Saiba como utilizar o controle patrimonial em sua empresa:
Para manter a saúde financeira de uma empresa, existem diversas maneiras que ajudam a controlar a movimentação do capital. Sendo assim, pode ser que exista uma maneira ideal para ajudar a gerenciar todo o patrimônio de seu empreendimento.
O controle patrimonial vai além de ser um procedimento burocrático. Essa prática consiste no levantamento de todo o patrimônio da empresa afim de compreender os bens tangíveis, como por exemplo propriedades e veículos, assim como os bens intangíveis. Isso permite que o contador responsável por essa função tenha a visão de um panorama da situação contábil e patrimonial do empreendimento.
Quando uma empresa deixa de fazer esse controle, ela deixa de ter uma visão clara de seus bens e como está a saúde financeira de sua empresa, podendo cometer erros que dificultam o acumulo de capital.
Porque as empresas devem fazer o controle patrimonial?
Gerenciar o patrimônio de sua empresa pode ajudar, por exemplo, a gerar relatórios que podem ajudar os gestores e contadores a entender melhor qual o momento econômico que a empresa se encontra. Além disso, pode auxiliar na definição dos custos do produto ou serviço que o empreendimento oferece, também protegendo a movimentação de ativos, fazendo com que os furtos eventuais sejam diminuídos drasticamente.
O controle patrimonial pode também ajudar a compreender o valor que a empresa tem para que quando ela entre em alguma negociação, ela possa ser avaliada por meio do relatório denominado Valuation, que é um processo para estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.
Portanto, além de gerar estatísticas corretas e balanços precisos, a empresa pode tomar decisões que ajudem sempre no desenvolvimento do negócio e melhore cada vez mais seu posicionamento de mercado.
Como fazer o controle patrimonial?
Existem algumas etapas que são necessárias a serem seguidas para que o controle patrimonial seja feito de maneira efetiva. Lembre-se que para colocar tudo isso em prática, conte com um contador experiente que saiba lidar com isso, até mesmo para ajudar a atualizar os dados de acordo com suas aquisições ou depreciações que ocorrem ao longo dos anos.
1 – Inicialmente faça um inventário, classificando suas contas corretamente, de maneira que seja feita uma vistoria dos ativos e uma constatação do estado de conservação dos bens.
2 – Avalie então os ativos seguindo as orientações de avaliação do valor justo.
3 – Catalogue todos os bens identificados e crie normas que permita que você padronize a inserção ou saída de bens, sempre mantendo o controle deles através desses registos.
4 – Faça uma atualização anual de seus bens, mantendo os detalhes sempre atualizados sempre dentro dos parâmetros exigidos.
Conseguiu entender como fazer o controle patrimonial de uma empresa? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!