Você já tem uma ideia de negócio, fez o planejamento e está pronto para começar. Porém, uma coisa que não pode ser esquecida de forma alguma é o nome, certo? Na hora de abrir uma empresa, a escolha do nome da sua marca é tão importante quanto os outros processos burocráticos.
Você, empreendedor, deve imaginar que nomear uma marca é um processo que exige muito cuidado, logo que ela irá carregar essa designação ao longo de toda sua vida útil. Se for bem escolhido, desenvolvido a partir de um bom conceito, o nome da sua marca pode proporcionar oportunidades melhores.
Por isso, explicaremos a seguir todo o processo para o naming (escolha do nome da marca) e como você pode selecionar o melhor para o seu negócio. Continue lendo:
CONFIRA AQUI COMO ESCOLHER O MELHOR NOME PARA A SUA MARCA COM 5 PASSOS:
Tipos de nomes
Existem diversos tipos de nome, a depender das concepções criativas da marca, mas explicaremos a seguir os principais modelos utilizados. São eles: nomes descritivos, siglas, nomes próprios, nomes sugestivos e nomes inventados.
Nomes Descritivos
É aquele que descreve o que a empresa, produto ou serviço faz, por exemplo, o Banco do Brasil. Uma das vantagens desse tipo é que ele posiciona a marca no mercado de forma clara e facilitada, para que o consumidor consiga entender o produto oferecido sem dificuldades. Porém, o nome descritivo restringe a marca, dificultando a ampliação ou alteração da marca, caso a empresa queira.
Siglas
Geralmente, as siglas originam de outros nomes que foram abreviados para não ficarem tão grandes. Dois exemplos disso são o canal SBT, que na verdade significa Sistema Brasileiro de Televisão, e a BMW, que significa Bayerische Motoren Werke (Empresa de Motores da Bavária). Por serem curtas, as siglas são mais fáceis e rápidas para se lembrar e falar, e mais a frente explicaremos a importância disso.
Nomes Próprios
Já esses são baseados em nomes de pessoas, seja ela o fundador, inventor, dono da patente, lojista ou qualquer outra pessoa relacionada ao produto ou negócio. Podemos perceber dezenas de exemplos como Disney (Walt Disney), Ford (Henry Ford), Harley Davidson (William Harley e Arthur Davidson) e muito mais. A principal vantagem desse tipo de nome é que ele dificilmente encontrará concorrências para bater de frente. Porém, esse tipo de nome não descreve nada sobre o a natureza do negócio, por isso pode demandar mais tempo ou dinheiro para ser associado ao produto ou serviço.
Nomes Sugestivos
Conhecidos também como “nomes simbólicos”, eles revelam a natureza do negócio de forma indireta, remetendo aos aspectos do produto ou serviço. Isso ajuda a criar uma imagem mais aprofundada da marca, além de descrever apenas o produto ou serviço entregue. Mas deve ser feito com cuidado pois, se for criado fora de sintonia, pode prejudicar a imagem da marca. Um exemplo desse tipo de nome é a marca de carros Mustang, que utiliza a associação com os cavalos dessa raça, assim simbolizando a elegância e rapidez desse animal em seus veículos.
Nomes Inventados
São nomes originados de palavras completamente novas para representar a marca, que geralmente não tem nenhum conceito específico. A maior vantagem é que é um nome completamente distinto de qualquer outro, e que se for bem feito, pode ser poderoso. O nome pode adquirir qualquer tipo de aceitação, logo que não tem, essencialmente, nenhum significado. Podemos dar como exemplo a marca Kodak, que recebeu esse nome por conta sua sonoridade.
Aspectos para se observar
O primeiro passo para escolher o nome da sua marca é que ele esteja alinhado ao negócio, com seus objetivos, e com os produtos ou serviços oferecidos. Ele deve transmitir o caráter, posicionamento, visão e ideia da marca. Por isso, existem algumas caraterísticas que devem ser observadas para que ele tenha um bom desempenho. São elas:
- Existe outra empresa com o nome igual ou parecido, mesmo que em outro segmento?
- É simples e fácil de ser pronunciado, escrito e lembrado?
- Expressa claramente o propósito da marca e sua personalidade?
- Pode ser usado no mercado internacional sem que seu significado seja distorcido?
- O que o destaca perante os outros disponíveis no mercado?
- Ele está disponível para ser registrado?
5 passos para escolher o nome da sua marca
1. Pesquisa
Em um primeiro momento, é necessário recolher o máximo de informações necessárias sobre o seu próprio negócio e sobre o mercado. Independente do tipo de nome que você escolher, separe os objetivos da sua empresa, o tipo de produto ou serviço que você irá oferecer, e os valores da sua marca. Em seguida, identifique o mercado em que você irá se inserir, os concorrentes e o seu público alvo. A partir daí é possível coletar também algumas dicas de nomes que estejam sendo usados no seu segmento.
2. Brainstorming
Reúna o máximo de ideias que você tiver, por mais boba que possa parecer. Quanto mais alternativas, melhor! Nesse momento, não se esqueça de levar em consideração todos os passos anteriores como a pronuncia e o sentimento que você espera transmitir com a sua marca. O importante é deixar a sua criatividade fluir, sem filtros, pois o processo de seleção virá depois.
3. Filtragem
Nessa etapa, você deve verificar o potencial dos nomes criados, e fazer uma seleção com as melhores escolhas. Agora sim é hora de selecionar poucos, mas bons nomes. Exclua todos aqueles que tenham dupla conotação, dificuldade de pronuncia ou escrita, e faça uma observação de acordo com os outros elementos citados acima no tópico “aspectos para se observar”.
4. Testes e análises
Além de testar a escrita, pronúncia e fala, é necessário avaliar o desemprenho de cada nome de sua lista. Para isso, você pode fazer pesquisas com pessoas próximas para verificar o potencial de cada escolha. Além disso, faça análises nos mecanismos de busca, como o Google, e nos órgãos regulamentadores para saber se o nome da sua marca já está sendo utilizado por outra empresa.
5. Registro
Por fim, verifique se o nome está disponível para registrá-la, comprar seus domínios na internet e também criar páginas nas redes sociais. Isso é essencial para ter propriedade sobre o nome escolhido de acordo com o INPI e também para posicionar sua marca no mundo virtual. Ter uma marca registrada garante que sua marca seja protegida de plágios, além de agregar valor financeiro e tangível para a mesma.
Conclusão
A escolha do nome da marca deve ser feita de forma responsável e cuidadosa. Mesmo que você precise mudar o seu produto, seu serviço, ou mesmo sua identidade visual, busque não mudar o nome, pois pode prejudicar o seu negócio drasticamente. Logo, faça a sua seleção pensando a longo prazo, para não sofrer as consequências no futuro.
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