Ética Profissional: Entenda a importância de ter uma boa conduta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em uma empresa, são diferentes pessoas, todas elas com personalidades, culturas e valores distintos. Todas no mesmo ambiente, tendo de conviver juntas. Porém, o respeito ao próximo sempre deve prevalecer, assim como os padrões de ética profissional.

Conseguir se adequar as normas de conduta da empresa são condições cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Obedecer as normas e regras são critérios observados pelas empresas no momento de contratação de um funcionário.

Por isso, selecionamos a seguir algumas informações importantes que você precisa saber sobre ética profissional. Entenda o que é, as vantagens e também quais são os mandamentos que fazem esses valores serem aplicados no dia a dia das empresas.

O que é ética profissional?

Esse termo representa um conjunto de valores, condutas e normas de comportamento, que guiam a consciência do profissional no seu ambiente de trabalho. Além disso, o próprio exercício de suas atividades na organização são influenciados pela ética profissional.

Isso porque ser ético representa não infringir padrões e regras adotadas pela cultura empresarial. Ou seja, atender à missão, visão e valores da empresa, auxiliando no crescimento de toda organização, e exercendo seu trabalho corretamente.

Essa ética corporativa pode estar descrita na política interna da empresa como um conjunto de normas e regras de boa convivência. Esse documento, servirá para um ambiente mais produtivo, amigável e favorável para que a empresa cresça de forma saudável.

Vantagens da ética no trabalho

É por meio da ética profissional que se dão as relações interpessoais no ambiente. A sua maior vantagem é a garantia de que, se feita de forma correta, todos conseguirão trabalhar melhor em equipe, para ver o crescimento generalizado. Outras vantagens que você também pode ter são:

  • Melhora a relação entre os colaboradores
  • Atrai e retém talentos (bons funcionários)
  • Reduz conflitos internos
  • Aumenta a motivação no trabalho
  • Auxilia na organização da empresa

Claro que isso só acontece quando todos os colaboradores seguem os mesmos princípios descritos. Com parceria e respeito mútuo, sua empresa e seus colaboradores só tendem a crescer.

10 mandamentos da conduta ética profissional

Aqueles que conseguem construir relações de qualidade e confiança com os líderes, são os que obtém maior sucesso no desenvolvimento de suas carreiras.

Para constituir seu comportamento no ambiente de trabalho, existem alguns conceitos que são fundamentais no perfil de todo profissional. São eles:

Prudência – Respeitar a hierarquia da empresa e não interferir no trabalho dos colegas de forma negativa

Moralidade – Conduzir o comportamento, ações, decisões e escolhas de forma moral, com valores

Competência – Cumprir a função com comprometimento, para atingir não apenas o resultado pessoal, mas de toda organização

Solidariedade – Vivência e convívio em harmonia com os demais presentes no ambiente de trabalho

Honestidade – Falar a verdade e ser sincero com as pessoas, assumindo as próprias responsabilidades

Humildade – Reconhecer o seu espaço e papel dentro da organização com humildade e respeito aos outros

Sigilo – Respeitar a condição de algumas informações sigilosas, que não devem sair do local

Consciência – Capacidade de distinguir o que é certo e o que é errado de acordo com as virtudes

Reconhecimento – Dar o crédito a quem merece, sem receber elogios ou recompensas por mérito alheio

Altruísmo – Preocupação com os interesses dos outros de forma positiva e espontânea

É necessário entender e respeitar os limites da sua função, além de zelar pela equipe e também pela organização. Esses são os critérios básicos para a construção de uma postura ética no trabalho.


E aí, conseguiu perceber a importância de ter uma boa conduta no seu local de trabalho? Possui o que é necessário para a ética profissional?

Comente e participe para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios com as matérias do Abertura Simples!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário