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Qual a importância do seu departamento de T.I.?

O que você verá neste artigo:

Atualmente, nenhuma empresa consegue atuar e se manter sem a utilização de recursos da Tecnologia da Informação, também conhecida pela sigla T.I. Esta área possibilita que as empresas possam executar as atividades de forma mais simples, promovendo, ainda, ações de inovação.

O investimento em profissionais de T.I é um fator decisivo para as empresas que desejam continuar competitivas no mercado. Para saber um pouco mais da importância do departamento de T.I, continue lendo!

O que é T.I.?

Primeiramente, é importante deixar claro o que é T.I e o que este profissional desta área faz.

Segundo a Gartner, a Tecnologia da Informação é “Um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas.”

O principal uso da tecnologia da informação é acessar, processar, produzir e enviar dados da empresa. Todos os softwares de gestão empresarial fazem parte do T.I, como a rede de internet, computadores e servidores.

Enquanto isso, o profissional de T.I é responsável pela aplicação de todas essas ferramentas de gestão empresarial, softwares, servidores de armazenamento e até a configuração dos computadores da sua empresa. Além disso, o profissional de T.I também é responsável pelo processamento de dados, engenharia de software, hardware e informática.

Há alguns anos, o profissional de T.I. tinha apenas funções de apoio, no entanto, com o passar dos anos, com a transformação digital e com as mudanças de mercado, eles também se tornaram parte da estratégia da organização, desenvolvendo ações e inovações competitivas. Além disso, os profissionais estão envolvidos com outras áreas das empresas, esclarecendo dúvidas e otimizando processos. 

Por meio do T.I ainda é possível coletar, analisar e repassar informações imprescindíveis nas estratégias competitivas da sua empresa.

O setor de T.I pode ser dividido em sete partes, sendo elas:

  • Administração: Os profissionais deste ramo cuidam das redes necessárias, fazendo a instalação e configuração, garantindo o melhor funcionamento dos equipamentos;
  • Banco de dados: Estes profissionais garantem a segurança e controlam os dados da empresa;
  • Cloud computing: De acordo com o perfil e necessidades da empresa, os atuantes dessa frente ajudam a aproveitar todos os benefícios da Nuvem com segurança;
  • Infraestrutura: Estes profissionais monitoram e garantem o funcionamento de todos os equipamentos;
  • Programação: Todos os recursos que envolvem programação e códigos são gerenciados por estes profissionais;
  • Segurança: Esta área garante a segurança, integridade e confidencialidade das informações da empresa em relação as ameaças digitais;
  • Sistema: Certificam a qualidade das soluções adotadas pela empresa e garantem os processos sejam suportados por elas.

Qual a importância do Departamento de T.I?

O departamento de tecnologia da informação consegue automatizar processos, melhorar a comunicação interna e oferece mais dados para a tomada de decisões, contribuindo para a redução de custos e aumento da competitividade.

Confira algumas vantagens desse departamento:

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1 – Disponibilidade de serviços

O departamento de tecnologia da informação ajuda a identificar mais rapidamente anomalias no sistema. Desta razão, quando bem feito, a gestão de um departamento de T.I é possível diminuir os números de incidentes no ambiente tecnológico e ainda garante um atendimento ágil.

2 – Maior produtividade e agilidade

Ao investir em um departamento de T.I, as empresas garantem uma melhora no fluxo de comunicação e uma escala maior de produtividade

A tecnologia também ajuda a achar lacunas dentro da empresa, auxiliando a tornar o processo mais eficiente. Além disso, também é possível identificar e corrigir falhas no sistema e nas operações mais rapidamente.

Para isso, é necessário a empresa estar sempre investindo em aparelhamento para o setor de T.I e na capacitação dos profissionais. Todos os investimentos colocados na melhoria dos processos da empresa não serão à toa, e futuramente terão redução de despesas e aumento na produção.

3 – Redução de custos

Por meio do uso da tecnologia, os gestores têm a possibilidade de ter acesso a todas as áreas da empresa. Desta forma, torna o processo mais fácil para estimar custos e analisar formas de otimizar os recursos.

Além disso, quando parte da infraestrutura da empresa, o seu negócio está automaticamente fazendo uma transformação digital e, com isso, automatiza processos, deixando-os mais dinâmicos e menos burocráticos.

Manter um departamento de T.I também reduzirá os custos, pois não será necessário a contratação de serviços terceirizados o que otimizará o uso dos programas e ferramentas utilizados pela empresa.

4 – Mais segurança

O T.I utiliza tecnologia de diferentes níveis de acessos, criptografia e nuvem, impedindo que qualquer dano que ocorra não prejudique os dados e coloque em risco as informações da empresa.

5 – Melhor comunicação interna

Ao ser trabalhado por um profissional de T.I, o fluxo de comunicação interna da empresa melhora e permite que colaboradores consigam trocar mensagens entre si, além de acessarem documentos e dados referentes à sua área. O acesso rápido à informação ainda melhora o tempo de resposta, interno e externo, tornando-o mais eficiente e produtivo.

6 – Aumento da satisfação do cliente

Com mais dados sobre o cliente em mãos, a empresa pode melhorar o atendimento, oferendo um excelente suporte e um direcionamento mais preciso em suas ações. Resultando em clientes satisfeitos e fidelizados.

O T.I permite a melhoria nos seguintes aspectos:

  • Melhoria no conhecimento do perfil cliente;
  • Otimiza os pontos estratégicos e a entrega de produtos;
  • Aumenta a popularidade e nível de confiabilidade da marca;
  • Automatiza processos, gerando satisfação no cliente.

5 – Assertividade

Ao aumentar a disponibilidade de informações, a tomada de decisões passa a ser ainda mais estratégica e focada, gerando resultados mais notáveis pela empresa.

O departamento de T.I ainda pode:

  • Desenvolver metodologias que melhorem o desempenho das funções de diversos setores, através de sistemas, projetos, upgrade em equipamentos;
  • Fazer a manutenção periódica dos equipamentos de informática e seus periféricos, e ainda realizar melhorias na rede, no armazenamento de dados e de sistemas;
  • Resolver rapidamente problemas pequenos, que por mais insignificantes que possam parecer, podem se tornar transtornos incalculáveis para os processos e para a própria empresa. Um exemplo disso é, a atualização do sistema JAVA, que muitos programas do Governo como Caixa Econômica usam e que sem a atualização, podem parar de funcionar. A atualização é algo simples, mas que nem todo usuário sabe identificar, podendo ocasionar uma paralisação dos serviços e de seus funcionários.

Como priorizar as necessidades do T.I?

Por meio de um processo chamado Gestão de Demandas de T.I, é possível identificar e priorizar chamados, solicitações se iniciativas do departamento de tecnologia da informação.

Mediante a esta estratégia, é capaz direcionar as decisões do presente para antecipar o futuro, utilizando a previsibilidade. Ou seja, por meio das variáveis atuais, é possível compreender o que está por vir.

Esta estratégia ajuda a reduzir perdas e desperdícios e elimina o improviso.

No entanto, os critérios de priorização variam de empresa para empresa e envolvem a análise de uma série de fatores como, tempo de esforço, relação com metas estratégicas ou custo envolvido. Além do mais, dependendo do volume de demandas é necessário o uso de um método de seleção de demandas para auxiliar na tomada de decisões pertinentes aos objetivos estratégicos da empresa.

Benefícios da Gestão de Demandas de T.I

  • Controle eficiente dos custos do T.I;
  • Melhorias no Retorno Sobre Investimento (ROI), a partir da previsibilidade prestado pelo T.I;
  • Abordagem estruturada para avaliar o impacto estratégico;
  • Base de conhecimento especifico da empresa em constante evolução.

Qual é o papel da Gestão de T.I?

A gerência de T.I é o setor responsável por cuidar das informações, criar e desenvolver projetos, usando recursos tecnológicos para isso.

A gestão da tecnologia de informação não envolve apenas computadores e sistemas, mas também quem está por trás disso, ou seja, os colaboradores que trabalham com T.I e ter uma visão geral de todo o sistema do negócio e como fazer para ele se tornar mais simples, ágil e funcional para todos.

Atividades de Gestão de T.I

Os três pilares da Gestão de T.I são as pessoas, os processos e a tecnologia.

  • Pessoas: fundamentais para o tratamento de informação;
  • Processos: são essenciais para estruturar a área de T.I;
  • Tecnologia: Oferece suporta ao processo.

A gestão da tecnologia da informação visa promover transformação digital na empresa, garantir a satisfação dos usuários e otimizar a performance dos serviços.

Atividades realizadas pela gestão de T.I:

  • Gerenciar a equipe de T.I;
  • Alinhar o uso das tecnologias de informação com o os objetivos da empresa;
  • Controlar os sistemas operacionais e bancos de dados da empresa
  • Definir as regras para a utilização do sistema;
  • Suporte aos processos da empresa;
  • Gerenciar os orçamentos e custos do T.I;
  • Monitorar a segurança e conformidade dos sistemas;
  • Providenciar suporte técnico;
  • Administrar a infraestrutura dos locais informatizados de uma empresa.

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