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5 dicas sobre como criar um programa de fidelidade para a sua empresa

O que você verá neste artigo:

Confiança e benefício são as palavras quando o assunto é criar um programa de fidelidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, fazer o cliente não ir correndo direto para concorrência a cada promoção deve estar no horizonte de todo empreendedor.

E, podemos dizer que uma maneira de realizar esse “casamento” da sua empresa com a clientela é criando um bom programa de fidelidade. É uma forma de estreitar os laços e garantir que o cliente esteja sempre pronto para retornar para “casa”, mesmo que passe por outros lugares durante o dia. 

Neste artigo, explicaremos o que é um programa de fidelidade, alguns benefícios que um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio e como criar um programa de fidelidade em 5 dicas. 

O que é um programa de fidelidade?

Podemos definir o conceito de programa de fidelidade como uma operação de marketing que tem como intuito principal trabalhar a clientela flutuante de forma que a torne fidelizada.

Um programa de fidelidade pode conter premiações, ações voltadas a acumular pontos numa espécie de “carteirinha de fidelidade” do cliente, entre outras estratégias. 

O principal objetivo de um programa de fidelidade é mostrar para o cliente que em sua empresa ele recebe um tratamento diferenciado do que recebe na concorrência. 

Desta forma, o cliente sente que está tendo uma experiência ímpar e que está sendo reconhecido, a tendência então é que ele retorne ao estabelecimento mais vezes. 

Para identificar quais clientes farão parte do programa de benefícios geralmente a empresa faz um mapeamento daqueles clientes que tem consumido mais e como “bonificação” oferece benefícios que outros clientes que consomem menos não terão acesso. 

Alguns benefícios que um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio 

  1. Evita que clientes sejam flutuantes indo direto para a concorrência; 
  2. Engajar os clientes os tornando embaixadores da sua marca; 
  3. Representa um bom custo-benefício em relação a outras ações de marketing; 
  4. Impacta positivamente nos lucros da empresa; 
  5. Mesmo diante de promoções de negócios, que atuam no mesmo segmento que o seu, faz com que o cliente opte por voltar para o seu estabelecimento. 

Como criar um programa de fidelidade em 5 dicas

Crie um programa de fidelidade com regras claras 

Quando o assunto é fidelidade, ninguém gosta de coisas mal explicadas e assuntos obscuros. Portanto o primeiro passo ao criar um programa de fidelidade é definir regras claras e objetivas o suficiente para que seja de fácil compreensão para a clientela e ao mesmo tempo mostre originalidade. 

Evite lacunas nas regras do seu programa: 

É recomendável que ao criar o seu programa de fidelidade conte com a ajuda de um advogado, dessa forma você cria regras claras e evita pontos de interpretação dúbia que possam acarretar danos jurídicos e financeiros para sua empresa

Invista em boas recompensas que agradem o cliente

Um bom relacionamento de fidelidade precisa ser recompensado à altura das expectativas, não adianta oferecer recompensas absolutamente banais e esperar que o cliente retorne. 

Respeitando seu planejamento financeiro, invista em boas recompensas e lembre-se: você precisa mostrar pro cliente que ele fica melhor com você do que com a sua concorrência.

Invista numa identidade e ações criativas para o programa

Sim meus amigos, num relacionamento com o seu cliente, a aparência importa… e muito.  O seu programa de fidelidade precisa ter uma cara que desperte desejo na clientela, é preciso investir em ações criativas e numa identidade visual cativante. 

Lembre-se de que investir nesse ponto é conquistar o coração e mente do consumidor. 

Divulgue bastante o seu programa de fidelidade

Sim você quer um relacionamento fiel com seu cliente, então precisa mostrar que está “na pista para negócio” e que investir na relação com a sua marca vale a pena. 

Portanto, é essencial que haja uma massiva divulgação do programa de fidelidade para alcançar uma boa base de clientes.

Esses clientes podem funcionar como embaixadores e trazer outros clientes para conferir as facilidades e benefícios que o seu programa oferece. 

Agora que você já sabe a importância que criar um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio, é hora de investir em trazer mais corações para a sua marca e, para te ajudar nessa tarefa, recomendamos que baixe o ebook sobre como captar mais clientes.

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