefícios devidos, por exemplo. Com a contabilidade ciente da folha de pagamento isso tende a não a acontecer, trazendo mais segurança para a empresa.
A situação dos funcionários também é de interesse da contabilidade
Falando sobre os funcionários também é importante manter a contabilidade informada sobre a situação dos funcionários. Embora isso esteja diretamente relacionado à folha de pagamento, é sempre benéfico informar quando um funcionário entra de férias, de licença ou é contratado.
Quanto à demissão de funcionários é ainda mais importante deixar que a contabilidade fique informada de maneira quase que imediata, já que existem algumas obrigações sindicais que devem ser cumpridas logo após a demissão, o que nem sempre coincide com o envio da folha de pagamento.
Objetivos organizacionais
Olhando para um lado mais estratégico, um diferencial é manter a sua contabilidade informada sobre quais são os objetivos para o seu negócio. Por que isso é necessário? É bem simples: se um dos objetivos da sua empresa é crescer, então será necessário realizar mais investimentos e, portanto, otimizar os custos e realizar pagamentos para obter as melhorias.
Dessa forma, a contabilidade pode ser informada sobre os objetivos organizacionais para que seja criada uma sinergia em que todos os setores da empresa trabalham para o mesmo objetivo.
O resultado é uma vantagem competitiva, já que muitas empresas não aproveitam o potencial da contabilidade para uma atuação estratégica.
A área contábil da sua empresa precisa ser informada constantemente sobre coisas como o extrato bancário, contas pagas e recebidas, notas fiscais, folha de pagamento e situações dos funcionários. Indo além, você também pode informar sobre os objetivos organizacionais para resultados ainda melhores.
Sobre quais coisas você mantém sua contabilidade saudável? Não deixe de comentar e participar.
No comment yet, add your voice below!