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Saiba como precificar produtos e serviços para lucrar no seu negócio!

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Entenda como precificar produtos e serviços para que você consiga cobrir os gastos e lucrar com a sua empresa!

Se você vende um produto ou um serviço com certeza teve que colocar um preço nele. Mas será que você conseguiu precificar produtos e serviços corretamente? Se você tem o costume de fazer uma continha mais ou menos ou se suas contas não fecham no final do mês você pode estar cometendo algum erro. Então, já pega aí papel, caneta e uma calculadora que nesse artigo vamos te ensinar o passo a passo para precificar produtos e serviços.

A importância de precificar produtos e serviços

“A precificação adequada do seu produto ou serviço pode levar a um aumento acentuado em sua base de clientes, em sua participação no mercado e seu lucro total. Por isso, o preço cobrado pelo seu produto ou serviço é uma das decisões comerciais mais importantes que você toma.

Definir um preço muito alto ou muito baixo limitará, na melhor das hipóteses, o crescimento do seu negócio. Na pior das hipóteses, isso pode causar sérios problemas para suas vendas e fluxo de caixa”, pondera Gerson Tavares, consultor em administração de empresas e empreendedorismo, no ebook da Future Print.

Como precificar produtos e serviços?

Determinar o preço de produtos e serviços é um assunto aparentemente simples. Afinal é só colocar um valor acima do custo do produto. Mas qual valor a mais é esse? O preço que você cobra precisa ser o suficiente para você pagar as despesas e ainda lucrar, mas não tão alto a ponto de deixar de ser atrativo e competitivo dentro do mercado.

Tem algumas fórmulas que te ajudam a encontrar o valor justo para seus produtos e serviços, e uma delas é o Markup Divisor, que vamos te ensinar o passo a passo aqui nesse artigo. Acompanhe!


Primeiro Passo: Tenha em mãos o valor dos custos

Separe o custo do produto e os custos da empresa, que podem ser divididos em: despesas gerais e de administração, comissão de vendedores, tributos sobre a venda e o lucro. Se você tiver mais alguma outra despesa é aqui que ela entra.

Segundo Passo: Transforme as despesas em porcentagem

Vamos transformar essas despesas em uma porcentagem que responda a seguinte pergunta: o quanto das minhas vendas é destinado à pagar essas despesas? E como fazer iss

Você faz a média mensal das despesas fixas que sua empresa tem multiplica por 100 e divide o resultado pela média mensal de vendas.

Vamos ao exemplo:

Meu gasto fixo mensal é de sete mil reais e a média das minhas vendas é vinte mil reais. Então fazemos sete mil vezes cem dividido por vinte mil, que resulta em 35%. Isso significa que as suas despesas representam 35% da sua receita. Ok?

Só que uma empresa também precisa do lucro. Então vamos supor que o seu lucro seja de 5%. Somando as despesas mais o lucro chegamos a 40%. Então esses 40% representam o seu Custo Total de Venda.

Então, o que muita gente faz pega o valor que pagou no produto, por exemplo, dez reais e soma quarenta por cento, que daria um preço de venda de catorze reais. Mas agora só para você entender, pegue os catorzes reais que é o valor de venda e subtraia os 40% dos seus gastos.

Qual é o resultado? É R$ 8,40, ou seja, vendendo a 14,00 você não consegue pagar suas contas fixas, lucrar e pagar pelo produto que custou dez reais, porque só sobrou oito e quarenta.

Agora talvez você esteja entendendo o porquê de as contas não fecharem no final do mês e você não conseguir sair do vermelho. Mas agora vamos aprender como calcular certo.

Terceiro Passo: Descobrir o Markup Divisor

O Markup divisor é uma fórmula utilizada para chegar ao preço mais adequado e justo para seus produtos.

Markup Divisor é igual O preço de Venda menos o Custo Total de Venda dividido por cem. Nessa fórmula, o preço de venda sempre vai ser considerado 100%. Então preenchendo a fórmula ela fica assim:

Quarto Passo: Calcular o Preço de Venda

O quarto passo é finalmente calcular o preço de venda. A conta que vamos fazer é a seguinte: pegar o preço de custo unitário do produto e dividir pelo markup. Que na prática fica assim:

Dez reais (que foi o que eu paguei) dividido por 0,6. Que resulta em R$ 16,6666, que podemos arredondar para dezesseis reais e setenta centavos. Então cada produto que você for colar o preço é só dividir o custo por 0,6.

Sabemos que o assunto é mais denso, mas é muito importante pra você e para a saúde do seu empreendimento. Então, se for preciso leia novamente com mais calma e muita atenção! Se preferir, assista o vídeo que lançamos em nosso canal no Youtube:


Como você pretende precificar produtos e serviços na sua empresa? Se você ficou com alguma dúvida deixe seu comentário que nós vamos te responder. Fique ligado nos conteúdos do forest creative writing

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