Você sabe como definir um MPV e qual a importância dele na hora de lançar novos produtos no mercado? Entenda o que é e como ele pode tornar uma ideia em produto real garantido lucro para sua empresa.
Tudo começa por uma boa ideia, você já deve ter ouvido essa frase por aí! Mas a verdade é que boas ideias, quando o assunto é colocar novos produtos no mercado, precisam ser testadas para que o empreendedor faça um investimento financeiro que não dê prejuízos e, claro, traga lucros.
E é aí que entra a importância de entender como definir um MPV, sigla para Mínimo Produto Variável. Ele é uma estratégia de negócio em que você torna a produção do produto simplificada, descobre como gastar menos dinheiro para tirá-lo do papel e mesmo assim preservar os elementos principais da sua ideia inicial.
Dessa forma, ao realizar a testagem do produto com os consumidores antes de produzi-lo em alta escala você tem o feedback da clientela, você consegue otimizar o projeto e ainda pode fazer adaptações que facilite seu produto cair no gosto do público.
Neste artigo você ficará por dentro:
- O que é o MVP,
- as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio,
- aprenderá um passo a passo para criar o seu MPV.
Vantagens que colocar o MPV em prática pode trazer para o seu negócio
Abaixo compartilhamos algumas vantagens que colocar o MPV em prática pode trazer benefícios ao seu negócio.
- Você evita gastos desnecessários ao fabricar seu produto e traz mais segurança para seu investimento.
- Você consegue dimensionar quanto precisa investir.
- Você consegue ter uma ideia de quanto vai lucrar.
- Você consegue perceber se sua ideia realmente tem viabilidade.
Agora que você já sabe algumas das principais vantagens em aplicar o Mínimo Produto Viável saiba como implementá-lo na sua empresa.
Passa a passo para implementar o MPV no seu negócio
Estabeleça o valor do produto
O primeiro passo para implementar o MPV é estabelecer quanto você vai gastar para produzir sua ideia. Leve em conta também o plano para divulgar o seu produto e qual a dimensão que você espera da resposta de mercado.
Nesta etapa algumas perguntas precisam ser respondidas para que seja possível entender qual é o valor central do seu produto:
- Qual será a utilidade do meu produto para o cliente ou porque meu cliente gostaria de adquirir o meu produto?
- O que meu produto oferece?
- De qual maneira meu cliente utilizará meu produto?
- O que diferencia meu produto da concorrência que fará os clientes decidirem por ele e não por outro produto similar?
Responder essas questões te ajudará a definir o valor do produto que é a primeira etapa do seu MPV.
Faça a testagem do produto
Antes de colocar o seu produto no mercado faça a testagem. Você pode escolher testá-lo direto com o público que você tem como alvo ou pode também investir numa testagem mais ampla com alguns outros grupos, caso queira sentir se outros públicos além do planejado também comprariam a sua ideia. A testagem é muito importante, pois é nesse momento que você mensura a recepção do público ao seu produto.
Dê atenção ao feedback
Neste ponto você já terá percebido que é a forma como os consumidores recebem o seu produto e o que dizem sobre ele que dirão se é viável produzi-lo em larga escala ou não.
Uma análise bem-feita dos feedbacks coletados é o que vai possibilitar peneirar as muitas opiniões recolhidas e entender quais delas são de fato importantes para o desenvolvimento do seu produto.
Ficar atento ao feedback é essencial, pois é a partir dele que você vai analisar o que precisa ser modificado ou não em sua ideia. Se mesmo assim ainda não estiver satisfeito e julgar necessário invista em mais testagens.
Delimite por quanto tempo a fase de testagem vai durar
Nem tempo de mais, nem tempo de menos, apenas o necessário! Esse deve ser seu lema na hora de definir por quanto tempo a fase de testes vai durar.
Investir pouco tempo nos testes pode acarretar informações imprecisas e que pouco vão servir para o desenvolvimento do seu produto e investir tempo de mais pode acarretar gastos desnecessários. Por isso, se certifique de encerrar os testes quando houver informações suficientes.
Utilize as informações que você coletou até aqui e modifique seu produto
Agora que você já definiu as diretrizes do seu negócio, fez a testagem, analisou os feedbacks é hora de desenvolver melhorias para o seu produto para deixá-lo mais adequado às necessidades do seu público-alvo e assim garantir maior lucro.
Nesse artigo você descobriu as vantagens que o MPV pode trazer para seus investimentos e agora é hora de colocar essa estratégia dentro dos planos da sua empresa. E para seguir adiante em empreender ainda melhor, leia o artigo que separamos para você sobre o Plano Estratégico.
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