Uma ferramenta estratégica para tomar decisões, mas ainda poucos empreendedores sabem como criar uma pesquisa de opinião
A pesquisa tem como objetivo ouvir um grupo de pessoas para desenvolver ações mais direcionadas. Uma empresa, por exemplo, pode criar uma pesquisa de opinião para verificar o que seus clientes acharam das mudanças de determinado produto.
A partir dos dados, a empresa entenderá se as mudanças foram aceitas ou o que precisa ser melhorado para agradar o público. Ou seja, a pesquisa fornece dados que podem ser utilizados de maneira estratégica para aumentar as vendas, melhorar a satisfação dos clientes, conquistar novos mercado e por aí vai.
Conheça dois tipos de pesquisa de opinião
É interessante destacar que, antes de criar uma pesquisa, o profissional deverá estabelecer de qual tipo ela será. Ocorre que eles de diferenciam por seus objetivos e métodos. Sendo assim, para um resultado satisfatório é interessante entender, ao menos, quais são os tipos mais utilizados no mercado.
Satisfação
O principal foco é analisar como está a satisfação do cliente em relação a marca. Desta forma, a pesquisa de satisfação pode ser utilizada para verificar como anda a relação do cliente com o produto, atendimento, experiência, entrega etc.
Mercado
Já o foco dessa pesquisa é verificar como está a concorrência. Neste caso, por exemplo, a empresa pode identificar a reação do público para diferentes marcas. Além de entender sua posição no mercado e o dos concorrentes, a pesquisa também ajuda na estratégia de diferenciação.
Dicas para criar uma pesquisa de opinião
A partir do que foi mencionado acima, é possível que muitos leitores tenham realmente entendido a importância da pesquisa e tenham interesse em desenvolver uma. Pensando nisso, abaixo listamos algumas dicas.
Estabeleça o objetivo
O primeiro passo é estabelecer o objetivo da pesquisa. Uma forma de conseguir defini-lo é questionar, por exemplo, o que a minha empresa deseja com a pesquisa? Qual o nosso objetivo final? Por que ela é importante? As respostas para as perguntas podem levar a definição do objetivo.
Defina o tipo e a metodologia
Você já sabe que há dois tipos de pesquisa que são amplamente utilizados. A partir do objetivo, será necessário definir um tipo e uma metodologia. Essa última pode ser quantitativa (que está direcionada a números) e qualitativa (relacionada à qualidade).
Determine o meio
Em seguida, determino o meio no qual a pesquisa será realizada. Ela pode ser feita por email, pessoalmente ou por formulário. A ideia é que o meio seja definido a partir das demandas da pesquisa.
Selecione o público-alvo
Quem deverá responder as perguntas? A resposta da questão é fundamental para o sucesso da pesquisa. Exemplificando: supondo que uma empresa queira desenvolver uma pesquisa para entender a satisfação dos seus clientes em relação ao seu produto X. Portanto, a pesquisa terá como público-alvo os clientes do produto X.
Desenvolva as perguntas
A produção das perguntas deve ser objetiva. Isso significa que somente com algumas perguntas a empresa deve conseguir obter as informações que deseja. Por isso, é fundamental elaborar as perguntas com muito cuidado e objetividade.
Agora que você já sabe como criar uma pesquisa de opinião, o que acha de entender mais sobre público-alvo? Leia nosso artigo e entenda a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona.
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