Skip to content

Dicas essenciais para criar uma pesquisa de opinião

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Uma ferramenta estratégica para tomar decisões, mas ainda poucos empreendedores sabem como criar uma pesquisa de opinião

A pesquisa tem como objetivo ouvir um grupo de pessoas para desenvolver ações mais direcionadas. Uma empresa, por exemplo, pode criar uma pesquisa de opinião para verificar o que seus clientes acharam das mudanças de determinado produto.

A partir dos dados, a empresa entenderá se as mudanças foram aceitas ou o que precisa ser melhorado para agradar o público. Ou seja, a pesquisa fornece dados que podem ser utilizados de maneira estratégica para aumentar as vendas, melhorar a satisfação dos clientes, conquistar novos mercado e por aí vai.

Conheça dois tipos de pesquisa de opinião

É interessante destacar que, antes de criar uma pesquisa, o profissional deverá estabelecer de qual tipo ela será. Ocorre que eles de diferenciam por seus objetivos e métodos. Sendo assim, para um resultado satisfatório é interessante entender, ao menos, quais são os tipos mais utilizados no mercado.

Satisfação

O principal foco é analisar como está a satisfação do cliente em relação a marca. Desta forma, a pesquisa de satisfação pode ser utilizada para verificar como anda a relação do cliente com o produto, atendimento, experiência, entrega etc.

Mercado

Já o foco dessa pesquisa é verificar como está a concorrência. Neste caso, por exemplo, a empresa pode identificar a reação do público para diferentes marcas. Além de entender sua posição no mercado e o dos concorrentes, a pesquisa também ajuda na estratégia de diferenciação.

Dicas para criar uma pesquisa de opinião

A partir do que foi mencionado acima, é possível que muitos leitores tenham realmente entendido a importância da pesquisa e tenham interesse em desenvolver uma. Pensando nisso, abaixo listamos algumas dicas.

Estabeleça o objetivo

O primeiro passo é estabelecer o objetivo da pesquisa. Uma forma de conseguir defini-lo é questionar, por exemplo, o que a minha empresa deseja com a pesquisa? Qual o nosso objetivo final? Por que ela é importante? As respostas para as perguntas podem levar a definição do objetivo.

Defina o tipo e a metodologia

Você já sabe que há dois tipos de pesquisa que são amplamente utilizados. A partir do objetivo, será necessário definir um tipo e uma metodologia. Essa última pode ser quantitativa (que está direcionada a números) e qualitativa (relacionada à qualidade).

Determine o meio

Em seguida, determino o meio no qual a pesquisa será realizada. Ela pode ser feita por email, pessoalmente ou por formulário. A ideia é que o meio seja definido a partir das demandas da pesquisa.  

Selecione o público-alvo

Quem deverá responder as perguntas? A resposta da questão é fundamental para o sucesso da pesquisa. Exemplificando: supondo que uma empresa queira desenvolver uma pesquisa para entender a satisfação dos seus clientes em relação ao seu produto X. Portanto, a pesquisa terá como público-alvo os clientes do produto X.

Desenvolva as perguntas

A produção das perguntas deve ser objetiva. Isso significa que somente com algumas perguntas a empresa deve conseguir obter as informações que deseja. Por isso, é fundamental elaborar as perguntas com muito cuidado e objetividade.

Agora que você já sabe como criar uma pesquisa de opinião, o que acha de entender mais sobre público-alvo? Leia nosso artigo e entenda a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário