Comece 2018 sem dívidas! 7 dicas para acabar o ano no azul

Comece 2018 sem dívidas! Confira algumas dicas que podem te ajudar a terminar o ano no azul.

Pois é, o ano já está chegando ao fim. Mas ainda dá tempo para se livrar das dívidas e começar o ano no azul! Basta ter disciplina e mudar os hábitos desde já. Mas não espere que você sairá da dívida de um dia para o outro. Muitas vezes, esse processo é um pouco lento, mas tudo depende do seu compromisso de seguir adiante e, claro, da quantidade de dinheiro que você pode usar sem ser prejudicado.
Uma das resoluções mais comuns de fim de ano para muitas pessoas é começar o ano sem essas despesas. Apesar de isso ser um grande desafio, esse problema pode ser contornado com um bom planejamento financeiro. Por isso, apresentaremos a seguir algumas dicas para que você possa começar 2018 sem dívidas! Continue lendo:

Como começar 2018 sem dívidas:

1. Analise a situação financeira

É fundamental listar todos os gastos para saber o caminho que seu dinheiro está percorrendo. Todos os gastos devem ser anotados minuciosamente para que a família possa saber quanto entra de renda e para onde está indo o dinheiro. Você pode escolher a melhor maneira de fazer o controle de seus gastos: planilha, caderno ou aplicativos no celular.

2. Corte gastos desnecessários

Assim que o orçamento estiver definido, é hora de procurar quais despesas você pode cortar sem que façam falta no dia a dia. Trocar de plano de celular ou de pacote de TV a cabo são alguns dos exemplos. Assim, é possível abrir espaço para as despesas de começo de ano, como matricula na escola dos filhos, que poderão ser pagas à vista com desconto.

3. Dívidas regularizadas

Outro passo essencial é identificar para quem você deve (bancos, amigos, lojas etc) e qual o valor total da dívida. Não se esqueça de incluir taxas de juros, encargos e multas. No fim do ano, quem está negativado ou possui dívidas muito altas tem oportunidade para renegociar e limpar o nome em feirões organizados pelos birôs de crédito (Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil). Ao renegociar a dívida, é preciso tomar cuidado para que as parcelas caibam no orçamento.

4. Reveja seus hábitos

Você faz o tipo dessoa que parcela todas as compras? Gasta muito no cartão de crédito e nem sabe exatamente quanto? Sempre cai nas tentações de consumo? Se você respondeu sim, pode ser um sinal de alerta. Talvez essa seja a hora de repensar alguns dos seus hábitos para saber o que está desequilibrando as finanças.

5. Se for viajar, pague antes

Final de ano é comum que muitas pessoas aproveitem para tirar férias e, muitas vezes, viajar. Mas é preciso tomar cuidado para não extrapolar! Uma boa ideia é pagar a viagem com antecedência, e se não der para viajar para algum lugar mais longe, escolher um local próximo. A satisfação está também nas pequenas coisas, por isso pense bem se você realmente quer pagar para aparecer em fotos do Facebook ou Instagram.

6. Natal a vista

Quando for comprar os presentes de Natal, opte pelo pagamento à vista, sempre buscando por itens que caibam no seu orçamento. Se possível, até mesmo antecipe as compras. Se deixar para última hora, será mais difícil fazer pesquisas de preço, e acabará correndo o risco de ceder aos impulsos. Faça uma lista das pessoas que pretende presentear, os presentes que estão dentro do seu orçamento e o valor que está disposto a gastar.

7. Fique de olho no 13º

Final de ano é sinônimo de 13º salário, bônus e gratificação. A maioria dos especialistas recomendam que esse dinheiro extra pode ser muito útil para eliminar as despesas e começar 2018 sem dívidas. Caso você não esteja endividado, guarde os recursos para as despesas de começo de ano. Ou, se possível, guarde essa renda para engordar seus investimentos.


Gostou dessas dicas? Já está se planejando para começar 2018 sem dívidas? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta