Skip to content

Entenda como declarar bens e imóveis no IR

O que você verá neste artigo:

Vendas de carros ou casas com finalidade de obtenção de lucro se enquadram, dentre outros itens, estão inclusos na necessidade de declaração. Saiba como declarar bens e imóveis no IR neste artigo.

A data para fazer a declaração do Imposto de Renda 2020 está próxima. Anualmente, brasileiras e brasileiros precisam fazer sua declaração tributária com a finalidade de se manterem em dia com a fiscalização governamental. Dentre outros assuntos, este artigo irá te esclarecer como declarar bens e imóveis no IR.

O medo de cometer algum erro que possa levar a complicações com o famigerado leão faz muitos contribuintes buscarem esclarecimentos frequentes. Em contrapartida, buscamos com este artigo elucidar pontos específicos referentes a declaração de patrimônio, dentro do IR. Além de salários, aposentadorias e pensões, bens registrados também precisam de tributação sobre o IR.

Selecionamos, abaixo, algumas das dúvidas mais frequentes que, de fato, podem trazer algumas confusões. No entanto, além da nossa sequência de textos, disponibilizamos também uma série de vídeos.

Como declarar bens e imóveis no IR?

  • É permitido atualizar o valor do imóvel na declaração?

Não. Em primeiro lugar, é necessário entender que o valor lançado deve ser, invariavelmente, o que consta na escrituração e no contrato do imóvel. Mesmo que o bem tenha sido financiado, em bens e direitos se lança o valor total do bem e em dívida e ônus é lançado o financiamento.

  • Acabei a construção da minha casa. E agora?

Nesse ínterim, você precisará mudar o jeito de declarar. Se você, como proprietário, tiver todos os comprovantes para provar a melhoria do imóvel, por conseguinte, poderá ser feita uma atualização.

  • Como declarar consórcio que ainda não foi contemplado?

Em primeiro lugar, você precisará somar todos os pagamentos efetuados durante o ano e, em seguida, declarar no código 95, que é consórcio não contemplado. Contudo, isso só deverá ser feito se você começou o consórcio em 2019. Em contrapartida, se você iniciou em outro ano, precisará informar o que foi declarado.

  • Comprei um imóvel financiado e usei o FGTS. Como declaro?

Em síntese, você vai lançar o imóvel em bens e direitos, com código 11 para apartamento e 12 para casa. Posteriormente, preencha todos os campos solicitados. Já para declarar o FGTS, você colocará rendimentos isentos e não tributáveis com código 4.

  • Vendi meu carro. Terei de pagar imposto?

Sim, caso você tenha vendido seu carro visando lucro. Neste caso, a transação se enquadrará na categoria ganho de capital.

  • Vendi um apartamento com muito lucro. Vou ter de pagar imposto?

Sim, devido ao ganho de capital, exatamente como no caso da venda de um carro.

Declarar bens e imóveis no IR exige algumas técnicas que, talvez, você não domine. Com a finalidade de te ajudar, nós do Abertura Simples podemos te conectar a um contador muito perto de você. Para tanto, basta clicar no botão abaixo.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!