O empreendedorismo verde nunca estava tão em alta quando neste momento. Por meio dele, é possível conquistar novos clientes e ainda ajudar o planeta. Entenda!
Falar sobre empreendedorismo verde há alguns anos, era algo que poucas empresas faziam. No entanto, o consumidor está cada vez mais preocupado com o destino no planeta. Uma pesquisa desenvolvida pela Union + Webster constatou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
“Os gestores industriais têm percebido que, para seus negócios perdurarem, é fundamental gerenciar os recursos de toda a sua cadeia produtiva, além de atuar de maneira transparente e responsável, gerando maior competitividade e diferenciação no mercado”, comenta Augusto Machado, pesquisador no Observatório do Sistema Fiep.
A mudança ocorre diante dos altos impactos do aquecimento global. Além disso, com a democratização das informações possibilitadas pelo acesso a Internet, os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados com o assunto.
Empreendedorismo verde na estratégia de marketin: primeiros passos
Como observados pelos dados da pesquisa, investir em empreendedorismo verde pode ser uma boa opção para conquistar novos clientes. Além de promover uma maior fidelização. No entanto, a questão importante é: como aplicar a sustentabilidade na sua estratégia de marketing?
É importante ressaltar que não basta apenas dizer que seu negócio é sustentável. Afinal, os consumidores querem ações concretas.
Por isso, antes de colocar em prática o empreendedorismo verde na estratégia, a empresa precisará fazer mudanças significativas em seus produtos/serviços e operações. Algumas dicas interessantes para isso são:
Adote papéis recicláveis
Ainda que muitos processos já não exijam a impressão, há muitas empresas que ainda precisam disso para desenvolver suas tarefas. Com isso, elas acabam usando uma elevada quantidade de papel. Para reduzir este impacto, a recomendação é adotar o uso de papéis recicláveis. Esses são importantes, pois reduzem o desmatamento e o uso de água para suas produções.
Incentive que cada tenha seu copo
Imagine que cada colaborador utiliza dois copos por dia. Se uma empresa tem, por exemplo, 20 colaboradores, a empresa estará consumindo 200 copos nos cinco dias da semana e 4.000 durante os dias úteis mensais. Muito né? Ainda mais quando pensamos que um copo descartável demora até 400 anos para de decompor.
Para que a empresa não prejudique o meio ambiente, ela pode incentivar que seus colaboradores levem para o trabalho suas próprias garrafinhas de água e suas canecas para tomar café.
Adote a coleta seletiva
A coleta seletiva faz com que os recursos possam ser reutilizados e isso é essencial para reduzir o consumo. Além disso, a coleta ainda reduz a contaminação, promove empregos e educação. Para colocar em prática, basta que a empresa faça um planejamento, veja onde possa descartar adequadamente o lixo separado e coloque as latas para que os colaboradores possam fazer o descarte correto.
Incentive a redução de água, papel e energia
É fundamental que a empresa divulgue para os seus colaboradores que haverá mudanças e explique os motivos para que todos possam se conscientizar da importância das mudanças. Na comunicação interna, é interessante trabalhar para incentivar a redução de água, energia e papel.
Desenvolva produtos e serviços sustentáveis
Este é um tópico fundamental. A empresa precisará atuar de forma sustentável em seus produtos e serviços. Isso impacto no tipo de embalagem utilizada e na escolha de fornecedores.
Por exemplo, não adianta uma empresa utilizar empreendedorismo verde na sua estratégia de marketing, se seus fornecedores não atuam em prol da sustentabilidade, pois isso pegaria muito mal para a imagem da empresa. A Natura é uma marca que podemos utilizar como referência neste assunto. Todos os seus fornecedores, como agricultores, trabalham de forma sustentável.
Agora que você já sabe o que é marketing sustentável, chegou a hora de ver como é possível aplica-los em sua empresa
E, para isso, a manutenção de um planeta saudável passa, assim, a ser a base do equilíbrio/sucesso do negócio. A empresa deve, portanto, compreender como trabalhar o marketing sustentável, e agregar valor de imagem e reputação frente aos potenciais clientes. Isso significa incluir/adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, desde o planejamento estratégico da empresa e, assim, avaliar a melhor relação econômica, ambiental e social em cada um dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Abaixo, detalharemos cada um deles, junto com algumas dicas, confira:
Preço
Há clientes que pagam mais por produtos e marcas que incluem a sustentabilidade na linha de produção e na gestão.
- Dê preferência a acordos comerciais com fornecedores que mantêm ações sustentáveis;
- Faça acordo com empresas que trabalham com produtos sustentáveis, fornecendo seu espaço para que elas possam fazer divulgação de sua marca e, em contrapartida elas reduzem seus preços para serem comercializados junto aos seus clientes.
Produto
Sabe o que é marketing sustentável e agora quer saber o que é o P de produto? Ele também pode ser explorado no que diz respeito à sustentabilidade. Utilizando práticas sustentáveis na geração dos serviços e produtos da sua empresa, você agregará valor e fortalecerá a imagem da marca.
- Opte por embalagens recicláveis, elas serão reutilizadas no futuro com matéria-prima de outros materiais;
- Opte por insumos não refinados para feitoria do seu produto. Além de serem mais saudáveis, ajudam o meio ambiente por não passarem pelo refino e clareamento químico;
Ponto de venda
Para implementar a gestão sustentável no seu ponto de venda, é preciso avaliar se todos os processos da sua empresa, desde a produção até a distribuição de produtos e serviços, são sustentáveis. A partir desta análise, é possível identificar o deve ser alterado para tornar o ponto de venda mais sustentável.
- Use equipamentos com baixo consumo de energia;
- Venda pela internet, desta forma você minimiza a circulação de carros, e facilitando a vida do seu cliente;
Promoção
A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também são geradores de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio, reduzindo os impactos ao meio ambiente:
- Explore mais a internet como meio de divulgação; e dê preferência ao e-mail marketing; e propagandas em mídias sociais também contribuem para a redução de lixo gerado pelo descarte de papel;
- Diminua a quantidade de papel não reciclável gasto na sua comunicação;
Comunicação com o cliente
Mostre ao sue público-alvo as ações que você colocar em prática no dia a dia em prol da sustentabilidade. Ele precisa saber que comprando da sua empresa, ajudará o planeta. Desta forma, a mensagem de empreendedorismo verde precisa estar em sua comunicação com o cliente.
Por fim, vale lembrar que o tema de empreendedorismo verde é amplo. Há outras maneiras de colocá-lo em prática. Um deles é por meio da liderança. Leia nosso artigo sobre o tema para se aprofundar ainda mais sobre o assunto.
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