Skip to content

6 histórias de empreendedores de sucesso que você deveria conhecer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Se inspire, neste artigo, com as histórias de empreendedores de sucesso!

Você começou a empreender recentemente, mas está desanimado com os resultados e acha que deve desistir? Saiba que empreender é um novo caminho para muitos e que, no início desta jornada, nem sempre é tão fácil ter contato com histórias de empreendedores de sucesso.  

Contudo, ser inspirado pela jornada vitoriosa de outra pessoa é algo importante, pois pode incentivar o profissional a seguir em frente, mesmo diante dos obstáculos. Pensamos nisso, decidimos selecionar algumas histórias inspiradoras para te motivar a não desistir. Confira!

1. Miguel Krigsner | O Boticário

Crédito: divulgação

A história de Miguel, fundadora do O Boticário, apresenta uma lição fundamental para novos empreendedores: se reinventar é fundamental. Em 1977, Miguel fundou sua primeira farmácia de manipulação “O Boticário”, em Curitiba (PR).

Isso mesmo. Antes a loja de cosmético era uma farmácia. Só que o empreendedor percebeu que seu negócio era mais lucrativo com a produção cosméticos. Com uma visão ampla de mercado, ele entendeu que estava no ramo errado e decidiu transformar seu negócio.

A decisão, como já sabemos, foi a mais correta.  Atualmente, a marca conta com lojas espalhadas por todo o país. São mais de 3.800 lojas, entre elas 900 franquias, o que faz do grupo um dos maiores sistemas de franquia do mundo. Após o sucesso, O Boticário se reinventou novamente e lançou mais duas marcas: “The Beauty Box” e “Quem disse Berenice?”.

2. Mary Kay Ash | Mary Kay

Crédito: divulgação

A famosa marca mundial de cosméticos, Mary Kay, surgiu da necessidade de ajudar mulheres a conquistarem o sucesso profissional. Sua fundadora, Mary Kay Ash, nasceu, no Texas (EUA), em uma família com poucos recursos financeiros.

Aos 17 anos, ela se casou e, logo, deu à luz a três filhos. Nesta época, ela vê sua vida mudar completamente quando seu companheiro é obrigado a lutar durante a Segunda Guerra Mundial. Para sustentar sua família sozinha, Mary decide começar a vender livros de porta em porta.

Após a volta de seu marido, Mary começa a trabalhar na Stanley Home Products, onde passa 25 anos. Só que ao perceber que todos os seus anos de trabalho não eram recompensados e que os homens mais novos, e com menos experiência, conquistavam cargos melhores, ela pede demissão.

Com toda sua experiência, decide escrever um livro para ajudar mulheres a conquistarem o sucesso em suas vidas profissionais. Após a publicação do livro, Mary decide também ir em busca do sucesso. Investe suas economias e começa o próprio negócio. Assim é fundada a marca Mary Kay, que atualmente está presente em mais de 35 países.

3. Alexandre Tadeu da Costa | Cacau Show

Crédito: Cacau Show / divulgação

Em 1998, Alexandre, um garoto de 17 anos, teve a ideia de vender ovos de páscoa para juntar dinheiro. Aos poucos foi conseguindo clientes e, logo, uma grande encomenda de dois mil ovos. Com a ajuda de uma amiga, ele consegue entregar todos dentro do prazo. A partir deste momento, o garoto começa, de fato, a entender que aquilo poderia se transformar em um negócio lucrativo.

Após dois anos fazendo ovos para vender em seu bairro, localizado em São Paulo, Alexandre consegue abrir sua primeira loja. A partir disso, seu trabalho, dedicação e foco começam a gerar bons resultados. Em 2008, ele decide transformar sua empresa na Cacau Show, que atualmente conta com mais de 1000 lojas.

4. Luiza Helena Trajano | Magazine Luiza

Crédito: divulgação

Criada em Franca, interior de São Paulo, e de uma família de vendedores, Luiza começou a trabalhar aos 12 anos para comprar presente de Natal para as pessoas que amava. Nesta época, abriu mão de suas férias para trabalhar na loja dos seus tios. Aos 18 anos, foi efetivada.

Após sua formação em Direito e Administração de Empresas, Luiza já tinha passado por todos os cargos na empresa de sua família. Por isso, em 1991, recebe o convite de assumir o comando da empresa. Em 2008, se torna presidente da Magazine Luiza. A empreendedora foi uma das responsáveis pelo sucesso da loja, que já conta com 800 unidades em 16 estados brasileiros.  

5. Antônio Luiz Seabra | Natura

Crédito: Germano Luders/EXAME

Antônio passou muitos anos da sua vida profissional atuando em grandes indústrias. Até que em 1969, ele decidiu se arriscar e criar uma loja de cosmético e perfumaria. Contudo, não era somente uma loja simples. Era algo inovador para a época.

Isso porque não eram os clientes que buscam o seu negócio e, sim, seu negócio que busca os clientes, batendo de porta em porta. É exatamente assim que nasce a Natura, que de “porta em porta” expandiu suas operações para mais de nove países, na América do Sul, Norte, Europa e Oceania.

6. Gabryella Correa | Lady Drive

Crédito: divulgação

Outra história de inspiração e com uma grande lição para os empreendedores é a de Gabryella Correa. Ela transformou um evento traumático em uma solução para ajudar mulheres. Após ter sido vítima de assédio por um motorista de aplicativo, a empreendedora decidiu criar um “Uber” só para mulheres.

O Lady Drive, reúne passageiras e motoristas mulheres, para oferecer mais segurança para quem precisa se locomover pela cidade. Atualmente, o aplicativo conta de 26 mil motoristas cadastradas, 500 mil downloads e 1 milhão de viagens realizadas.

Afinal, o que todas as histórias de empreendedores de sucesso possuem em comum?

Todas as histórias de sucesso são diferentes, mas se encontram em um ponto: todos os profissionais têm características empreendedoras. Quais são elas? Bom, são muitas. Mas as principais são: criatividade, perseverança, resiliência para enfrentar os desafios, força de vontade e espírito de liderança.

Ainda vale lembrar que todos conquistaram o sucesso não só pelo trabalho, mas também pela persistência, uma característica essencial para quem quer empreender.  “Os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência”, comenta Lisa M. Amos, executiva americana.


Curtiu as histórias inspiradoras de empreendedores de sucesso? Continue acompanhando o conteúdo do portal Abertura Simples e fique por dentro das novidades do mundo dos negócios. Além do conteúdo, você também pode contar com a assessoria contábil do portal. Ficou interessado? Entre em contato com um consultor.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário