Skip to content

Dicas imperdíveis para você começar a dominar o Excel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba como dominar o Excel, por meio de algumas dicas, e faça seu trabalho com praticidade

Você está em um novo projeto que exige a produção de planilhas? O Excel, com toda certeza, é o programa mais indicado para facilitar seu trabalho. O “problema” é que o programa só poderá ajudar, de fato, se você souber usar todas as possibilidades que ele oferece.

Ocorre que algumas funções deste programa não são intuitivas e, com isso, o usuário passa horas tentando fazer algo que poderia ser feito de forma simples e rápida. Diante disso, dominar o Excel é o caminho mais simples para desenvolver trabalhos de alta qualidade e com agilidade.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas imperdíveis para quem quer começar a dominar o Excel. Ficou interessado? Então, vamos lá!

Selecionar todas as células

O usuário não precisa clicar em célula por célula para realizar a seleção completa do conteúdo. O programa oferece um atalho muito mais simples. Clicando em CTRL + T, é possível selecionar todas as células. Há ainda a opção de clicar na seta que fica localizada entre as colunas A e 1.

Mesclar células

Para criar planilhas mais organizadas, é importante que o usuário saiba como mesclar as células. A função é muito simples. Basta selecionar as duas (ou mais) células que devem ser mescladas, clicar com o mouse direito na opção formatar célula, alinhamento, mesclar célula e no botão ok.

Adicionar nova coluna ou linha

Outra função básica que deve ser conhecida, por quem quer dominar o Excel, é a de adicionar uma nova coluna. Isso facilita muito o trabalho do usuário que já tem uma planilha pronta, mas precisa acrescentar novos dados. Para adicionar, basta clicar na coluna numérica ou alfabética, clicar com o mouse direito e apertar em inserir.

Mover os dados de forma simples

Você precisa mover os dados de uma coluna para outra? Saiba que não é necessário fazer isso manualmente, basta selecionar a coluna, mover o ponteiro do mouse para a linha fronteira. Com isso, o ícone do mouse ficará com quatro setas. Quando isso acontecer, basta arrastar a coluna para o novo espaço.

Pesquisar dados

Dentro do programa, é possível realizar a pesquisa por palavras ou números de forma extremamente simples. O usuário deve pressionar CTRL + L. Após a ação, o programa abrirá uma caixa, na qual é possível escrever o número ou palavra que deve ser pesquisado.

Transformar letras maiúsculas em minúsculas

O usuário pode economizar muito tempo para transformar letras minúsculas em maiúsculas usando uma função do programa. É só selecionar uma célula em branco, digitar =MAIÚSCULA( e selecionar a célula que deve ser transformada. Para alterar mais de uma, o usuário deve fazer o mesmo processo, mas clicar em CTRL para selecionar mais células.

Criar gráficos

O Excel permite criar gráficos, de forma simples, a partir dos dados disponibilizados dentro da tabela. Para fazer isso, é necessário selecionar os dados, clicar em inserir (disponível na barra de ferramenta superior) e selecionar gráficos dinâmicos.

Por fim, é importante mencionar que dominar o Excel exige estudo e treinamento. O programa precisa ser usado no dia a dia, na prática. Então, o conselho é usar bastante o Excel, tente descobrir formas novas de fazer as coisas. No entanto, é bom lembrar que um curso ajudará muito, pois direciona para que o aluno consiga aprender as funções de uma forma mais rápida.

Curtiu saber como dominar o Excel? Confira nosso artigo “Controle diário de caixa: entenda a relevância e como desenvolver o seu”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário