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Saiba como elaborar uma estratégia de marketing eficaz mesmo com pouca verba

O que você verá neste artigo:

Ter muita verba não significa que a estratégia de marketing oferecerá os melhores resultados, assim como pouca verba não é sinônimo de estratégia pouco eficiente.

O marketing, quando é feito com pouca verba, é chamado de low cost marketing e vale a pena dizer que também é capaz de fornecer resultados bastante satisfatórios, mesmo que tenha baixo custo. Você quer saber como se aproveitar deste recurso? Então confira a leitura deste post até o final!

Estratégia de marketing com pouca verba:

Defina prioridades

Se ter prioridades é importante quando os recursos são abundantes, isso é totalmente indispensável quando você pretende criar uma estratégia de marketing eficaz e com pouca verba. Definir as prioridades garante que os problemas sejam solucionados um de cada vez ou então que as melhorias aconteçam progressivamente.

Caso a taxa de conversão esteja baixa, por exemplo, será preciso investir em estratégias para fazer com que o cliente tome uma decisão. Já se o problema for a baixa exposição da marca deverão ser criadas estratégias para aumentar a brand awareness, ou seja, o conhecimento sobre a marca.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo também é uma necessidade básica para qualquer que seja o tipo de estratégia de marketing, mas quando se fala em low cost marketing isso se torna ainda mais importante. Não ter um conhecimento de público fará com que a empresa desperdice recursos valiosos tentando acertar – quando um simples estudo e uma criação de persona seria o suficiente para garantir um melhor alcance.

Conhecer o público alvo também é importante para conseguir criar uma segmentação mais efetiva e identificar oportunidades de negócio mais promissoras.

Pense fora da caixa

A pouca verba exige que você pense fora da caixa para poder alocar seus recursos da melhor maneira possível – e muitas vezes isso significa criar uma estratégia de marketing que está fora do radar do senso comum.

Observe seus recursos disponíveis, os valores e posicionamento da empresa, o público alvo e procure uma forma de utilizar o que já existe de uma maneira inovadora ou pouco convencional.

Muitas vezes ferramentas de marketing, como as próprias redes sociais, apresentam recursos que são usados de apenas uma maneira. Quando você inova, além de sair na frente da concorrência, você também consegue elaborar uma estratégia sem precisar gastar muito para isso.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

Não desperdice recursos

Recursos são limitados e quando se trata de elaborar uma estratégia de marketing com pouca verba, lembrar-se disso é crucial para o sucesso. Por isso, na hora de pensar na estratégia não caia na tentação de planejar ações que desperdiçam recursos que poderiam ser usados de maneira mais eficiente.

Um exemplo é no caso de a empresa precisar aumentar a sua presença em redes sociais. Nesse caso, considerar o pagamento para impulsionar publicações e para criação de conteúdo são boas opções, mas querer estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo só fará com que a empresa gaste mais do que deveria e obtenha resultados aquém do esperado.

Defina métricas

Definir métricas ainda na elaboração de estratégia de marketing garante que a empresa não desperdiçará tempo e dinheiro com uma ação que não é totalmente efetiva. Nesses casos, uma das métricas mais importantes é o retorno sobre investimento (ROI), porque mostrará quanto a empresa ganhou com o investimento, por menor que ele seja. Um ROI que seja muito pequeno significa que a empresa conseguiu algum lucro, mas como o investimento foi pequeno, os ganhos também foram mínimo, fazendo com que possivelmente essa não seja a melhor estratégia.

Outras métricas relevantes também devem ser definidas para que, após ser colocada em prática, a estratégia possa ser avaliada, otimizada e modificada para melhores resultados.

Para elaborar uma estratégia de marketing eficaz ainda que com pouca verba é preciso definir prioridades, conhecer o público alvo, pensar fora da caixa, não desperdiçar recursos e definir métricas. Ao fazer isso, os recursos serão utilizados da melhor maneira possível e os resultados serão mais expressivos.


O que você acha que também deve ser levado em consideração na hora dessa elaboração? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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