Passo a passo: Como organizar sua vida financeira para ter sucesso em 5 etapas simples

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba como organizar sua vida financeira com 5 passos simples para praticar no dia a dia e ter muito sucesso!

Ter uma vida financeira equilibrada é o sonho de boa parte das pessoas. Talvez alguns não queiram ter riquezas, casas luxuosas e carros modernos. Mas com certeza, todos querem poder ficar sem dívidas e gastar o seu dinheiro de uma forma saudável.

Porém, isso ainda é uma dificuldade para a maioria. São poucas as pessoas que conseguem, de fato, alcançar essa tranquilidade e equilíbrio na vida financeira.

Segundo pesquisa sobre educação financeira, feita pelo SPC Brasil e CNDL, aproximadamente 45% dos brasileiros não possuem controle das suas próprias finanças.

Por que organização financeira é importante?

Planejar e organizar as finanças auxilia o acompanhamento da movimentação das suas receitas e despesas. Fica muito mais fácil entender o que está entrando e o que está saindo da sua conta, para assim fazer, até mesmo, um exercício de autocrítica.

Você já se perguntou se a sua realidade financeira é condizente com seu estilo de vida? Ou até mesmo qual seu objetivo de vida e o que você deve fazer para alcançá-lo?

Respondendo essas perguntas com honestidade irá auxiliá-lo a melhorar, ainda mais, sua vida financeira para que você consiga ter sucesso. E não se assuste, organizar esse aspecto na sua vida não é difícil como parece. Organizar-se financeiramente é mais uma questão de implementação de novos hábitos na rotina.

Como organizar sua vida financeira, segundo Gustavo Cerbasi:

Para quem está em busca de organização financeira, uma ótima recomendação é a leitura do livro “Como organizar sua vida financeira“, de Gustavo Cerbasi.

Na obra, o autor apresenta, de forma prática e fácil, algumas maneiras de lidar com questões pessoais, como organização de créditos, Declaração de Imposto de Renda e outras técnicas para ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

O livro é dividido em 10 capítulos, onde ele apresenta os passos para organizar sua vida financeira. São eles:

  1. Autoconhecimento: o passo mais importante
  2. Orçamento doméstico: Organize o uso do seu dinheiro
  3. Utilize seu orçamento com inteligência
  4. Declaração de Imposto de Renda: a hora da verdade
  5. Compras: prepare-se para elas
  6. Crédito: organize-se para usá-lo a seu favor
  7. Dívidas: orientações para manter-se em equilíbrio
  8. Segurança: mais pessoas dependem de você
  9. Investimento: bens necessários
  10. Detalhes que não podem ser esquecidos

Com base nos conhecimentos adquiridos com a leitura, apresentamos abaixo 5 passos importantes para que você entenda como organizar sua vida financeira. Assim, você não precisará viver para trabalhar, mas sim trabalhar para viver.

1. Descubra o seu erro

primeiro passo de como organizar sua vida financeira em 5 etapas

Gustavo Cerbasi afirma que o autoconhecimento é uma das principais etapas da orientação financeira. É necessário identificar e coletar todas as informações básicas para entender a sua rotina de gastos. Isso inclui a renda total, financiamentos, bens, poupança ou investimento e gastos.

A partir disso, é necessário entender aonde você está errando e como está lidando com esses erros. Não adianta de nada fingir que as suas dívidas não existem, elas vão continuar ali!

Por isso, examine bem o que você tem feito com seu dinheiro e como você pode corrigir esses defeitos. Será muito mais fácil de combatê-los e adotar medidas preventivas se você detectar aonde está errando.

2. Defina metas

De que vale saber o que fazer e como fazer, se você não souber ao menos aonde quer chegar. Definir objetivos financeiros também são muito importantes nessa etapa da vida financeira.

Mas Gustavo afirma: “quero ficar rico” não é exatamente um objetivo para o seu planejamento financeiro.

Estabelecer metas e objetivos financeiros é essencial para que você não desista no meio do caminho por falta de motivação. Além disso, permite que você transforme os seus sonhos em valores monetários, identificando quanto ainda falta para que você complete cada meta.

3. Adquira o conhecimento necessário

Com alguns minutos de pesquisa na internet você encontrará centenas de conteúdos sobre planejamento e finanças. Hoje em dia, é muito fácil adquirir o conhecimento necessário sobre qualquer assunto.

Alguns são um pouco mais complexos, outros com linguagem mais fácil. O importante é que todos estão acessíveis para que você escolha e entenda como organizar sua vida financeira.

São muitas opções, desde matérias, ebooks e cursos online. Investir um tempo na sua educação financeira é fundamental para saber como lidar com o seu dinheiro.

4. Organize

Agora sim você já está pronto para construir sua estratégia de como organizar sua vida financeira. É hora de juntar todo seu conhecimento adquirido até agora e se direcionar para o sucesso.

Com seus objetivos bem definidos, seu tempo de execução estabelecido e todos os estudos que você teve até agora, é necessário criar um planejamento coerente.

Manter suas finanças sob controle também é essencial para que seu planejamento dê certo. Por isso, comece pagando suas dividas essenciais, quite as dívidas ruins, busque manter uma poupança ao longo dos meses e, se possível, comece a pensar em estratégias de investimento.

5. Aperfeiçoe

Não acabou por aí. O mercado e a sua vida por si só estão em constante transformação, por isso é muito importante que você sempre revise suas estratégias com o passar do tempo.

Além disso, não pare de aprender! Continue sempre em busca de novos conhecimentos, novas formas de fazer o seu dinheiro e como organizar sua vida com suas novas prioridades, rotinas e fontes de renda.

Assim, você poderá cumprir seus objetivos com mais tranquilidade e até mesmo construir novos sonhos.


E aí, já sabe como organizar sua vida financeira? Possui alguma outra dica que possa ajudar os leitores? Comente abaixo e continue acompanhando os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo dos negócios.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

3 Comments

  1. Olá, muito obrigado, pela explicação, entendi mais ou menos. mas todo o meu problema esta nas dividas, pois, acho que expliquei que tenho um cnpj ME inativo e por causa de divida no banco e outras, por motivo de doença muitos anos e tambem quando abri, não fazia idéia, quantas coisas teria que arcar, com meu marido doente, eu tinha entregado para um contador, que abriu esta conta aqual só depois em 2010, que vim me dar conta que era muito pouco o que eu ganhava para ter um nome de empresa grande, só que o piór ainda veio acontecer, pois o contador era um saláfrario e havia fugido pois os clientes que ele abriu as suas empresas disse-me que ele fugiu dos clientes e da policia federal, e eu fiquei na mão pois não tnho advogado. viuva hoje vivo como pencionista com 79 anos e muitos que fosse o minimo, eu não pude realizar, mas ainda luto para ter pelo menos um MEI. Obrigado


Faça um Comentário