Skip to content

Dicas para desenvolver contrato social para abrir empresa

O que você verá neste artigo:

Uma das etapas para quem decide empreender é desenvolver contrato social para abrir empresa. No entanto, poucas pessoas sabem como criar. Por isso, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas. Confira!

O que é Contrato Social?

O contrato social é muito comparado com a certidão de nascimento, isso porque ele é um documento onde constam as regras e condições sob quais a empresa funcionará.

Ele é muito indicado aos empreendedores que pretendem formar uma sociedade, seja ela pequena, média ou de uma grande empresa. Nele são estabelecidos os direitos e obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade.

O registro de uma sociedade exige que os sócios elaborem e registrem o Contrato Social junto à Junta Comercial de seu Estado e, se o seu caso for uma sociedade simples, esse registro pode ser realizado por um Cartório de Registro de Pessoas Físicas.

Os principais tipos de contrato social para empresa

Antes de elaborar o seu contrato social, você precisará saber que existem alguns tipos que variam dependendo da natureza jurídica da sua empresa.

Contrato Social LTDA

O contrato social é o nome da certidão de nascimento de uma sociedade limitada. Ele leva em consideração as regras deste regime, podendo ser alterado, caso haja necessidade.

Contrato Social EI

O contrato social do Empresário Individual EI chama-se Requerimento de Empresário e, nada mais é do que um formulário estabelecido pelo Governo Federal para ser utilizado como um substituto do Contrato Social nas empresas que forem abertas nesta modalidade. Este é um formato mais recomendado para empresas que possuem uma atividade já estabelecida no mercado, sem previsões de mudanças a médio prazo.

Contrato Social EIRELI

Para este tipo de contrato social, ele é denominado como Ato Constitutivo. Com os mesmos propósitos já citados anteriormente, agora é possível incluir cláusulas extras e adequá-las para o melhor uso da empresa. A sua diferença em relação ao contrato social está nas cláusulas padrões, que são alteradas para se adequar a legislação da EIRELI.

Principais dicas para desenvolver contrato social para abrir empresa

Você precisa saber que não é aconselhável que o empreendedor faça o Contrato Social sozinho, sem a consultoria e o conhecimento de um profissional especializado. Porém, é importante que o mesmo tenha ciência de quais pontos são abordados neste documento para evitar surpresas futuras.

Fazer a qualificação dos sócios

Aqui é preciso discriminar quem são os sócios da empresa e todas as suas informações.

Especifique as atividades e serviços desenvolvidos

Neste documento devem constar quais são os produtos ou serviços, bem como a definição da atividade que a empresa desempenhará. Para isso, você pode começar consultando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, disponível no site da Receita Federal.

Defina o tipo de empresa e o local onde vai operar

Para controle, o Governo, por meio da Receita Federal e dos outros órgãos, classifica os tipos de empresas de acordo com a sua infraestrutura e sua atividade principal. As mais comuns são:

  • Sociedade Limitada (Ltda);
  • Sociedade Anônima (S.A.);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Individual;
  • Empresário Individual;

Especifique a participação de cada sócio e quem são os administradores

Abordando um pouco do que já foi tratado anteriormente aqui no texto, é preciso constar no contrato social como estão ou vão ser estabelecidas a divisão das participações dos sócios, baseadas nos valores investidos por cada um no capital social da empresa.

Defina o pró-labore

Cada sócio administrador tem um valor percentual de pró-labore, que pode estar presente no documento da empresa. É importante ressaltar que o pró-labore é diferente da distribuição dos lucros feita aos sócios investidores, o que não precisa ser documentado.

Estabeleça as regras para deliberações importantes

Formatos de distribuição do lucro, regras para entrada de novos sócios, empréstimos. Tudo o que for relacionado a decisões importantes para a empresa podem e devem ser documentadas no contrato social e, ao final, assinado por cada um deles.

Agora que você já sabe como desenvolver contrato social para empresa, nossa recomendação é que você entre em contato com um escritório de contabilidade para te ajudar no processo.

O Abertura Simples é a maior rede de contabilidade do Brasil e é especializada em conectar empreendedores com contadores de alta qualidade. Clique no botão abaixo para falar com um dos nossos consultores e receba auxílio para desenvolver o contrato social para a sua empresa.  

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.