Procurando escritório de contabilidade em Penha (RJ)? Confira!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Neste artigo, você entenderá como agir para encontrar um escritório de contabilidade em Penha!

Encontrar um bom escritório de contabilidade em Penha nem sempre é fácil. Isso porque nem todos possuem alguns requisitos que comprovam a qualidade do serviço ofertado. Sendo assim, é fundamental que o empreendedor pesquise bastante e se atente as informações que serão compartilhadas neste artigo.

Saiba o que um escritório de contabilidade em Penha pode fazer pelo seu negócio

O escritório de contabilidade em Penha será um grande aliado da sua empresa. Ele terá a missão de fazer com que a vida financeira do negócio prospere. Para isso, uma série de serviços serão realizados. Alguns deles são:

Abertura de empresa

Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa extremamente burocrática. Desta forma, o futuro empreendedor pode contar com um escritório de contabilidade para realizar todos os processos de forma simples e sem que haja dor de cabeça.

Controle de estoque e fluxo de caixa

Com a correria do dia a dia, é muito comum que o controle do estoque e o fluxo de caixa acabe sendo negligenciada. Isso é um erro muito frequente e que pode fazer com que a empresa feche as portas. Todavia, o escritório de contabilidade pode ser uma solução ideal. Isso porque os contadores são capazes de realizar essas tarefas com total eficiência e qualidade.

Enquadramento e planejamento tributário

Por meio de um escritório de contabilidade, o empreendedor poderá reduzir o pagamento de impostos. Isso pode ser feito de forma legal, pois o Sistema Tributário Brasileiro conta com muitas brechas que permitem a redução do pagamento de alguns impostos. Os contadores sabem disso e podem fazer com que o empreendedor se beneficie e economize.

Escrituração de documentos e livros fiscais

Os livros fiscais são essenciais para organizar avida financeira da empresa, pois neles constam todas as transições fiscais. Por meio das informações dos livros, o empreendedor consegue realizar estratégias de negócios, fazer apuração etc.  Sendo assim, é algo que qualquer empresa que preza pela transparência precisa ter.

Vantagens de terceirizar a contabilidade

 A terceirização contábil é uma realidade presente em muitas corporações de pequeno e médio porte, pois as vantagens são consideravelmente superiores à manutenção de um profissional exclusivo para essa função.

Alguns motivos que levam à terceirização das obrigações contábeis estão a quantidade de tarefas que a empresa precisa realizar até os gastos com despesas trabalhistas. Por isso, apresentaremos a seguir essas e outras vantagens ao se optar por terceirizar a contabilidade no seu negócio. 

Redução de gastos

Criar e manter um setor contábil dentro da empresa é naturalmente mais caro do que contratar o serviço terceirizado. A contratação de um profissional não implica apenas o pagamento do salário, mas também diversos encargos como 13º, FGTS, férias, vale-transporte, vale-refeição, INSS e outros.

Já a terceirização contábil pressupõe apenas o pagamento do serviço prestado, sem vínculos empregatícios. Fora isso, é possível poupar recursos supérfluos em períodos em que a demanda está baixa, o que tornaria ociosa a atuação do contador na empresa.

Profissionais qualificados e experientes

Pense bem, o que vale mais: um único profissional ou toda uma equipe multifacetada à sua disposição? Outra vantagem de terceirizar a contabilidade é que você contrata um serviço, e não um profissional. Ou seja, serão várias cabeças pensando juntas para solucionar os seus problemas.

Como essas pessoas trabalham com várias empresas, a experiência e conhecimento da legislação delas será amplo, trazendo mais agilidade e soluções. Isso significa que os resultados serão alcançados mais rapidamente e a chance de erros humanos diminui.

Foco nos objetivos

Já que a contabilidade não é mais uma preocupação constante, acaba sobrando mais tempo para concentrar-se em ideias novas para seu negócio. A terceirização contábil é uma solução para quando a empresa deseja manter o foco em suas ações e estratégias.

Assim, haverá mais possibilidades de verificar cada setor e conferir se está tudo alinhado, funcionando de acordo com os princípios do empreendimento. Todos os funcionários se manterão concentrados no objetivo central da empresa, sem precisar se preocupar com as questões burocráticas que são altamente especializadas e que exigem estudos e atenção.

Mudanças nas regras contábeis

A contabilidade é uma área bastante complexa, e a legislação contábil muda constantemente. Isso faz com que seus profissionais necessitem se atualizar com novos cursos e especializações sobre a legislação vigente. O que está em vigência hoje será ultrapassado amanhã.

Os contadores devem se reciclar com cursos e novas especializações. Empresas que possuem um setor contábil precisam incluir esses treinamentos nas despesas da empresa. Porém, aquelas que terceirizam sua gestão contábil estão munidas para essa realidade e aptas a se adequarem à modernidade.

Economia de espaço

O espaço pode ser um empecilho quando se quer expandir um empreendimento. Imóveis têm um custo alto, seja para alugar ou comprar, principalmente no caso de cidades grandes. Como citamos, quando o empreendedor decide terceirizar a contabilidade, não é necessário uma equipe trabalhando em suas dependências. Isso acarreta em espaço livre para outros departamentos e até, quem sabe, um estoque de mercadorias.

Critérios para encontrar um escritório de contabilidade em Penha

Você está com dúvidas sobre como escolher um escritório de contabilidade ou está tendo problemas com o seu e resolveu trocar? Nem todo escritório oferece o mesmo tipo de serviço.

O ideal é fazer uma boa pesquisa, buscando também referências e avaliar os preços e serviços oferecidos. Abaixo compartilhamos alguns critérios essenciais para que você, empreendedor, consiga escolher um bom escritório de contabilidade. Vamos lá?

Bom atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Localização

O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se torna ainda mais difícil.

Documentos para trabalhar com um escritório

Após fechar negócio com um escritório de contabilidade, o empreendedor precisará realizar o levantamento de uma série de documentos. Todos eles precisam ser entregues, na data estipulada, para que o contador consiga realizar seu trabalho com mais eficiências. Alguns desses documentos são:

  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, contribuição de trabalho e contribuições sindicais;
  • Notas Fiscais: de entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
  • Notas Fiscais de Concessionárias: e telefonia, energia elétrica, água etc.
  • Recibos de pagamento: salário, pró-labore, férias, vale transporte (compra e entrega), outros benefícios e também atestados médicos de funcionários;
  • Movimentos e recibos de autônomos e cooperados;
  • Arquivos Eletrônicos: nota fiscal, redução z, arquivos do sped fiscal e xml’s das notas fiscais;
  • Recibos e Contratos: de locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: DAS, DARF, GARE e GNRE;
  • Extratos: bancários, de aplicações, cartões de crédito, posição de empréstimos e descontos de duplicatas;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas; controle de estoque da empresa e livro inventário ao final do período.

Abertura Simples: encontre um escritório de contabilidade em Penha

O Abertura Simples tem escritório de contabilidade em Penha e em + de 50 cidades em todo o Brasil. Os profissionais, do Abertura Simples, abrem empresas de forma rápida e segura.

Além disso, o portal oferece diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem contar com seus serviços contábeis. Entre em contato com um dos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade em Penha.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário