Tudo o que você precisa saber para empreender em Cachoeiras de Macacu (RJ)

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Para empreender em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, é essencial ter o conhecimento de algumas informações estratégicas. Confira!

Empreender em qualquer cidade exige que o profissional busque informações sobre o mercado, produto, viabilidade do negócio etc. Afinal, isso faz com que o investimento realizado com mais segurança. Neste sentido, decidimos compartilhar neste artigo as informações mais estratégicas para quem quer empreender em Cachoeiras de Macacu.

Cenário econômico em Cachoeiras de Macacu

Você já parou para pensar se Cachoeiras de Macacu é realmente uma cidade economicamente adequada para novos empreendimentos? Deveria, pois a informação é essencial para novos empreendedores.

Desta forma, você deve saber que a cidade tem mais de 54 mil habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) per capital é de R$ 18.427,81, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o setor que mais impulsiona a economia é a agropecuária.

Perfil para empreender em Cachoeiras de Macacu

Você sabia que, no Brasil, uma a cada quatro empresas fecham antes dos dois anos de existência? A constatação foi divulgada em um relatório do Sebrae e apresenta um alerta para os futuros empreendedores: é necessário ter um espírito de liderança.  

Isso significa que não basta apenas abrir uma empresa. É necessário que haja capacitação, plano de negócio e estratégia. Sendo assim, o primeiro passo, antes de abrir uma empresa, é verificar se você tem realmente as qualidades necessárias de um empreendedor. Selecionamos algumas abaixo.

Comprometimento

O empreendedorismo exigirá muito comprometimento. Ou seja, ele exige que o profissional tenha a capacidade de se entregar 100% para o seu projeto. Afinal, quando se é dono de um negócio e está começando, é comum ter que fazer quase tudo sozinho até conquistar sua equipe.

Depois de criar uma equipe ainda será essencial resolver problemas, criar estratégias, reformular o que não está bom. Enfim, o comprometimento é algo indispensável e requer muitas horas de trabalho.

Autoconhecimento

Empreender é viver altos e baixos. Em todas as fases, ou seja, as melhores e as piores, o empreendedor precisa saber lidar com suas emoções e isso exige autoconhecimento. Ademais, o autoconhecimento permite que o profissional faça uma autocrítica e perceba em que ponto precisa melhorar ou até mesmo se está indo bem na sua jornada empreendedora.

Disponibilidade para correr riscos

Nem todas as pessoas sabem lidar bem com o fracasso. Contudo, essa característica é fundamental para qualquer pessoa que queira se tornar um empreendedor. Isso porque a jornada é muito incerta e conta com muitos riscos.

Pode ser, por exemplo, que em determinado mês o empreendimento esteja indo muito bem, mas no outro simplesmente fracasse. O empreendedor deverá ter a característica da resiliência para aprender com os erros e seguir adiante.

Liderança

A liderança é uma das qualidades indispensáveis para que um negócio possa prosperar. Afinal, uma empresa é feita por pessoas e elas precisam estar felizes e conectadas com o propósito do trabalho para que possam gerar resultados positivos. Sendo assim, o líder deve ser responsável por orientar cada colaborador e ser uma figura de inspiração.   

Saiba como empreender em Cachoeiras de Macacu

Você chegou até aqui e deve estar curioso (a) para saber como, de fato, empreender. Então, vamos ao que interessa. Abaixo você encontrará alguns passos essenciais para abrir seu negócio.

Tenha uma ideia inovadora

Se você tem alguma coisa específica que goste de fazer e acha que pode se tornar um negócio, invista nisso. Trabalhar com o que se ama pode ser uma opção viável para o sucesso. No entanto, busque por um diferencial para se destacar no mercado.

Se não tiver uma ideia de negócio, fique tranquilo (a). Faça uma lista de coisas que você acha que poderiam ser solucionadas pela sua empresa. No geral, uma empresa atua para resolver algum problema.

Pense em como sua empresa poderá solucionar o problema do seu cliente. Alguns problemas podem ser identificados com uma conversa com os potenciais clientes. Contudo, pode ser que o cliente nem sabe que tem um problema até uma solução aparecer.

Conheça seu público-alvo

Você tem um produto ou serviço que resolve algum tipo de problema na sociedade? Isso é ótimo, mas você precisa saber quem realmente precisa da sua solução. Acontece que determinados produtos e serviços não são interessantes para algumas pessoas, mas podem ser para outras.

Você precisa analisar quem realmente está interessado no que sua empresa tem a oferecer. Entenda qual é o perfil do consumidor que pode comprar seu produto/serviço. Veja se existem alguns padrões de gênero, cidade, idade etc, pois eles podem mostrar quem, de fato, é seu público-alvo.

Por exemplo, Joana abriu uma loja de roupas íntimas femininas em Chapecó. Ela vende roupas de qualidade, mas com preço acessível. Ao analisar seus primeiros clientes, ela identificou que a maioria das clientes era mulher, na faixa de 20 a 30 anos, da classe C. Ou seja, Joana conseguiu definir quem é seu público e isso ajudará a criar estratégias de marketing mais eficientes.

Faça um plano de negócios e marketing

Com um plano de negócio, você terá uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você precisa para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver esse planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. É necessário também pesquisar os principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Por meio do plano de negócio e sabendo quem é seu público-alvo, você poderá desenvolver uma estratégia de marketing para conquistar mais vendas e fidelizar seus clientes.

Abra sua empresa

Sabemos que empreender envolve muitos riscos. Entretanto, com um planejamento detalhado, estratégia de negócios, dedicação e apoio de uma assessoria contábil, pode apostar que o seu negócio terá sucesso. Agora que você já sabe como empreender, chegou a hora de abrir sua empresa.

Linha de crédito

Se já teve a ideia, montou o plano de negócios, mas não tem capacidade financeira para começar, saiba que você pode conseguir uma linha de crédito. Os bancos comerciais públicos com carteira comercial, como Caixa Econômica Federal e o BNDES, têm uma linha exclusiva de créditos para ME e EPP.

Entretanto, muitas vezes os juros cobrados nessas linhas são muito altos e o seu negócio pode não conseguir suportar. Nesse caso, você pode optar por encontrar um Investidor para sua empresa.

Além de ajudar na parte financeira, os investidores podem auxiliar na gestão do seu empreendimento. Por isso, é preciso estar disposto a dividir informações, planos e até tarefas com quem investe na empresa.

Para os negócios que estão em fase inicial, é possível contar com Investidor Anjo e o Investidor Capital Semente. Os investidores anjos são pessoas físicas, em geral empresários de sucesso, que estão dispostos a investir em negócios que estão em fase inicial, mas que tenham potencial de crescimento. Esse tipo de investidor não vai, necessariamente, fazer parte da empresa e elas costumam investir em média de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Já o investidor Capital Semente costuma investir valores próximos de R$ 500 mil. Porém, eles investem em empresas com uma ação de mercado mais definida, que já tenham clientes e uma melhor definição sobre o modelo de negócio.

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