Skip to content

As principais dicas sobre como definir o propósito de uma empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aqui você aprenderá como definir o propósito de uma empresa. Confira!

Atenção: se o seu único propósito de empreender é somente ganhar dinheiro, temos uma notícia: isso não é algo bom. Diversas pesquisas já identificaram que empreendedores que conquistam sucesso são aqueles que têm propósitos maiores.

Isso ocorre, basicamente, por dois motivos. O primeiro é que, quando o empreendedor tem um propósito claro, ele utiliza isso como ferramenta interior para superar os obstáculos da jornada.

O segundo motivo é que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais críticos. Eles querem manter relações com empresas engajadas e que atuem como um objetivo maior e com impacto social.

Um estudo de Porter Novelli entrevistou mais 1.110 americanos e constatou que 79% dos entrevistados sentem que têm uma conexão pessoal mais profunda com organizações que compartilham seus valores, e 72% acreditam que empresas com objetivos se preocupam mais com eles.

Diante disso, é fundamental que novos empreendedores entendam como definir o propósito de uma empresa. Neste artigo, vamos abordar algumas dicas que serão essenciais na jornada empreendedora. Confira!

Exemplos de propósitos de algumas empresas

Para entender o que é um propósito nada melhor do que conhecer alguns modelos. Um bom exemplo é a Natura.

Em seu site, a marca explica que seu propósito é “promover o bem-estar – relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza”.

Já o Google tem como objetivo “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”.

A Netflix, por sua vez, ressalta que sua missão é entreter o mundo. Levando até você as melhores séries, filmes e documentários para todos os gostos, onde quer que você esteja”.

Perceba que em nenhum desses exemplos há relação com dinheiro, mas sim com o impacto social.

Entenda como definir o propósito de uma empresa

Agora que já conhece alguns exemplos e entende como funciona o propósito, vamos colocar em prática algumas dicas para você encontrar o da sua empresa, ok?

Defina o objetivo da empresa

O primeiro passo é entender exatamente o que sua empresa faz. Só que para isso não basta ser categórico é preciso ir além.

Por exemplo: sua empresa desenvolve roupas para mulheres plus-size. Qual o impacto disso?

Diante de um mercado que valoriza a magreza, a empresa investe na autoestima das mulheres fora do padrão. Ou seja, é essencial entender o impacto social da empresa.

Liste alguns dos valores em torno do seu objetivo

Usando o exemplo da marca de roupa plus-size: sabemos que o objetivo comercial é vender roupas, mas também descobrimos que um propósito será melhorar a autoestima de mulheres fora do padrão.

Isso já é um objetivo, mas quais serão os valores em torno disso? Os valores são as atitudes que sua empresa colocará em prática para conquistar seus objetivos.

Podemos dizer, como exemplo, que essa marca de roupa terá como valores o uso de recursos sustentáveis, a atuação de diversidade dentro da marca e por aí vai.

Após definir seu objetivo, escreva sua lista de valores. Alguns exemplos:

  • Entusiasmo
  • Excelência
  • Bem-estar
  • Inovação
  • Comunidade
  • Sustentabilidade

Combine o Racional com o Emocional

Seu propósito deve ser baseado na realidade, mas também têm um elemento emocional. Whole Foods faz isso bem: “Nosso propósito mais profundo como organização é ajudar a apoiar a saúde, o bem-estar e a cura tanto das pessoas – clientes, membros da equipe e organizações empresariais em geral – quanto do planeta.”

Use uma linguagem simples

Após a pesquisa realizada acima, resuma seu propósito de forma curta, objetiva e simples de entender.

Use o propósito a favor do seu negócio

O verdadeiro propósito é muito mais do que uma declaração de missão na seção “sobre” do seu site. Sabemos que é clichê, mas as ações realmente falam mais alto que as palavras.

A fim de manter seu propósito, você precisa entrelaça-lo onde puder, em mensagens publicitárias, em treinamento com a sua equipe e por aí vai.

Por fim, vale lembrar que, após entender como definir o propósito de uma empresa, será necessário mantê-lo atualizado. Isso porque as empresas mudam e isso gera mudança também em seus objetivos. A atualização constante do propósito será fundamental para que a marca mantenha uma boa relação com seu público.

Agora que você já sabe como definir o propósito de uma empresa, o que acha de aprender como negociar? Siga sua leitura com nosso artigo sobre o assunto!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.