Esclareça as principais dúvidas sobre abertura de empresas! Uma das maiores dificuldades encontrada por boa parte dos empresários brasileiros é como passar corretamente por todo o processo de abrir uma empresa. Por ser repleto de etapas e minúcias que devem ser atendidas corretamente, é natural que esse processo acabe gerando dúvidas que podem prejudicar até mesmo o resultado futuro da empresa. Por isso, conheça quais são as mais comuns dúvidas sobre abertura de empresas e veja quais são suas respostas.
SAIBA QUAIS SÃO AS 5 DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE A ABERTURA DE EMPRESAS!
Qual deve ser o primeiro passo para a abrir um negócio?
Antes mesmo de dar início a todo o trâmite legal de abertura de empresas é preciso ter um planejamento sólido para aumentar as chances de o negócio dar certo. Isso significa que você deve fazer uma análise do mercado e identificar oportunidades de negócio realmente promissoras.
É nesse momento que deve ser realizado um planejamento estratégico do negócio de modo a criar todas as etapas para o sucesso. Outro fator que deve ser levado em consideração é o dinheiro que será utilizado para o investimento e o que fará parte do capital de giro, que é indispensável para o negócio. Essa análise preliminar é importante para garantir que o negócio tenha chances reais de dar certo e planejamento é a chave de tudo.
Quais as etapas necessárias?
A maior dúvida, entretanto, consiste em conhecer quais são as etapas necessárias para abertura da empresa. Assim, tudo começa com um registro de cartório civil com seus documentos e dos seus sócios, caso aplicável. A elaboração de um contrato social com o auxílio de um advogado de confiança vem em seguida e esse documento é o responsável por identificar quais são os objetivos da empresa e como será seu funcionamento. De posse do contrato social devidamente autenticado deve-se partir para o registro na junta comercial, que origina o Número de Identificação do Registro de Empresas.
Com esse número, pode-se realizar a abertura do CNPJ e, com isso, fazer o registro na Secretaria de Fazenda e na Previdência. A etapa final é a escolha do endereço adequado e a solicitação do alvará de funcionamento junto à Prefeitura, podendo ser necessária a obtenção de alvarás do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
É necessário registrar uma marca?
Muitos novos empreendedores não notam, mas registrar uma marca é muito importante para proteger esse negócio. Sem esse registro qualquer pessoa pode reclamar a sua marca e abrir sua própria empresa, colocando o seu negócio em apuros. Por isso, é indispensável realizar um registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro vale por 10 anos e garante que sua empresa não encontre quaisquer problemas relacionados à marca.
Por que escolher o regime de tributação é importante?
Na abertura de empresas também é preciso definir corretamente o regime de tributação e por isso é fundamental que você entenda essa importância. Normalmente novas empresas escolhem entre o Simples Nacional, que reúne o pagamento de 8 impostos em uma guia, ou de lucro presumido.
Essa escolha antes da abertura da empresa é muito importante primeiramente para garantir a legalização quanto às obrigações tributárias e também para garantir o menor pagamento possível de impostos, já que nem sempre o Simples Nacional é a melhor escolha.
Há um jeito de tornar o processo menos burocrático?
Felizmente há uma forma de diminuir toda a burocracia envolvida no processo de abertura de uma empresa: contar com profissionais de contabilidade altamente capacitados. Ao contar com um contador ou com um escritório de contabilidade você receberá todo o apoio quanto à documentação necessária e quanto à escolha do regime tributário, diminuindo os custos de tempo e de dinheiro com a abertura da empresa.
As dúvidas sobre abertura de empresas ainda geram muitas controvérsias entre os novos empreendedores. Ao sanar essas questões, você tem mais chances de fazer o seu negócio se desenvolver em sua plena capacidade.
Ainda tem alguma outra dúvida sobre abertura de empresas? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
2 Comments
[…] Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa extremamente burocrática. Desta forma, o futuro empreendedor pode contar com um escritório de contabilidade para realizar todos os processos de forma simples e sem que haja dor de cabeça. […]
[…] Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa extremamente burocrática. Desta forma, o futuro empreendedor pode contar com um escritório de contabilidade para realizar todos os processos de forma simples e sem que haja dor de cabeça. […]