Entenda a contabilidade tributária e como ela pode auxiliá-lo a controlar os impostos em sua empresa
É muito comum se falar na elevada carga tributária que temos no Brasil, onde, em um ano, são necessários cerca de cinco meses de trabalho só para pagarmos os tributos. Não importa o tamanho ou a atividade principal, qualquer instituição precisará pagar impostos. Quer esteja ela enquadrada no Lucro Real, Presumido ou no Simples Nacional. Exceto, claro, aquelas instituições isentas pelo governo, tais como organizações não governamentais (ONGs), fundações e associações.
Porém, alguma vez você já se perguntou: é possível pagar menos para a Receita Federal do Brasil, de forma legal? Não estou pagando mais impostos do que deveria? Como estou utilizando os benefícios e incentivos oferecidos pela lei?
Bem, a contabilidade tributária pode responder todas essas suas dúvidas e muito mais. Confira nessa matéria o que é essa área e a importância da contabilidade tributária. Além disso, saiba como ela pode te ajudar a evitar problemas com o fluxo de caixa. Continue lendo:
O que é a contabilidade tributária?
Da mesma forma que a Administração e a Economia, a Contabilidade também está inserida como uma ciência social. Uma parte dela é a Contabilidade Tributária, que trabalha na gestão de tributos de uma empresa. É também conhecida como contabilidade fiscal, por se tratar do setor de uma empresa que é responsável pelo recolhimento e de tributos de uma entidade. Mas seu conceito se estende a um conjunto de ações e procedimentos que visam apurar e conciliar a geração de tributos.
Vantagens da contabilidade tributária
O planejamento tributário deve ser utilizado como ferramenta para aperfeiçoar os impostos das empresas e torná-las sustentáveis. Por meio dele é possível:
- Aumentar o retorno dos acionistas;
- Determinar na avaliação de projetos de investimento os possíveis efeitos de impostos com antecedência;
- Melhorar o fluxo de caixa das organizações, o agendamento com antecedência adequada, o cumprimento das obrigações fiscais, e melhorar sua sustentabilidade;
- Considerar alternativas para poupança fiscal em projetos ou operações de investimento a serem realizados.
O que faz um profissional de contabilidade tributária?
Ao definir a contabilidade tributária gerencial, podemos dizer que ela tenta prever as consequências que determinados comportamentos e decisões, do ponto de vista fiscal. Além disso, também como proceder num determinado exercício fiscal econômico para antecipar o montante do imposto a ser pago.
Portanto, a contabilidade tributária visa as ações e omissões. É esse profissional quem vai estudar o que os empreendedores tem feito ou não em determinado período de tempo e determinará o imposto a ser pago. É através da análise regular que profissionais da área de Contabilidade Tributária poderão elaborar o balanço financeiro e saber o quanto de impostos a empresa tem que pagar.
Vale deixar claro: o profissional dessa área não faz apenas a organização dos tributos. Ele também tem o objetivo de realizar a manutenção da viabilidade do negócio, logo que qualquer erro tributário pode causar graves consequências ao empreendedor. O valor de um deslize pode sair caro à empresa, e o ideal é saber como economizar!
Importância da contabilidade tributária
Um bom planejamento tributário é essencial para evitar problemas no fluxo de caixa da empresa. Muitos empreendedores se assustam com a quantidade de impostos, e caso não haja um planejamento tributário correto, a empresa pode acabar levando um dano significado e ter uma grande perda no capital na hora de pagar esses impostos.
Existem até mesmo empresas que não conseguem sobreviver aos primeiros anos simplesmente por não entenderem o regime fiscal em que se encaixam e não levantam corretamente seus tributos. Por isso, a contabilidade tributária adequada tem o papel de prevenir ou ao menos amenizar essas situações.
Uma das funções da contabilidade tributária é definir melhores estratégias de gerenciamento de impostos e não apenas gerenciá-los. Se uma empresa pagar mais tributos do que realmente precisa, o negócio pode ser inviabilizado a longo prazo. Um especialista pode oferecer suporte e conhecimento para evitar esse tipo de engano.
Como funciona a contabilidade fiscal em uma empresa?
Considerando que a contabilidade fiscal é mais orientada para o controle externo, por meio de agências estatais destinadas à cobrança de impostos e outras entidades interessadas, nunca é demais ressaltar que seu desenvolvimento deve ser elaborado por profissionais qualificados. Assim a empresa fica sempre em dia com a legislação que pode vir a afetar os resultados por ela exibidos.
O ambiente de negócios e de impostos devidos é bastante complexo, já que, atualmente, a legislação brasileira conta com as mais variadas formas de tributação. Hoje em dia, como há uma demanda crescente por transparência, os departamentos fiscais estão sob constante pressão. Assim, tem têm que se adaptar para se tornarem mais eficientes, automatizados e encontrarem profissionais cada vez mais qualificados.
Para uma análise fiscal mais eficiente, a empresa deve focar em três pontos principais:
Contabilidade fiscal
Oferece apoio no cálculo das obrigações mensais e nos impostos anuais, validando as contas da empresa e seu balanço fiscal. Além de implementar as novas normas do manual de contabilidade tributária.
Contabilidade tributária
Executada a fim de melhorar a estratégia operacional da organização, os controles e os processos fiscais. Também como a eficácia dos sistemas e dos dados da empresa.
Risco fiscal
Conceito ligado à identificação e à priorização de riscos e controles fundamentais para a empresa. Visando, assim, contribuir para o monitoramento e o devido controle fiscal.
E aí, você já conhecia a contabilidade tributária e os profissionais dessa área? Como sua empresa tem cuidado dos tributos? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!