Skip to content

5 dicas sobre como criar um programa de fidelidade para a sua empresa

O que você verá neste artigo:

Confiança e benefício são as palavras quando o assunto é criar um programa de fidelidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, fazer o cliente não ir correndo direto para concorrência a cada promoção deve estar no horizonte de todo empreendedor.

E, podemos dizer que uma maneira de realizar esse “casamento” da sua empresa com a clientela é criando um bom programa de fidelidade. É uma forma de estreitar os laços e garantir que o cliente esteja sempre pronto para retornar para “casa”, mesmo que passe por outros lugares durante o dia. 

Neste artigo, explicaremos o que é um programa de fidelidade, alguns benefícios que um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio e como criar um programa de fidelidade em 5 dicas. 

O que é um programa de fidelidade?

Podemos definir o conceito de programa de fidelidade como uma operação de marketing que tem como intuito principal trabalhar a clientela flutuante de forma que a torne fidelizada.

Um programa de fidelidade pode conter premiações, ações voltadas a acumular pontos numa espécie de “carteirinha de fidelidade” do cliente, entre outras estratégias. 

O principal objetivo de um programa de fidelidade é mostrar para o cliente que em sua empresa ele recebe um tratamento diferenciado do que recebe na concorrência. 

Desta forma, o cliente sente que está tendo uma experiência ímpar e que está sendo reconhecido, a tendência então é que ele retorne ao estabelecimento mais vezes. 

Para identificar quais clientes farão parte do programa de benefícios geralmente a empresa faz um mapeamento daqueles clientes que tem consumido mais e como “bonificação” oferece benefícios que outros clientes que consomem menos não terão acesso. 

Alguns benefícios que um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio 

  1. Evita que clientes sejam flutuantes indo direto para a concorrência; 
  2. Engajar os clientes os tornando embaixadores da sua marca; 
  3. Representa um bom custo-benefício em relação a outras ações de marketing; 
  4. Impacta positivamente nos lucros da empresa; 
  5. Mesmo diante de promoções de negócios, que atuam no mesmo segmento que o seu, faz com que o cliente opte por voltar para o seu estabelecimento. 

Como criar um programa de fidelidade em 5 dicas

Crie um programa de fidelidade com regras claras 

Quando o assunto é fidelidade, ninguém gosta de coisas mal explicadas e assuntos obscuros. Portanto o primeiro passo ao criar um programa de fidelidade é definir regras claras e objetivas o suficiente para que seja de fácil compreensão para a clientela e ao mesmo tempo mostre originalidade. 

Evite lacunas nas regras do seu programa: 

É recomendável que ao criar o seu programa de fidelidade conte com a ajuda de um advogado, dessa forma você cria regras claras e evita pontos de interpretação dúbia que possam acarretar danos jurídicos e financeiros para sua empresa

Invista em boas recompensas que agradem o cliente

Um bom relacionamento de fidelidade precisa ser recompensado à altura das expectativas, não adianta oferecer recompensas absolutamente banais e esperar que o cliente retorne. 

Respeitando seu planejamento financeiro, invista em boas recompensas e lembre-se: você precisa mostrar pro cliente que ele fica melhor com você do que com a sua concorrência.

Invista numa identidade e ações criativas para o programa

Sim meus amigos, num relacionamento com o seu cliente, a aparência importa… e muito.  O seu programa de fidelidade precisa ter uma cara que desperte desejo na clientela, é preciso investir em ações criativas e numa identidade visual cativante. 

Lembre-se de que investir nesse ponto é conquistar o coração e mente do consumidor. 

Divulgue bastante o seu programa de fidelidade

Sim você quer um relacionamento fiel com seu cliente, então precisa mostrar que está “na pista para negócio” e que investir na relação com a sua marca vale a pena. 

Portanto, é essencial que haja uma massiva divulgação do programa de fidelidade para alcançar uma boa base de clientes.

Esses clientes podem funcionar como embaixadores e trazer outros clientes para conferir as facilidades e benefícios que o seu programa oferece. 

Agora que você já sabe a importância que criar um programa de fidelidade pode trazer para o seu negócio, é hora de investir em trazer mais corações para a sua marca e, para te ajudar nessa tarefa, recomendamos que baixe o ebook sobre como captar mais clientes.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.