Passo a Passo: Como diminuir o estresse no trabalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Confira algumas formas de diminuir e eliminar o estresse no trabalho para viver um ambiente muito melhor no serviço!

Um dos maiores danos à saúde dos colaboradores e produtividade de uma empresa é o estresse no trabalho. Esse problema pode até começar no psicológico, mas acarreta em diversos riscos físicos.

Se essa situação não for diagnosticada e combatida o mais rápido possível, pode comprometer o funcionário e a própria empresa.

Por isso, apresentamos abaixo as causas do estresse no trabalho e também algumas formas de combatê-lo! Confira:

Causas do estresse no trabalho

Existem diversos fatores que podem estar causando esse sentimento em você. A empresa de gestão de projetos Wrike realizou uma pesquisa com 1,4 mil profissionais de diferentes países. Os principais problemas apontados pelos entrevistados foram: excesso de trabalho, metas irreais, dificuldade de comunicação e lideranças confusas.

Além disso, a competitividade exacerbada que se criou entre profissionais e a busca desenfreada por resultados também são fatores que criam um ambiente propício ao estresse no trabalho.

Como diminuir o estresse no trabalho:

1. Observe o cenário

Como anda o ambiente do seu trabalho? As pessoas se sentem motivadas a trabalhar? Todos estão animados e só você está desanimado com o emprego? Talvez seja hora de repensar algumas atitudes e ver se você não está influenciando outros ao seu redor.

Porém, se você percebe que os colaboradores estão tão estressados quanto, talvez o problema não seja você, mas sim o local em que você está.

Repense se esse é realmente o ambiente que você quer estar e como você pode tomar alguma atitude para mudar isso!

2. Faça algo que te agrada todos os dias

Sabia que não é pecado nenhum separar 5 ou 10 minutos do seu dia para fazer algo que você gosta, certo? Seja um hobby, um projeto pessoal ou uma outra atividade que faça você desligar um pouco da tensão do ambiente.

Não precisa ser, necessariamente algo relaxante, como meditar. Mas sim algo que faça você recarregar as suas energias.

3. Organize rotinas

Uma ótima forma de amenizar o estresse no trabalho é fixar rotinas. Assim, você tem que tomar menos decisões e fazer menos escolhas durante o dia.

Pode parecer besteira, mas isso alivia o seu cérebro, sobrando mais tempo e libera sua mente para tomar decisões que realmente importam. Assim, você pode focar em outras atividades e não se preocupar tanto com essas tarefas automatizadas, aliviando assim o seu estresse no trabalho.

ilustração de um dos passos para acabar com o estresse

4. Aceite os seus erros

Tenha compaixão consigo mesmo, todos cometem erros e você não precisa se crucificar por isso. Observe suas falhas com carinho e compreensão, e aceite que você irá cometer outros erros no futuro, mas também terá muito mais acertos, e eles são muito mais significativos!

Autocrítica demais faz mal para a cabeça e para o coração.

ilustração de um dos passos para acabar com o estresse

5. Progresso ao invés de perfeição

Você pode querer ser o melhor, mas algumas pessoas chegam a se frustrar por não conseguir atingir a perfeição.

Saiba que buscar ser cada vez melhor é mais produtivo e gera menos ansiedade. Você não precisa fazer perfeito, mas precisa fazer! Quando foi a última vez que você recuperou tudo que já aprendeu?


E ai, pronto para eliminar o seu estresse no trabalho? Lembre-se de manter sua mente tranquila no local para que suas atividades possam fluir melhor.

E caso você perceba que o seu ambiente de trabalho está te consumindo mais do que deveria, sempre é hora de recomeçar, seja em um novo emprego ou até mesmo investindo em seu próprio negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo? Não deixe de comentar abaixo e acompanhe o Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo dos negócios.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário