7 erros de marketing que você não deve cometer jamais!

 em Marketing e Inovação

Confira aqui alguns erros de marketing que são muito comuns nas empresas, para que você se previna!

Implantar uma equipe de marketing ainda é novidade em muitas empresas. É necessário estudar, testar e adaptar as estratégias para que dê tudo certo. Porém, alguns empreendedores acabam cometendo erros comuns, mas que podem ser fatais em seus negócios.

É claro que errar é humano e pode acontecer em qualquer área, mas vale lembrar: marketing é uma ciência exata e exige conhecimento. Por isso, apresentamos a seguir alguns erros de marketing que, apesar de muito comuns, você não deve cometer na sua empresa jamais! Continue lendo:

Erros de marketing

Investir em ações imediatistas

Sem planejamento e acompanhamento não há resultados. Vale mais a pena investir em ações simples mensais do que em uma grade iniciativa que depois não será aproveitada.

Muitas empresas, por exemplo, fecham a participação em feiras de negócios, não convidam todos os seus clientes e prospects, não colhem os dados dos visitantes e não ativam esses contatos, desperdiçando dinheiro, tempo e energia.

Acreditar em soluções mágicas

Não existem milagres no mundo dos negócios, especialmente no marketing digital. Muitos empresários acham que somente com campanhas em redes sociais irão trazer resultados necessários para atingir todas as metas.

Mas não é bem assim, pois por mais que o planejamento de marketing esteja correto, podem haver alguns problemas. Seja com a escolha do publico-alvo da campanha equivocado, ou até mesmo com o produto ou entrega com complicações. Isso tudo independe do marketing, por isso é necessário também dar uma olhada interna na empresa.

Não conhecer bem seu cliente

Já falamos diversas vezes aqui no portal a importância de definir bem o seu público-alvo e persona. Com um levantamento rápido, é possível conhecer de fato quem são seus clientes, como eles se comportam, o que eles gostam, idade, hábitos, região em que mora e muito mais.

Porém, quando você não sabe ao certo quem essa pessoa é, fica quase impossível saber como falar com ela e entregar o melhor produto ou serviço. Esse talvez seja um dos principais motivos da empresa não gerar leads!

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Esquecer de se relacionar depois da venda

Esse é um erro de marketing muito comum nas empresas. O vendedor fecha a venda, e acaba ai; o cliente nunca mais recebe um contato da empresa e, consequentemente, não volta a comprar. Mas não se esqueça, a melhor venda é aquela que deixa o cliente satisfeito e encantado a ponto de recomendar a sua marca.

Então, crie um programa de relacionamento para “cuidar” do seu cliente. Pode ser uma ligação de pós-venda para verificar a satisfação com a entrega, o envio de um cartão de aniversário, um cupom de desconto para a próxima compra etc.

Não promover o conteúdo

Ter um site para sua empresa é importante, mas não é tudo. Criar conteúdos é uma das principais formas de atrair novos usuários e gerar novos leads. Mas para isso, é necessário produzir conteúdo de qualidade e promovê-lo em links patrocinados e também nos anúncios em redes sociais.

Assim, você terá a chance de acertar as pessoas certas que você escolher. Por isso a importância de definir o público-alvo, como citamos acima. Seus clientes usam as redes sociais, e quanto mais presente você estiver, melhor.

Não pesquisar palavras-chave para a estratégia

É essencial que você faça uso das palavras-chave corretas para seu negócio ou empresa. Do contrário, como as pessoas chegarão até sua empresa se você não otimiza seu site para as pesquisas que seu público-alvo utilizará no Google?

Por isso, é importante identificar quais palavras-chave são relevantes e interessantes para o seu negócio. Avalie quais possuem um volume elevado de buscas e que sejam relativamente fáceis de você se classificar nas ferramentas de busca.

Comprar listas de e-mails

Muitas empresas acabam trocando mailings entre si ou até mesmo comercializando contatos na busca de trazer resultados imediatos. Porém, coloque-se na seguinte situação: se você começasse a receber constantemente emails não solicitados sobre assuntos que não são do seu interesse, no mínimo você se sentiria incomodado, não é?

Caso o email marketing seja feito de forma amadora, com procedimentos inadequados, e sem que as pessoas tenham solicitado, é muito capaz que sua marca cause esse tipo de sentimento. Confira uma matéria contando tudo para você fazer email marketing de forma correta.


E aí, já sabe como evitar esses erros de marketing? Já cometeu algum deles na sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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Foto de um homem, representando os gatilhos mentais