As 5 dúvidas mais comuns sobre abertura de empresas e suas respostas

Esclareça as principais dúvidas sobre abertura de empresas! Uma das maiores dificuldades encontrada por boa parte dos empresários brasileiros é como passar corretamente por todo o processo de abrir uma empresa. Por ser repleto de etapas e minúcias que devem ser atendidas corretamente, é natural que esse processo acabe gerando dúvidas que podem prejudicar até mesmo o resultado futuro da empresa. Por isso, conheça quais são as mais comuns dúvidas sobre abertura de empresas e veja quais são suas respostas.

SAIBA QUAIS SÃO AS 5 DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE A ABERTURA DE EMPRESAS!

Qual deve ser o primeiro passo para a abrir um negócio?

Antes mesmo de dar início a todo o trâmite legal de abertura de empresas é preciso ter um planejamento sólido para aumentar as chances de o negócio dar certo. Isso significa que você deve fazer uma análise do mercado e identificar oportunidades de negócio realmente promissoras.

É nesse momento que deve ser realizado um planejamento estratégico do negócio de modo a criar todas as etapas para o sucesso. Outro fator que deve ser levado em consideração é o dinheiro que será utilizado para o investimento e o que fará parte do capital de giro, que é indispensável para o negócio. Essa análise preliminar é importante para garantir que o negócio tenha chances reais de dar certo e planejamento é a chave de tudo.

Quais as etapas necessárias?

A maior dúvida, entretanto, consiste em conhecer quais são as etapas necessárias para abertura da empresa. Assim, tudo começa com um registro de cartório civil com seus documentos e dos seus sócios, caso aplicável. A elaboração de um contrato social com o auxílio de um advogado de confiança vem em seguida e esse documento é o responsável por identificar quais são os objetivos da empresa e como será seu funcionamento. De posse do contrato social devidamente autenticado deve-se partir para o registro na junta comercial, que origina o Número de Identificação do Registro de Empresas.

Com esse número, pode-se realizar a abertura do CNPJ e, com isso, fazer o registro na Secretaria de Fazenda e na Previdência. A etapa final é a escolha do endereço adequado e a solicitação do alvará de funcionamento junto à Prefeitura, podendo ser necessária a obtenção de alvarás do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

É necessário registrar uma marca?

Muitos novos empreendedores não notam, mas registrar uma marca é muito importante para proteger esse negócio. Sem esse registro qualquer pessoa pode reclamar a sua marca e abrir sua própria empresa, colocando o seu negócio em apuros. Por isso, é indispensável realizar um registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro vale por 10 anos e garante que sua empresa não encontre quaisquer problemas relacionados à marca.

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Por que escolher o regime de tributação é importante?

Na abertura de empresas também é preciso definir corretamente o regime de tributação e por isso é fundamental que você entenda essa importância. Normalmente novas empresas escolhem entre o Simples Nacional, que reúne o pagamento de 8 impostos em uma guia, ou de lucro presumido.

Essa escolha antes da abertura da empresa é muito importante primeiramente para garantir a legalização quanto às obrigações tributárias e também para garantir o menor pagamento possível de impostos, já que nem sempre o Simples Nacional é a melhor escolha.

Há um jeito de tornar o processo menos burocrático?

Felizmente há uma forma de diminuir toda a burocracia envolvida no processo de abertura de uma empresa: contar com profissionais de contabilidade altamente capacitados. Ao contar com um contador ou com um escritório de contabilidade você receberá todo o apoio quanto à documentação necessária e quanto à escolha do regime tributário, diminuindo os custos de tempo e de dinheiro com a abertura da empresa.


As dúvidas sobre abertura de empresas ainda geram muitas controvérsias entre os novos empreendedores. Ao sanar essas questões, você tem mais chances de fazer o seu negócio se desenvolver em sua plena capacidade.

Ainda tem alguma outra dúvida sobre abertura de empresas? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta