Skip to content

5 ferramentas para controlar o fluxo de caixa

O que você verá neste artigo:

As ferramentas para controlar o fluxo de caixa permitem uma gestão financeira muito mais eficiente. Entenda!

A gestão financeira é a base de qualquer negócio. As informações obtidas nela permitem que a empresa possa crescer com sustentabilidade. Além disso, também possibilitam que o empreendedor possa tomar decisões estratégicas com mais segurança.

Para conseguir estes benefícios, o empreendedor precisará realizar diversas ações. Uma delas é o controle do fluxo de caixa. Ele é um instrumento indispensável para uma empresa.

Afinal, o que é um controle do fluxo de caixa?

Por meio dele, é possível acompanhar a movimentação financeira de entrada (receita) e saída (despesas). Com isso, o empreendedor pode tomar decisões com mais embasamento e melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.

Algumas vantagens de ter um controle do fluxo de caixa adequado são:  

  • Maior gestão dos gastos;
  • Controle financeiro adequado;
  • Proporciona um planejamento adequado;
  • Tomada de decisão com mais segurança.

Antigamente, o controle do fluxo de caixa era realizado com o registro de todas as entradas e saídas em um papel. Felizmente, isso já não é mais necessário. Há diversas ferramentas para controlar o fluxo de caixa. Abaixo selecionamos cinco. Confira!

1. Excel

O programa Excel, da Microsoft, é amplamente utilizado por pequenas empresas que não têm recursos financeiros para investir em programas mais sofisticados. As planilhas disponíveis nele permite que o empreendedor consiga registrar toda as suas informações.

2. GestãoClick

O software permite acompanhar, em tempo real, todas as movimentações financeiras através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Ele ainda oferecer recursos de projeções para necessidade de ajustes do preço de venda. Oferece assertividade para acompanhamento de recursos financeiros; permite prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado; antecipar decisões a fim de se planejar em caso de falta ou sobra de dinheiro e ainda descobrir se a empresa está trabalhando no verde ou no vermelho e entender o real funcionamento do caixa.

3. Nibo

Em seu site, a Nibo explica que o empreendedor “pode programar seus pagamentos e recebimentos de forma fácil, anexando contratos e documentos importantes. Assim, é possível acompanhar o fluxo de entrada e saída de todas as transações futuras. Nossos relatórios permitem que você modifique a sua projeção, podendo adiar pagamentos e antecipar recebimentos. Desta forma, eles se adequam à realidade financeira da sua empresa”.

4. Sige Lite

O programa permite gerenciar os pedidos, controle financeiro, emissão de cupom fiscal, emissão de nota fiscal. Além disso, possibilita o controle do fluxo de caixa. O sistema é gratuito.

5. P/DV MarketUp

Desenvolvido para pequenas e médias empresas, a empresa explica que o sistema permite “mais agilidade na hora de emitir as notas fiscais para seus clientes. Utilize o emissor de nota fiscal da MarketUP e emita notas fiscais eletrônicas, NFC-e e NFS-e diretamente de seu sistema de gestão. […] Simplifique os trâmites burocráticos e utilize o sistema ERP MarketUP para facilitar a emissão da nota fiscal eletrônica em seu estabelecimento”.

Por fim, vale lembrar que as ferramentas para controlar o fluxo de caixa ajudarão muito, mas o empreendedor também deve ter o conhecimento básico sobre o assunto. Por isso, nossa recomendação é que você continue estudando sobre o assunto. Leia nosso artigo e saiba como controle de forma eficiente o fluxo de caixa. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!