Confiança e benefício são as palavras quando o assunto é criar um programa de fidelidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, fazer o cliente não ir correndo direto para concorrência a cada promoção deve estar no horizonte de todo empreendedor.
E, podemos dizer que uma maneira de realizar esse “casamento” da sua empresa com a clientela é criando um bom programa de fidelidade. É uma forma de estreitar os laços e garantir que o cliente esteja sempre pronto para retornar para “casa”, mesmo que passe por outros lugares durante o dia.
Neste artigo, explicaremos o que é um programa de fidelidade, alguns benefícios que um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio e como criar um programa de fidelidade em 5 dicas.
O que é um programa de fidelidade?
Podemos definir o conceito de programa de fidelidade como uma operação de marketing que tem como intuito principal trabalhar a clientela flutuante de forma que a torne fidelizada.
Um programa de fidelidade pode conter premiações, ações voltadas a acumular pontos numa espécie de “carteirinha de fidelidade” do cliente, entre outras estratégias.
O principal objetivo de um programa de fidelidade é mostrar para o cliente que em sua empresa ele recebe um tratamento diferenciado do que recebe na concorrência.
Desta forma, o cliente sente que está tendo uma experiência ímpar e que está sendo reconhecido, a tendência então é que ele retorne ao estabelecimento mais vezes.
Para identificar quais clientes farão parte do programa de benefícios geralmente a empresa faz um mapeamento daqueles clientes que tem consumido mais e como “bonificação” oferece benefícios que outros clientes que consomem menos não terão acesso.
Alguns benefícios que um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio
- Evita que clientes sejam flutuantes indo direto para a concorrência;
- Engajar os clientes os tornando embaixadores da sua marca;
- Representa um bom custo-benefício em relação a outras ações de marketing;
- Impacta positivamente nos lucros da empresa;
- Mesmo diante de promoções de negócios, que atuam no mesmo segmento que o seu, faz com que o cliente opte por voltar para o seu estabelecimento.
Como criar um programa de fidelidade em 5 dicas
Crie um programa de fidelidade com regras claras
Quando o assunto é fidelidade, ninguém gosta de coisas mal explicadas e assuntos obscuros. Portanto o primeiro passo ao criar um programa de fidelidade é definir regras claras e objetivas o suficiente para que seja de fácil compreensão para a clientela e ao mesmo tempo mostre originalidade.
Evite lacunas nas regras do seu programa:
É recomendável que ao criar o seu programa de fidelidade conte com a ajuda de um advogado, dessa forma você cria regras claras e evita pontos de interpretação dúbia que possam acarretar danos jurídicos e financeiros para sua empresa
Invista em boas recompensas que agradem o cliente
Um bom relacionamento de fidelidade precisa ser recompensado à altura das expectativas, não adianta oferecer recompensas absolutamente banais e esperar que o cliente retorne.
Respeitando seu planejamento financeiro, invista em boas recompensas e lembre-se: você precisa mostrar pro cliente que ele fica melhor com você do que com a sua concorrência.
Invista numa identidade e ações criativas para o programa
Sim meus amigos, num relacionamento com o seu cliente, a aparência importa… e muito. O seu programa de fidelidade precisa ter uma cara que desperte desejo na clientela, é preciso investir em ações criativas e numa identidade visual cativante.
Lembre-se de que investir nesse ponto é conquistar o coração e mente do consumidor.
Divulgue bastante o seu programa de fidelidade
Sim você quer um relacionamento fiel com seu cliente, então precisa mostrar que está “na pista para negócio” e que investir na relação com a sua marca vale a pena.
Portanto, é essencial que haja uma massiva divulgação do programa de fidelidade para alcançar uma boa base de clientes.
Esses clientes podem funcionar como embaixadores e trazer outros clientes para conferir as facilidades e benefícios que o seu programa oferece.
Agora que você já sabe a importância que criar um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio, é hora de investir em trazer mais corações para a sua marca e, para te ajudar nessa tarefa, recomendamos que baixe o ebook sobre como captar mais clientes.
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