Tudo o que você precisa saber antes de escolher uma contabilidade para sua empresa em Lauro de Freitas!

Entenda quais são os procedimentos necessários para escolher uma contabilidade em Lauro de Freitas ideal para a sua empresa

Toda empresa, independente da atividade ou porte, deve apresentar algumas obrigações ao Governo. Porém, são tantas atividades e tarefas administrativas, que muitas vezes o empreendedor acaba se perdendo no controle e apresentação desses documentos. Por isso, o contador é o profissional que irá garantir que sua empresa se mantenha regularizada e em constante crescimento.

Ainda assim, escolher um contador para sua empresa pode não ser uma tarefa simples. Ele será responsável por questões importantes do seu negócio, envolvendo a legalidade e as finanças da organização. É importante que você opte por um profissional que passe confiança, que possua qualidade técnica e que consiga atendê-lo de prontidão.

Caso você esteja abrindo uma empresa, ou até mesmo já possua sua organização mas precisa escolher uma contabilidade em Lauro de Freitas para ela, nós preparamos uma matéria completa que pode auxiliá-lo nessa decisão. Continue lendo:

O que uma contabilidade em Lauro de Freitas pode fazer pelo seu negócio:

A jornada empreendedora não é fácil. É necessário cuidar de todas as questões da empresa, e por mais qualificado e preparado que se esteja, o empreendedor nem sempre dispõe de todas as habilidades para lidar com os assuntos burocráticos.

Algumas tarefas estão fora do campo do administrador, e por isso o contador devidamente registrado no CFC possui domínio de práticas e desenvoltura para lidar com toda a área financeira, fiscal, tributária, econômica e patrimonial de uma empresa. Suas principais funções são:

  • Abertura de empresa;
  • Controle de estoque e fluxo de caixa;
  • Preenchimento e envio de obrigações acessórias;
  • Enquadramento e planejamento tributário;
  • Emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (acordo entre as partes);
  • Escrituração de documentos e livros e entrada e saída da empresa;
  • Entre outras funções.

Além das obrigações, o contador também pode se tornar um grande aliado do seu negócio, tanto no que diz respeito às questões administrativas quanto gerenciais.

Se você tiver um bom contador ao seu lado, ele poderá auxiliá-lo na tomada de decisões, no planejamento estratégico e até mesmo na elaboração de relatórios gerenciais para ter insights essenciais.

Confira o infográfico completo sobre a importância do bom contador na sua empresa

Documentos necessários para a contabilidade em Lauro de Freitas

Grande parte das informações que vão ao Governo são transmitidas pelos escritórios contábeis. Por isso, existe uma série de documentos que você deverá entregar frequentemente ao seu contador. Só assim o contador poderá cumprir com suas obrigações e observar com clareza a saúde da empresa em termos de tributação.

Para manter todos os dados atualizados da sua empresa, é importante que você apresente:

  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição de trabalho e Contribuições Sindicais;
  • Notas Fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
  • Notas Fiscais de Concessionárias: como de Telefonia, Energia Elétrica, etc;
  • Recibos de pagamento: Salário, Pró-labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega), outros benefícios e também Atestados Médicos de funcionários;
  • Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
  • Arquivos Eletrônicos: Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do SPED Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF, GARE e GNRE;
  • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Descontos de Duplicatas;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;Controle de Estoque da empresa e livro inventário ao final do período.

Caso os documentos não sejam entregues ou possuam informações incorretas, você pode ter grandes problemas com o Fisco. Por isso, é essencial que você mantenha sua documentação atualizada. Entregue tudo para o seu contador dentro dos prazos e verá sua empresa prosperar.

Saiba quais são os principais documentos que você deverá entregar ao contador e qual a importância de enviá-los no prazo

Foto aérea de Lauro de Freitas, representando escritório de contabilidade em Lauro de Freitas - Abertura Simples
Foto aérea de Lauro de Freitas

Como escolher uma contabilidade em Lauro de Freitas?

Agora que você já entende os serviços que um contador pode fazer por você, chegou o grande momento. É hora de escolher o escritório de contabilidade ideal para sua empresa.

Se você está com dúvidas de como selecionar, apresentamos algumas dicas e pontos que você deve observar. Se você quer que a sua decisão seja feita de forma correta, continue lendo:

1. Infraestrutura

O primeiro item a se observar é a infraestrutura para entender se ela atenderá a sua demanda. Observe desde o tamanho do escritório, o local e até mesmo os aparatos tecnológicos utilizados. Seu contador é mais tradicional ou está adaptado a modernidade?

As ferramentas contábeis usadas também são fundamentais para que você perceba se o contador irá oferecer o melhor serviço. Com tantas mudanças na relação entre empresas e governo nos últimos anos, é necessário que os escritórios contábeis estejam por dentro das novas tecnologias para garantir os melhores resultados.

2. Conhecimento técnico

Sua empresa precisa de contadores experientes e capacitados para atender qualquer dúvida. Um contador deve estar atento as frequentes atualizações, principalmente no que diz respeito às legislações trabalhistas e tributárias. Além disso, a capacidade de resoluções de problemas é uma obrigação do seu contador. Você não precisa entender de assuntos tributários e trabalhistas, mas o seu contador precisa, e ele deve simplificá-los para facilitar a vida do cliente.

Por isso, antes de contratar uma contabilidade em Lauro de Freitas, entre em contato com o profissional para ter uma conversa franca sobre a rotina e dificuldades do seu empreendimento. Peça atualizações periódicas e também alguns materiais de apoio sobre o seu segmento específico. Isso irá ajudá-lo a compreender a profundidade de conhecimento do seu contador.

3. Equipe

Também é importante avaliar quantos funcionários o escritório pode oferecer para te atender. Existem empresas apenas com um contabilista responsável, e também aquelas firmas com dezenas de empregados especializados em temas específicos. A escolha irá depender do porte do seu negócio e da demanda de serviço que você irá precisar para que sua organização funcione corretamente.

Observe como é a organização do escritório e também a relação dos funcionários. Isso é muito importante para a prestação do serviço corretamente. Se perceber que os colaboradores estão desmotivados, que o clima organizacional não está muito favorável, talvez seja hora de conhecer outros contadores em Lauro de Freitas para a sua empresa.

4. Bom atendimento

Já disseram para você que escolher um contador para sua empresa é como escolher um médico para sua família? O contador cuidará da saúde do seu negócio, e por isso é necessário ter um bom laço de confiança para que essa relação seja duradoura. Se você estiver escolhendo uma contabilidade em Lauro de Freitas pela primeira vez, perceba como é feito o tratamento e atendimento desse contador. Analise alguns pontos que são cruciais na escolha, como prestatividade, agilidade e cordialidade no atendimento.

Com tantas tecnologias que temos a nosso dispor, avalie também os canais de comunicação que o escritório utiliza. Eles fazem atendimento apenas presencial ou também conseguem atendê-lo bem pelo telefone? Respondem os e-mails rapidamente? O site possui algum chat ou as redes sociais são ativas? É necessário que as respostas sejam rápidas e precisas para que você possa resolver qualquer problema. Independente de onde esteja, sua empresa precisa estar em dia.

5. Localização

Não é uma regra que seu escritório de contabilidade esteja na mesma cidade da sua empresa, mas contratar uma contabilidade em Lauro de Freitas facilita muito o seu trabalho e o do contador. Isso porque será muito mais fácil realizar reuniões e visitas presenciais para alinhar os processos.

Você estará economizando tempo e dinheiro, não tendo de ir para outra região para encontrar o seu contador. Além disso, consegue manter uma boa frequência de reuniões. Recomenda-se que essa frequência seja no mínimo mensal.

Outro motivo importante de contar com uma contabilidade em Lauro de Freitas é que as obrigações tributárias e a legislação contábil mudam de uma cidade para outra. Algumas empresas acabam sendo barradas em complicações com ISS e IPTU, além de outros impostos municipais. Por isso, se a sua contabilidade estiver em outro município, as dificuldades podem causar grandes dores de cabeça.

6. Custo x Benefício

Por fim, quando tiver identificado as reais necessidades da sua empresa, encontre o profissional contábil que atenda a esses serviços específicos. Com relação à qualidade das atividades executadas e todos os tópicos apontados acima, avalie o preço cobrado pelo contador em Lauro de Freitas.

Vale citar que profissionais com mais conhecimentos específicos e competência podem cobrar um valor maior pelos seus serviços, logo que conseguirão atender melhor o seu negócio, mesmo que tenham uma estrutura menor. A especialização e segmentação no seu nicho faz com que o escritório apresente soluções mais eficazes para os seus problemas.

Assim como pode acontecer também de um escritório de contabilidade cobrar mais barato por serviços básicos, como pagamento de impostos em dia. Porém, esses serviços simples são feitos de forma padrão para todos os negócios, e é possível que o contador não consiga atender a demanda da sua empresa com mais precisão.

Sobre Lauro de Freitas

O município pertencente a região metropolitana de Salvador conta com uma população de mais de 194 mil habitantes, segundo o IBGE. É considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia, e o comércio também movimenta bastante sua economia, principalmente nos períodos de ferias e feriados.

A cidade atrai muitos turistas por suas belas praias. A região possui um litoral de sete quilômetros banhado pelo Oceano Atlântico e cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica em Área de Proteção Ambiental, apta para o ecoturismo.


Abertura Simples

Se você precisa contratar uma contabilidade em Lauro de Freitas, saiba que temos um parceiros na cidade e outras +300 cidades em todo o Brasil. Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade para sua empresa em Lauro de Freitas:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta