fbpx

Como e por que criar uma cultura de inovação na sua pequena empresa?

 em Marketing e Inovação

Entenda o que é a cultura de inovação em pequenas empresas e porque você deve criar uma em seu negócio

A importância da inovação nas empresas nunca foi tão comentada como é atualmente. O conceito de cultura de inovação está ganhando cada vez mais força nas organizações. Seu objetivo é promover processos sustentáveis e criativos na geração de novos produtos e soluções.

Porém, embora já se fale muito a respeito disso nas empresas, ainda é muito difícil encontrar uma cultura de inovação prática. É essencial compreender o que de fato ela é, para poder se manter em pleno crescimento!

Por isso, apresentamos a seguir tudo que você precisa saber para criar uma cultura de inovação em pequenas empresas e porque você deve implementá-la em seu negócio. Continue lendo:

O que é cultura de inovação?

Podemos definir a cultura de inovação como um ambiente de trabalho que cultiva pensamentos menos ortodoxos e mais criativos, e também sua aplicação efetiva na empresa.

Como o próprio nome traduz, não se trata de um sistema previamente moldado, que se encaixe em todos os tipos de gestão empresarial. É uma cultura, um comportamento que a empresa adota na intenção de otimizar a criatividade de seus funcionários.

Por que criar uma cultura de inovação?

Imagine só que a empresa é como uma máquina; ela pode funcionar durante anos sem apresentar defeitos. Mas se, com o passar do tempo, não houver atualizações ou manutenções adequadas, ela não só vai “enferrujar” como também se tornará ultrapassada. Outras maquinas mais modernas começarão a fazer o mesmo, só que de forma mais eficiente e rápida.

Nessa linha de raciocínio, saiba que sua empresa pode até estar apresentando resultados bons, e um ótimo desempenho com a mesma estratégia. Porém, o mundo muda e se atualiza constantemente e, consequentemente, os consumidores também.

Por isso, sem a prática da cultura de inovação, sua empresa não conseguirá acompanhar as tendências, princípios, conceitos e valores mais atuais sobre gestão empresarial, e seu modelo de negócios se torna obsoleto.

Como criar uma cultura de inovação em pequenas empresas?

Seja apaixonado pelo que faz

Você pode até ser bom no que você faz, e se investir em conhecimentos, aprimorando suas habilidades, pode se tornar um perito no mercado. Porém, você jamais será tão bem sucedido se não for apaixonado pelo que faz!

Indepentende de qual seja o setor de atividade do seu negócio ou quais sejam suas funções, é muito mais fácil se comprometer a buscar melhores resultados quando se tem a paixão como incentivo.

Confira uma matéria que preparamos que explica perfeitamente as vantagens de se trabalhar com o que ama e fazer sucesso com isso.

Busque de conhecimento constante

Conhecimento não ocupa espaço e nunca é demais. Esteja sempre em busca de novas informações, e até mesmo na busca por essas informações você deve buscar ser criativo.

Para inovar na empresa, leia livros, assista filmes, participe de palestras e cursos, contate outros profissionais do setor e faça de tudo para abastecer seu repertório pessoal.

O importante é praticar a inovação e manter a riqueza de informações. Assim, você nunca será pego de surpresa por qualquer desafio e saberá como aproveitar as oportunidades quando elas surgirem na sua empresa.

Conheça seu público

Para inovar, é necessário estar atento não só ao que acontece dentro da empresa, mas fora também. O consumidor moderno é muito mais exigente em termos de inovação.

A era da internet e das redes sociais mudou muito os comportamentos e tendências, e as empresas que insistem no tradicionalismo antiquado acabam de tornando obsoletas.

Conhecer seu público, ouvir o que eles tem a dizer e pensar em como a inovação pode solucionar seus problemas é muito importante para a cultura de inovação em pequenas empresas. Fique atendo ao mercado e às mídias, pois ambos podem te ajudar a observar como esse público-alvo reage.

Crie um ambiente criativo e valorize as ideias

Incentivar e estimular sua equipe a ter ideias é essencial para inovar na empresa. Afinal, você não pode ser o único a ter essa linha de raciocínio, não é mesmo? Crie um ambiente onde a criatividade seja estimulada e as ideias possam surgir naturalmente.

Uma ótima forma de estimular a cultura de inovação em pequenas empresas a ter ideias é valorizá-las através de premiações. Claro, as ideias devem fazer sentido e serem viáveis na execução. Afinal, a empresa têm de alinhar criatividade com funcionalidade, certo?

Dê ouvidos a sua equipe e você vai perceber os insights maravilhosos que eles podem te fornecer. Até sua produtividade receberá novos contornos, pelo reconhecimento e valorização.

Implemente!

Toda implementação de uma ideia nova ou projeto traz novas regras, novos comportamentos, novos hábitos. Por isso, o processo de implementação é necessário e deve ser claro e de fácil entendimento para os envolvidos

Em suma, não basta a empresa ter a inovação em seu discurso e cobrá-la de seus funcionários. É necessário adotá-la em sua rotina e jornada de trabalho como forma de fomentar um ambiente propício e criativo. Assim, todos os colaboradores sentem a importância de suas ideias e do propósito da otimização e sustentabilidade como forma de inovação.


Você já pratica a cultura de inovação em pequenas empresas? Está preparado para implementá-la em seu negócio? Conhece alguma dica que poderia ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Contadores criando a sua estratégia de marketing contábilfoto da vista de cima de pessoas em uma mesa, representando a venda de serviços contábeis