Saiba como investir o valor do FGTS corretamente e fazer seu dinheiro render!

Entenda o que é FGTS, em que situações você pode sacar e também as melhores formas de investir o valor

No ano passado, muitas pessoas se beneficiaram com o saque do FGTS. Se você faz parte desse grupo, sabia que é possível investir o dinheiro do FGTS e faturar ainda mais? Dependendo da situação financeira, você pode utilizar esse recurso de muitas maneiras. Desde quitar suas dívidas ou até mesmo iniciar uma jornada empreendedora.

A seguir, separamos tudo que você precisa saber sobre o FGTS: o que ele é e também quem tem direito a esse benefício. Além disso, separamos também algumas formas de investir esse dinheiro e fazer ele render muito mais! Continue lendo:

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um depósito mensal que as empresas fazem para os funcionários contratados pelo regime CLT. Esse é um benefício regido pela Lei nº 8.036, publicada de 11 de maio de 1990.

A formação desse benefício se dá basicamente com o depósito, realizado pelo empregador, em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal no nome do empregado. A Caixa é o banco responsável por operar os valores destinados ao FGTS dos trabalhadores brasileiros.

Estes depósitos devem ser feitos mensalmente e equivalem sempre o mesmo valor: 8% do salário do funcionário no referido mês.

Em quais situações o saque é permitido?

Para poder sacar o FGTS, é necessário se enquadrar nas seguintes situações:

  • Demissão expedida sem justa causa;
  • Contratos temporários finalizados;
  • Fechamento da fonte pagadora;
  • Rescisão de contrato;
  • Amortização de financiamento imobiliário ou aquisição de casa própria;
  • Aposentadoria;
  • Desastre natural;
  • Trabalho avulso;
  • Trabalhador falecido;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • 3 anos fora do regime do FGTS;
  • Outros casos.

O saque é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), e os documentos exigidos variam de acordo com a classificação dos contribuintes.

Em quais situações posso utilizá-lo?

Muita gente vai aproveitar o dinheiro para pagar dívidas, outros vão dar a entrada na casa própria e há aqueles de olho no consumo. Porém, você pode fazer ainda mais! Confira abaixo algumas formas de investir bem o dinheiro recebido do FGTS.

1. Colocar as contas atrasadas em dia

Se você possui alguma conta atrasada, especialmente se esta dívida envolve algum bem como garantia, essa é a prioridade. A primeira coisa que deve fazer com o dinheiro do seu FGTS é quitar o débito o quanto antes.

Caso atrase os pagamentos, é possível que fique sem tais bens. Já pensou ter seu carro ou até mesmo a sua casa bloqueados pela Justiça para garantir o pagamento? Além disso, você deve renegociar suas dúvidas de modo que os juros sejam reduzidos e assim, poderá ficar em dia com suas contas.

2. Aplicar no Tesouro Direto

Outra dica que você pode seguir é utilizar esse valor para aplicar no Tesouro Direto. O melhor de tudo é que, mesmo que você não tenha experiência no mundo dos investimentos, o Tesouro Direto é um investimento muito seguro e que não exige conhecimentos prévios.

É possível começar com R$30 e com uma rentabilidade maior do que a da caderneta de poupança. Além disso, o valor percentual referente ao custo de aplicação no Tesouro Direto é menor ainda do que a taxa de administração de um fundo bancário. Confira uma matéria que preparamos explicando tudo para que você saiba como investir no Tesouro Direto.

3. Planejar a aposentadoria

Lembre-se de uma coisa: nunca é cedo demais para pensar na sua aposentadoria. Se você quer ter estabilidade financeira na terceira idade, é melhor já usar o seu dinheiro do FGTS para planejar a aposentadoria.

Se preferir, pode aderir a um plano de previdência privada e elevar o seu rendimento quando resolver se aposentar, podendo ser uma aposentadoria complementar ou mesmo a principal. Tudo depende de quanto você puder investir.

4. Abrir um negócio próprio

Existem algumas pessoas com espírito empreendedor que escolhem aplicar o valor desse benefício em prol da geração de um negócio próprio. De fato, investir em um negócio pode ser uma boa ideia. Porém, é necessário tomar alguns cuidados na hora de investir seu dinheiro em um empreendimento.

Para que um negócio próprio funcione, é importante que o empresário se planeje muito bem, especialmente nas questões financeiras. Só assim você conseguirá evitar que seu negócio quebre antes mesmo de render os primeiros lucros significativos.

Investir o dinheiro do seu FGTS em um negócio próprio representa uma boa oportunidade de elevar seus ganhos e garantir sua estabilidade financeira. Mas é preciso conhecer bem esse ramo do empreendedorismo, seus desafios e as possibilidades de sucesso.

Além desses cuidados, você também deve conhecer algumas outras questões que envolvem a abertura de um negócio, para somente então tomar essa decisão. Está pensando em utilizar esse benefício para abrir seu negócio? Clique no botão abaixo e conte com o Abertura Simples para dar início à sua empresa:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”left” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR EMPRESA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta