Skip to content

Guia simples para empreendedores sobre como negociar mais e melhor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A vida empreendedora exige aprender como negociar. É sobre isso que vamos falar neste guia!

Uma das características mais importantes para um empreendedor é a arte de negociação. A verdade é que já nascemos com essa característica. Afinal, enquanto estivermos vivos estamos negociando.

Por exemplo, quando estamos discutindo um relacionamento, quando decidimos comprar algo, quando desejamos algo mais da vida. Tudo isso faz parte dessa arte, mas poucos empreendedores compreendem realmente como negociar.

Como mencionamos, não é uma tarefa complicada, pois fazemos isso durante toda a nossa vida. Contudo, algumas dicas podem facilitar sua vida para que você negocie mais e melhor.

Neste guia, você aprenderá:

  • Por que as habilidades de negociação são importantes?
  • Quais são os tipos de negócios na vida empreendedora?
  • O que é necessário para aprender negociar mais e melhor?

Boa leitura!

Afinal, por que as habilidades de negociação são importantes?

É essencial que o empreendedor saiba que dominar um conjunto comprovado de técnicas de negociação pode render dividendos ao longo de sua vida. Ter boas habilidades desta arte será fundamental, por exemplo, para compra e venda de mercadorias, fiscalização de transações, negociação salarial, avaliação do valor de mercado de um bem ou serviço e resolução de problemas na dinâmica interpessoal.

Quais são os tipos de negócios na vida empreendedora?

Uma questão que pode auxiliar a vida é entender quanto estamos negociando, pois assim poderemos colocar em prática algumas técnicas (que vamos abordar mais adiante).

Você precisará negociar na sua vida empreendedora quando:

  • Estiver falando com fornecedores,
  • Resolvendo conflitos internos da empresa,
  • Estiver desenvolvendo uma estratégia de venda,
  • Quando estiver em uma reunião com sua equipe,
  • Quando estiver frente a frente a um potencial investir,
  • Quando precisar resolver conflitos externos da empresa.
  • E por aí vai…

O que é necessário para aprender negociar mais e melhor?

Se você está aqui é porque está empenhado em se tornar um negociador melhor. Saiba que a primeira técnica relevante é ter uma compreensão clara de como você e seu parceiro de negociação veem um negócio.

Especialistas acreditam que as melhores negociações são aquelas que geram ganho mútuo. Uma negociação justa e eficaz pode levar a relacionamentos de longo prazo, onde muitos outros negócios podem ser fechados. Aqui estão algumas dicas de negociação que o ajudarão a construir relacionamento:

Faça a primeira oferta

Assumir o controle da negociação é uma das melhores técnicas para negociar mais e melhor. Os melhores negociadores são aqueles que fazem isso definindo os termos iniciais de uma negociação.

Exemplo prática: quando estão vendendo um item, eles definem um valor alto e deixam que a outra pessoa proponha um preço mais baixo. Isso faz com que os preços finais fiquem mais altos quando o vendedor define a oferta inicial.

Ao discutir dinheiro, use números concretos

Não diga que o valor de um produto é entre 100 a 200, por exemplo. Tenha um número concreto e fechado, pois em estimativa, a pessoa sempre escolherá o número mais baixo.

Não ceda à tão rapidamente. Você pode saber em sua cabeça que aceitaria 500 como um resultado possível, mas não há necessidade de dizer isso desde o início.

Aproveite o poder do silêncio

Em uma negociação, é essencial captar o máximo de informação possível. Isso só pode ser feito se você escutar com atenção a outra parte. Mantenha o contato visual sem falar, pois isso fará com que sua contraparte comece a divagar e fazer concessões que de outra forma não faria. Uma maneia de entender como, de fato, fazer isso é por meio da inteligencia emocional.

Faça perguntas abertas e ouça com atenção

Uma lição valiosa sobre como negociar é: quando você está tentando conseguir o que quer, raramente vale a pena fazer perguntas simples de sim ou não. Sempre utilize perguntas abertas que façam a outra pessoa transmitir informações valiosas para você.

Lembre-se, o acordo mais bem negociado permite que ambos os lados ganhem

Não seja um empreendedor que só quer ganhar vantagem. Um bom negociador sabe que um bom negócio é quando ambas as partes saem ganhando.

Isso faz com que a negociação gere relacionamento e relacionamento é mais confiança e, como consequência, bons negócios no futuro.

Por fim, vale lembrar para quem quer aprender como negociar que: para obter sucesso sustentado ao dirigir uma corporação, pequena empresa ou seu próprio portfólio pessoal, tente ser parceiro das pessoas com quem você negocia. Isso é algo fundamental e que você deve levar para a toda sua vida.

Agora que você já sabe como negociar melhor, o que acha de seguir com outras temas importantes para empreendedores? Leia nosso artigo: 5 atitudes de um líder que inspiram e geram respeito.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.